Manchas de Sol em Tênis
O sol pode provocar um clareamento do tênis em função de atacar o corante usado para dar a cor ao tecido ou até mesmo o próprio tecido. O resultado pode ser um tom amarelo, dependendo de qual cor era anteriormente. Se for isso que aconteceu, não tem o que fazer, só tingindo de novo ou estampando. Se a mancha não for de sol pode ser que ainda dê para recuperar, tente esfregar o tênis com água e sabão. Se o tênis for branco, você pode alvejar com alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio).
Manchas de leite materno em roupa
Jogue um pouco de detergente de cozinha sem cor sobre a mancha, esfregue delicadamente e deixe de molho em água morna e sabão por duas horas. Depois lave normalmente que sai. Outra opção é lavar com alvejante sem cloro e sabão. Se ainda assim não sair, compre um produto chamado Resolv no supermercado, jogue sobre a mancha, aguarde 5 minutos e lave normalmente. Vai sair.
Manchas em sapatos
Meu conhecimento não se estende aos couros e sapatos. Entretanto, achei estas dicas na internet. Não sei se funcionam, nunca testei e não fui eu que fiz, mas se puder ajudá-los.
“COMO TIRAR MANCHAS EM SAPATOS” – autor desconhecido.
Sapatos de camurça I: Esfregue miolo de pão sobre a mancha.
Sapatos de camurça II: Se os sapatos estão brilhantes devido ao uso, coloque-os no vapor de uma panela com água fervente, durante alguns minutos.
Sapatos claros: Para tirar manchas de sapatos claros, esfregue rodelas de batata crua em todo o sapato, para que ele fique com a mesma tonalidade.
Sapatos de couro: Para tirar manchas de gordura em sapatos de couro, aplique sobre as manchas um adesivo para conserto de pneus de bicicleta. Deixe ficar a noite toda e, no dia seguinte, retire e use graxa de sapato para dar acabamento e brilho. Para impermeabilizá-los, utilize clara em neve que forma uma película protetora.
Sapatos molhados: Quando secarem um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem por completo e lustre-os com uma flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los. Passe cera ou lustra móveis.
Mancha em tecido de seda
Recomenda-se normalmente que seja lavada a seco, pois mesmo o sabão ou a água podem provocar algumas manchas (lembre que a água que recebemos muitas vezes não tem boa qualidade e vem clorada).
Qualquer coisa que se faça a úmido pode encolher ou manchar.
Se alvejar, NÃO USE ALVEJANTE COM CLORO, vai DESTRUIR a seda. Use alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio), como o encontrado em produtos como o Brilhante Utile, o Vanish, ou mesmo em marcas de alguns supermercados (tanto faz, compre o mais barato). É a nossa água oxigenada, mas não compre nas farmácias. Deixe de molho por 20 a 30 minutos em água morna, alvejante e sabão. Lave a mão delicadamente e enxágüe. Não esfregue demais, não torça e não centrifugue. Esprema a peça para retirar o excesso de água, seque na horizontal, se possível no sol, sobre uma toalha.
Mancha de tinta escura de outras roupas em tecido de algodão com elastano
Os tons escuros são muito intensos e temos que usar uma grande concentração de corantes para alcançá-los. Para tirar o corante que veio de outra peça, será necessário alvejar. O problema é que tem uma grande probabilidade do corante da própria peça ser afetado. Ele pode ficar menos intenso ou até mudar de cor (ficar mais avermelhado, por exemplo). Tente primeiro lavar algumas vezes seguidas para ver se o corante da outra peça sai. Se não sair, alveje com alvejantes sem cloro (Vanish, por exemplo) e boa sorte.
Mancha de Vinho
Esta é uma mancha difícil de tirar. O melhor é lavar na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também pode ajudar a absorver o liquido derramado.
Se não fizer algo na hora, esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lavar com água quente, sabão e alvejante por 30 minutos.
Mancha de tinta de etiqueta
Creio que não vai ser muito difícil sair. Normalmente o corante da etiqueta não tem a mesma fixação (solidez) do que o corante cinza da peça. Alveje com alvejante sem cloro (Vanish, Brilhante Utile ou qualquer outra marca com Peróxido de Hidrogênio) a quente, deixe 30 minutos de molho (a quente) e lave normalmente. Tenho que avisar que é possível que a peça fique um pouco mais clara, mas é a única solução.
