4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro

Prova mais famosa e glamourosa do automobilismo brasileiro é retratada na Velocult – 4ª Semana Cultural da Velocidade –, através da exposição de carros lendários e da história dos grandes campeões consagrados na corrida. Idealizada pelo designer Paulo Soláriz, 4ª Velocult alia esporte e cultura para relembrar, a cada ano, os maiores momentos e os protagonistas do automobilismo brasileiro.

Com o objetivo de resgatar a memória gloriosa do automobilismo brasileiro, a Velocult – Semana Cultural da Velocidade – chega a sua 4ª edição orgulhando-se de aliar esporte e cultura. E, neste ano, relembrará os grandes fatos ocorridos e os protagonistas da principal prova do automobilismo nacional: a ‘Mil Milhas Brasileiras’. Idealizada pelo designer Paulo Soláriz, que já criou troféus para a Fórmula 1 e Fórmula Indy, a 4ª Velocult acontece de 25 de fevereiro a 16 de março, no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).

Ao homenagear a ‘Mil Milhas Brasileiras’ através da mostra de carros, troféus e fotos antigas, a 4ª Velocult espera receber mais de 1 milhão de pessoas durante os 20 dias da exposição. Charmosa, tradicional e apaixonante, a ‘Mil Milhas Brasileiras’ foi criada por Wilson Fittipaldi e Eloy Gogliano inspirada ‘Mille Miglia’, na Itália. Sua primeira edição aconteceu em 1956, com uma largada noturna no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro
Carretera 50 da Equipe Disparada – 1966

Amante incondicional da velocidade e do automobilismo brasileiro, Paulo Soláriz empresta seu talento e paixão para, a cada ano, homenagear as figuras mais importante deste esporte que emociona há tantas décadas os brasileiros. Não é só a emoção da velocidade que Soláriz quer mostrar, mas também a importância da ‘Mil Milhas’ para a evolução dos automóveis no Brasil. “A Velocult apresentará ao público a fase romântica do nosso automobilismo, fase que nos deu grandes pilotos, como Bird Clemente, Camilo Cristópharo, Chico Landi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr., Luiz Pereira Bueno, entre outros. Esses personagens serviram de inspiração para nomes como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet, que alçaram a condição de pilotos para se tornarem ídolos da nação. A Velocult  também mostrará porque a ‘Mil Milhas’ foi um grande impulsionador para o crescimento da indústria automotiva no Brasil, funcionado como um verdadeiro “laboratório” das montadoras e alavancando a economia do país”, relembra Soláriz.

Esta fundamental importância para a história do automobilismo brasileiro de competição e da indústria automotiva sempre foi creditada à ‘Mil Milhas’, pois era uma corrida de longa duração que equivalia a 60 mil quilômetros de uso normal de um veículo de rua, além de ser genuinamente brasileira. “Na ‘Mil Milhas’, as montadoras colocavam à prova seus carros, projetos e ideias, e para as marcas de autopeças era uma enorme vitrine. Isso impulsionou o desenvolvimento do Brasil”, diz Paulo.

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro
Abertura IV Mil Milhas – 1959

Patrocinadora da Velocult 2013, a Petrobras faz parte desta trajetória do automobilismo brasileiro quando, em 1956, sua logomarca foi exibida na primeira prova da ‘Mil Milhas Brasileiras’. “Participar da Velocult nos dá a oportunidade de resgatar uma parte da história desse importante esporte no país. Atualmente, nosso apoio ao automobilismo é feito por meio do Programa Petrobras Esporte & Motor que, além do patrocínio a grandes eventos, permite o desenvolvimento de produtos como combustíveis e lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas”, destaca o gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo Sul da Petrobras, Diego Pila.

Os visitantes terão a oportunidade de ver e conhecer a história da ‘Mil Milhas Brasileiras’ por meio de 19 painéis com textos e fotografias, e 15 carros no total, sendo que a maioria deles correu a prova, como a legendária Carretera nº 18 de Camilo Cristópharo, construída nos anos 50; uma Carretera DKW; um Karman Ghia Porsche; um Alfa Romeu GTA; um Alfa Giuletta; um Alfa Romeu JK; um Willys Mark 1; um Alpine 208; e um DKW Malzoni. A Taça Bardahl da ‘Mil Milhas Brasileiras’, que mede 1,80 metros também estará em exposição, além de um carro da Fórmula Indy. Outra novidade deste ano será a mostra de um carro de corrida dos anos 50 em escala reduzida para experiências táteis dos portadores de deficiências visuais. A 4ª Velocult terá também exposição de fotos antigas, exibição de capacetes de grandes pilotos pintados pela lenda Sid Mosca, miniaturas de carros e troféus históricos.

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro
IV Mil Milhas 1959 Carreteira 42

Mais do que os carros de competição, os visitantes poderão registrar os momentos de alegria empunhando um troféu no alto de um pódio montado especialmente para pais e filhos dividirem emoções.

A 4ª Semana Cultural da Velocidade é um evento idealizado pelo designer Paulo Soláriz com apoio da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Conjunto Nacional, Bardahl, CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Contini Lemon e Grill Hall Paulista, e com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro
III Mil Milhas 1958

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro 4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro
Antônio Carlos Avallone | Taça Bardahl Eloy Gogliliano e Wilson Fittipaldi

4ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional

Endereço: Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo – SP

Data: Cocktail de abertura para imprensa e convidados: 26 de fevereiro de 2013

Período de visitação do público: de 25 de fevereiro a 16 de março de 2013

www.velocult.com.br

4ª Semana Cultural da Velocidade alia esporte e cultura para contar a história do automobilismo brasileiro
Paulo Soláriz e Emerson Fittipaldi.

Fonte: Ralcoh

Publicação: 21 de fevereiro de 2013

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
foto (8)
Joias e acessórios – Andressae e Meetz uma parceria luxuosa e com muito requinte

Andressae fechou parceria com a marca de moda feminina Meetz e está com uma vitrine no novo espaço da marca....

Fechar