Com clientela fiel, Chapelaria Alberto amplia vitrine com roupas e acessórios
Vender chapéus para uma sociedade na qual o uso desse acessório é considerado uma excentricidade ou uma informalidade, ambas pouco compatíveis com o dia-a-dia de trabalho, é o roteiro da bancarrota, certo? Errado. Quem responde é a Chapelaria Alberto, há 112 anos vendendo chapéus no centro do Rio. Ela vai muito bem, obrigado, assegura Luís Eduardo Fadel, 50, biólogo convertido ao comércio, um dos dois irmãos que tocam o negócio herdado do pai.
Luís Eduardo Fadel, um dos sócios da chapelaria, diz que cresce a tendência de uso de chapéu para proteção contra o solÉ certo que a loja já foi só de chapéus e que eles hoje dividem as vitrines e prateleiras com luvas, camisas, meias, lenços, sungas, pijamas, sobretudos e outros artigos para homens. Mas os chapéus ainda representam 40% do valor total das vendas. “Há dias que eu vendo 20 chapéus Panamá”, surpreende Luís Fadel. Números, ele prefere guardá-los.
É certo também que a loja atual tem pouco mais de 30 metros quadrados e uma sobreloja apertada para escritório e estoque. Mas nas quase duas horas que a reportagem do Valor ficou lá dentro, em nenhum momento deixou de haver pelo menos um cliente. Muitos idosos, mas também muitos jovens com jeitão de surfistas. “Os produtos que vendemos não são facilmente encontráveis. As pessoas vêm de todos os bairros, indicadas por conhecidos”, diz Luís Fadel enquanto atende a um freguês à procura de suspensórios.
Leia o artigo completo no Valor Online.



Sep 6th, 2006 at 10:07 am
Oh que bonito! Adoro antigos costumes e essas lojas exclusivas que a gente atravessa a cidade toda para achar um artigo único. É lindo!
May 3rd, 2008 at 6:56 pm
Estamos tendo uma espécie de reciclagém(no bom sentido da palavra)do Séc.XX.Td o q foi feito de melhor esta servindo como fonte de inspiração para o novo.
Adoro chapéus e quando puder vou comprar um mod.Galante para usar com um social esportivo.
Chapéu compõe e só não vira moda de vez pq esta caro,cerca de R$90,00-mas dá uma classe q não tem idade-inclusive fui visitar a Chapelaria Alberto,pela 1ªvez,e vi uma moça atravessando a Av.Rio Branco,com um casaquinho,calça comprida e um chapéu feminino de 8 gomos,é super elegânte…
May 4th, 2008 at 10:17 am
ESTOU A PROCURA DE UM CHAPEU DE FELTRO OU COISA PARECIDA PARA USAR NO INVERNO. USO CHAPEU DIARIAMENTE NOS MESES DE VERÃO (TENHO DOIS)MAS ELES NAO COMBINAM COM OS TRAJES DE INVERNO.SERÁ QUE A CHAPELARIA ALBERTO TEM ALGO PARA MIM?
May 22nd, 2008 at 11:34 am
Ola, gostaria de comprar um chapéu de feltro para inverno, se possivel estilo retrô.É possível?
Jun 4th, 2008 at 10:41 am
Estou a procura de um bom suspensório para o meu pai. Vocês podem me ajudar nisso?
Grato
Ronaldo Farias