Manha de Liquid Paper (corretivo) em Jeans
Não é difícil tirar, mas pode dar trabalho. Deixe de molho em balde com água fria e sabão diluído por 30 minutos. Esfregue delicadamente e depois jogue água fervendo sobre a mancha. Lave com água quente e sabão. Deixe por mais 30 minutos de molho em água quente e sabão, lave e enxágüe pelo menos duas vezes. Se não sair, tente esfregar com álcool e lavar em seguida. Faça tudo com delicadeza, não esfregue demais ou pode aparecer uma mancha mais clara no local.
Mancha de Água Sanitária
O hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, ataca as fibras deixando a peça amarelada e enfraquecida. Quanto mais você usa pior fica. A sua única alternativa é alvejar com peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Você vai encontrar algumas marcas deste alvejante chamado de alvejantes “sem cloro” (como o Brilhante Utile e o Vanish) nos supermercados. Olhe na composição para ver se está correto. Alveje com água quente e depois deixe secar ao sol. Não economize alvejante.
Mancha de Cera Depiladora
Coloque um papel bem absorvente sobre a mancha e uma toalha por cima dele. Passe com ferro bem quente. A mancha deve sair para o papel.
Mancha de Molho de Carne
Se ficar seca vai ser mais difícil tirar. Deixe de molho em balde com água fria, sabão em pó diluído e alvejante sem cloro por duas horas. Depois lave com água fria e meio copo de sal. Não use água quente.
Mancha de “Guarda Roupa” em ternos de microfibra
Se não saiu a seco vai ser bem difícil tirar. A microfibra (que por ser em terno suponho ser de poliéster) é bem resistente a microorganismos, mas pode ter afetado o corante. O problema é que um terno tem entretelas colantes que descolam se você lavar com água, o que limita as nossas alternativas.
Tente passar água quente sobre a mancha, mas não molhe demais a peça. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio. Você também pode tentar esfregar com água e um pouco de amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada litro de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol. Desculpe, mas a mancha pode piorar, ok!
Por Robson Ferreira
Leia também como Como tirar manchas das roupas – Parte 1 , Como tirar manchas das roupas – Parte 2 e Como tirar manchas das roupas – Parte 3
- Tecidos tecnológicos ajudam a melhorar desempenho dos atletas
- Flamê e Viscolinho - Novidades no Mercado Têxtil
- Biblioteca: Amazônia 20º Andar - Empreendedorismo, Moda e Ecologia
- Semana Internacional da Tecnologia Têxtil
- Novas técnicas para customização de artigos incomuns







Manchei (eu mesma, não a criadagem…) um vestido meu branco de seda…(a marca também não importa, né?!) O vestido é de seda pura, branquinho. Era… Deixei de molho com sabão de coco pois havia respingado café nele…deixei de molho e agora ele está todo “malhado” de amarelo… Vc acha que tem geito dele voltar a ser branco?? Vc realmente aconselha Vanish?? Pois o próprio fabricante desaconselha para “seda, couro, peças que contenham partes metálicas e etc…”
Por favor, me ajude…só usei o vestido uma vez…=(
Preciso tirar uma mancha de branquinho de uma calça jeans escura…
Heeeeeeeeeeeeelp !!!!!!!
Minha empregada colocou uma blusa novinha de meu filho que uma amiga trouxe dos EUA ( marca Pollo) e deixu justamente a manga que tem aplicação de desenho em outro tecido mais escuro , enrolada. Manchou em volta do nº. Tem alguma solução? Já tentei a fervura com um pouco de sabão em pó mas não deu resultado. Sou uma mãe mortinha quando ele descobrir. Obrigado
Olá manchei um sapato de camurça de cor claro, com tinta de carimbo e gostaria de saber como fazer para remover tais manchas.
Bom dia,
gostaria de saber como tiro mancha em terno feita pelo ferro de passar. Ficou um pouco esbranquiçado no local.
gostaria de saber como se tira mancha de branquinho em camiseta branca
A menina que trabalha aqui em casa manchou uma blusa rosa da sarttore de cloro , tem como tira essa mancha ??
fico aguardando resposta obrigado !
