
VELA
A parafina da vela derrete com facilidade. Retire o excesso esfregando com o lado sem corte da faca e depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com ferro quente.
FERRUGEM
Existe um produto chamado Semorim que pode ser encontrado nos supermercados que resolve o problema. O produto químico responsável pela solução é o ácido oxálico. Se você encontrá-lo em outros produtos concorrentes com este ácido também poderá usar.
A solução doméstica é aplicar suco de limão verde e água morna sobre a mancha. Também resolve. Coloque a roupa para secar em um local que tenha sol.
BLUSH
Tente tirar com álcool. Se não sair, passar éter embebido em algodão pode ajudar. Lembre de deixar um tecido atrás para transferir a mancha.
MANCHAS DE PUNHO E GOLAS
Umedeça a gola e os punhos e esfregue com sabão de coco em pedra. Esfregue bem, mas sem danificar a peça. Deixe de molho por cerca de duas horas. Lave em seguida com água e sabão de coco líquido ou em pó.
MEL
Passe na mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente. Depois lave normalmente.
ROUPAS BRANCAS AMARELADAS PELO TEMPO
Não use alvejante a base de cloro, nunca. Se você já usa normalmente, pare de usar. É bem provável que ele seja o problema. Ele branqueia no primeiro momento, mas vai deixando as roupas mais e mais amareladas com o tempo e o tecido fica mais fraco. Neste caso não tem mais como tirar.
Com o tempo as roupas tendem a amarelar e é preciso voltar a alvejá-las. Procure nos supermercados os alvejantes sem cloro. Eles são a base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Olhe no verso da embalagem (na composição do produto) se está escrito: “peróxido de hidrogênio”, este é o nome químico da água oxigenada. Ele também alveja (branqueia) e não estraga as fibras como os alvejantes com cloro. Você também pode aplicá-lo sobre a maioria das manchas para ajudar a retirá-las. Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas, mesmo que na embalagem diga que você pode fazê-lo.
Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.
RESPINGOS DE ALVEJANTE
Algumas manchas não saem mesmo, como aquelas que aparecem quando respingamos alvejantes clorados, ou seja, que tenham na composição (olhe no verso da embalagem) um produto químico chamado “hipoclorito de sódio” (como na Cândida, Água Sanitária ou outras marcas). Neste caso, só tingindo de novo em uma cor bem escura.
MANCHA DE OUTRA COR (Peças de cores diferentes misturadas na máquina)
Neste caso o que ocorreu é que o corante de uma peça tingiu a outra. Aja rápido. Não deixe secar e lave a quente a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (mais conhecido por água oxigenada) até a mancha sair. O problema é que a cor original da peça pode sair um pouco também.
ULTIMAS DICAS
Nunca lave artigos como ternos ou vestidos de seda em água. Neste caso envie a uma lavanderia especializada para lavar a seco. Eles usam alguns solventes que são muito bons para retirar manchas oleosas.
Eu não consegui até hoje tirar as manchas de algumas colas, como a Superbonder. Ela cola bem, mas se respingar na roupa, já era.
Não esqueça que você pode encontrar a água oxigenada nas prateleiras dos supermercados em alvejantes não clorados. Procure na composição no verso da embalagem se está escrito “peróxido de hidrogênio” que é o nome químico da água oxigenada.
Espero ter ajudado de alguma forma. Se você precisar, pode escrever para o meu e-mail: robson@drezett.com.br.
Leia também Como tirar manchas das roupas – Parte 1 e Como tirar mancha de roupas – Parte 2.
Por Robson Ferreira
(Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral e Diretor Presidente da Drezett e Associados Consultoria.)
- Tecidos tecnológicos ajudam a melhorar desempenho dos atletas
- Flamê e Viscolinho - Novidades no Mercado Têxtil
- Biblioteca: Amazônia 20º Andar - Empreendedorismo, Moda e Ecologia
- Semana Internacional da Tecnologia Têxtil
- Novas técnicas para customização de artigos incomuns



como eu faço para tirar uma mancha de verniz em uma camiseta branca
gostei, mas gostava de saber como se tira nódoas de super-cola 3 das calças de ganga. Mas tinha alguma urgência. se me pode se ajudar era um grande favor ke me fazia
obrigado.!!!!!!!!
como tirar mancha de tinta de camisa e calça de microfibra ou tectel???
Gostaria de saber como faço para tirar manchas de sangue humano de aventais usados em consultório odontológio?
Você sabe como tirar mancha de catchup de camisa cinza quase branca ???
Obrigado !!!!!!!!!
Por favor, como faço para tirar resíduos de cola de roupas de moletom?
Gostaria de saber como faço para tirar manchas causadas pela flor de lírio em peças de moletom. Obrigada.
Também qro saber como tirar mancha de pinhão de moletom e de calça jeans.
Obrigada
oi, gostaria de saber como tira mancha de pinhao de uma blua de moleton.obrigada…..
Como fasso para retirar mancha de pinhão de uma blusa branca??
por favor me ajuda…
Obrigada!
Você descobriu como tirar mancha de pinhão da roupa?? Pode me explicar? Obrigada!
Agradeço pelas dicas. Qual a água oxigenada indicada para remover manchas de desodorante??? 10 volumes??? 20 volumes??? 30 volumes??? Infelizmente minha blusa branca manchada de azul (outra roupa) já secou, mas vou tentar o alvejante com peróxido de hidrogênio…
Aquele abraço!
por favor..como faço pra tirar mancha de pinhao de uma bluza bege sem manchar ou desbotar?? aixiiiii o q faço????
Gostaria de saber como faço para retirar mancha de agua de pinhao numa camisa verde. Obrigada
como q faço para tirar mança de pinhão de uma jaqueta????
por favor me ajudem
Por favor me ajudem, não sei como tirar manchas de água de pinhão da camisa social do me marido!
Desde já agradeço.
por favor manchei o uniforme de trabalho do meu marido, alias o uniforme ficou muito tempo molhado e acabou aparecendo umas bolinhas pequeninias de mofo… o que faço para remover????????????????????????????????????????????????