China está mais cara

china29jan08.jpg

Com o aumento generalizado dos custos e a aparente vontade política de fomentar esta tendência, produzir têxteis e vestuário na China é cada vez mais caro e um aumento de preços na ordem dos dois dígitos ao longo de 2008 parece ser inevitável. Mas as consequências que isto terá para a “fábrica do mundo” são ainda uma incógnita.

Os custos estão a aumentar na China (ver primeira parte da notícia no Portugal Têxtil) e para as empresas determinadas a ultrapassar as actuais dificuldades, existem aparentemente poucas opções. A maioria deve efectivamente aumentar os preços. De acordo com a estimativa que prevê aumentos de 40% nos custos do trabalho, os preços de venda poderão aumentar até 20% ao longo de 2008.

Mas a pressão está também a surgir por parte dos crescentes custos de matérias-primas, em grande parte impulsionados pelo aumento do preço do petróleo. Por outro lado, a seca australiana levou os preços da lã até quase ao dobro do valor de há três anos atrás.

O aumento dos preços é ainda ampliado pela recente adopção da legislação Reach pelas autoridades comunitárias, no âmbito da qual as empresas são obrigadas a identificar e a quantificar os produtos químicos utilizados nos seus produtos. Esta exigência força os exportadores chineses a adquirir muitos dos seus materiais na Europa para cumprir com as novas normas.

Leia matéria completa no site Portugal Têxtil.

Denise Pitta

denise
Denise é estilista, formada em Moda e Artes Plásticas. Atua na área da moda há seis anos com passagens em diversas empresas e em marca própria, a Lility Lingerie. Também desenvolve pesquisas sobre Identidade Brasileira na Moda e hoje é editora-chefe do Fashion Bubbles. E-mail: fashionbubbles@gmail.com

3 Responses to “China está mais cara”

  1. Sera que esta noticia ajudara as industrias de confecçoes nacionais?Vamos tocer pra isso , afinal tivemos que adaptar quando a china invadio o Brasil,ate grandes marcas foram para la buscar seus produtos de container e nos ficamos a ver navios (literalmente carregados);Vamos aguardar pra ver ….

  2. Sem duvida que o processo industrial pelo qual vem passando a China, nos faz lembrar do Japao pos-guerra…Ja no caso do Brasil, a maneira mais efetiva de resgatar o crescimento industrial e a reforma tributaria e nao culpar as insurgentes economias de terceiro mundo. Vamos torcer para que o nosso governo finalmente priorize os ingredientes para um “pacote de aceleracao do crescimento”.

  3. Será que esta notícia ajudará as indústrias de confeccões nacionais ? Vamos torcer pra isso, afinal tivemos que nos adaptar qd a china invadiu o Brasi, até grandes marcas foram pra lá buscar seus produtos de container e nós ficamos a ver navios (literalmente carregados), Vamos aguardar pra ver….

    Elizethe Camargo

Leave a Reply