A menina que trabalha aqui em casa manchou uma blusa rosa de cloro , tem como tira essa mancha ??
fico aguardando resposta obrigado !
O meu marido deixou cair gordura de conserva nuns ténis de camurça da Timberland e ficaram manchados. Gostava de saber se há alguma coisa para tirar a mancha de gordura desses ténis.
Oi *-*
eu manchei uma calça preta jeans de cloro. Como tira ? bjs;*
olá, tudo beeeem?
eu manchei uma roupa com tinta para tecido, como é que faço para tirar alguiem me ajudeee POR FAVOR!!!!!
Oi tudo bem?
é que manchou de tinta amarela ,a camisa da farda de meu filho o que faço para tirá-la,ela é de malha. Fico aguardando resposta obg!!
olá tudo bem, eu tenho uma duvida queria saber o que faço pra tirar de uma ROPA TINTA PRA TECIDO ALGUEEM ME AJUDE por favor!!!!!!!!!!
Solicito orientar-me a tirar manchas de cor azul (umas 3) que saiu de uma roupa azul e manchou uma calça bege, quando estendidas no varão. Acredito que o tecido da calça manchada seja de algodão, ou a maior parte dele. Já tentei deixando de molho em sabão em pó e outro produto de tirar manchas, mas não funcionou. Por favor, o que devo fazer. Peço que a resposta não seja divulgada aqui, mas, se possível, seja encaminhada para o meu e-mail: nirceu@pop.com.br Muito obrigado.
como remover cola tipo super bonder de jeans? me ajude por favor
como se tira mancha d azeitona preta d tecido branco? me ajudem urgentementeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
esqueci de falar que o tecido é uma malha sintética.
olá, estou arrasada pois manchei meu vestido preferido. Ele é rosa amarelo e azul e estava com manchas de gordura. Resolvi coloca-lo de molho com um produto chamado vanish. Depois para tirar a mancha de gordura coloquei aguá fervendo dentro do balde. Em poucos minutos meu vestido manchou todo. O que eu faço para tirar manchas ocasionadas pelo próprio tecido?? me ajude por favor!!!!!
obrigada
coloquei meu vestido de molho ele e colorido de preto ,verde,branco e amarelo e manchou com o propio tecido o q faço ? me ajudem!!
Bom dia!
O meu sofá é verde, de um pano grosso, mas começou a aparecer umas manchinhas amareladas e uma mancha grande redonda (acho q minha ajudante colocou algum produto de limpeza em cima dele). As manchas pequenas sairam quando passei uma buxinha com sabão de coco e depois retirei o sabão com um um pano umedecido, secando logo em seguida c um secador. Porém a mancha grande não saiu, o q devo fazer?
Grata.
Obrigada, vc salvou a vida da minha secretária,rsrrs
vou passar para minhas amigas
parabens pelo artigo
te consultarei mais vezes
Andrea
Oii..!!
Quero sabe como se tira mancha de verde de roupa amarela …
e tambem uma blusa azul escuro com umas manchas de um azul mais claro e um tom marrom bem forte de uma blusa preta??
mee ajuda pow favor eu preciso muito…
Beijos..!! e Obrigada
Olá,
Manchei minha calça novinha com quiboa, agora ela está com umas manchas amarelas ..
o que faço para tirar essas manchas??
me ajudem por favor..
Obrigada desde já !!
Como tirar manchas do tempo (aquelas amareladas) em tecido de cor 100% algodão (percal)? Já procurei em vários Sites e nada encontrei.
Tirar essas manchas em tecido de algodão de cor branca é mais fácil: basta colocar – molhadas e ensaboadas – ao sol em várias lavagens (quarar), ou deixar de môlho em água bem quente e em sucessivas lavagens. Mas em roupas coloridas nada encontrei. V. poderia me ajudar? Fico antecipadamente agradecida.
Angela
Olá!!
minha filha derrubou azeitona preta em uma blusa branca, dessas que tem poliester em sua composição.
lavei normalmente na máquina com sabão em pó e vanish para roupas coloridas, junto com outras roupas.
como ficou ainda manchada, coloquei água sanitária nas manchas, só que aí o estrago foi maior, ficou tudo amarelado.
tem solução?
fico aguardando sua resposta! obrigada!