A Poética da Memória – Exposição em São Paulo celebra as lembranças da vida

A Poética da Memória – Exposição em São Paulo celebra as lembranças da vida

Em dois universos de criações e experiências distintas, através de cores, formas e  simbologias, Isabelle Tuchband e Verena Matzen realizam exposição na ProArte Galeria, com abertura prevista para o dia 30 de Agosto (quinta-feira), às 20h.

“Continuar-me”, propõe uma perspectiva onde as cores poetizam as memórias do cotidiano do artista plástico Émile Tuchband (1933 – 2006), pai de Isabelle. As duas artistas tiveram uma influência marcante com a estética desse pintor e arquiteto francês, radicado no Brasil.

Em “Continuar-me”, a extensão do trabalho de Émile pode ser conferida nas 60 obras com as técnicas em acrílico sobre tela, colagem e cerâmica. “Meu pai era um exemplo de ser humano. Mostrou-me como é possível a arte transmutar as dificuldades da vida em alegria e em como viver no amor. Creio que a alegria é uma essência dos Tuchband´s”, recorda Isabelle. Durante suas viagens sazonais à Europa, Émile encantava os franceses com as cores e as alegrias de suas telas. Herança dos tempos em que trabalhou como assistente do mestre surrealista Marc Chagall (1887-1985). Era um apaixonado por moda e pelos estilistas de sua geração, como Yves Saint Laurent, Pierre Cardin e André Courrèges.

Para Isabelle Tuchband, expor suas inquietações e felicidades na ProArte Galeria tem motivo duplo:  “A família Felmanas, responsável por leilões de artes desde a década de 80 foi marchand e próxima de meu pai. Além desta recordação afetiva, cumpre-se o que acredito na arte, que ela seja algo espiritual, metafísico e de energia”, confidencia. Nos quadros de Isabelle, a poética que se verbaliza por meio da colagem – ou como define a artista, “colar os meus cacos” – é uma ode as características que marcaram as suas criações, como o olhar para o multiculturalismo, os povos nômades – ciganos russos – os temas da cultura judaica, a paisagem única de Sevilla e suas toureiras e as figuras excêntricas, as delicadas e as românticas e múltiplas mulheres que se refazem em cada nuance das cores. Temas recorrentes e imagens do cotidiano como a casa, os filhos, os cachorros, as flores e sua percepção do mundo aparecem nas telas de Verena Matzen, que recria o “universo ao seu redor” com linhas livres, soltas e delicadas.

Neste painel de celebração à vida, além da apurada cartela de cores, texturas e ícones, a possibilidade em sentir e perceber o que unifica o trabalho destes dois olhares femininos nas artes: suas imagens que provocam – enquanto expressões artísticas – o desejo em sonhar e romper com o tempo e o espaço, fixando-as na memória.

A “Continuar-me” de Isabelle Tuchband e Verena Matzen tem abertura prevista para o dia 30 de Agosto, às 20 horas, na ProArte Galeria, que fica na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1644 em São Paulo.

A Poética da Memória – Exposição em São Paulo celebra as lembranças da vida A Poética da Memória – Exposição em São Paulo celebra as lembranças da vida A Poética da Memória – Exposição em São Paulo celebra as lembranças da vida A Poética da Memória – Exposição em São Paulo celebra as lembranças da vida

Isabelle Tuchband

Nascida em março de 1968, na cidade de Taubaté, interior do estado de São Paulo, Isabelle Tuchband é filha do pintor francês Émile Tuchband (1933-2006) e de Marlene Tuchband. Cresceu entre as tintas, telas e pincéis do ateliê do pai, aprendendo desde cedo a ver o mundo com as cores da arte. Formada em Artes Plásticas na Santa Marcelina em São Paulo, e na École des Arts Décoratifs no Museu do Louvre, ao regressar de Paris, abriu em 1989 – em parceria com a pintora argentina Verena Matzen – o “Atelier Cité”, no bairro dos jardins. Suas obras já foram vistas em museus e espaços de artes como Museu Banespa (SP), Centro Cultural Casa das Rosas (SP), Pavilhão da Bienal (SP), Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado MAB-FAAP – SP, Centro de Cultura Judaica (SP), Casa Brasil-Espanha em Madri e em Paris na Galerie Landrot, Musée de L’Homme e no Museu Monde de la Poste, além de Beirute e Berlim.

Verena Matzen

Verena Matzen nasceu em Buenos Aires, em agosto de 1965. Com a família, se estabeleceu no Brasil no início da década de 70. Cursou Artes Plásticas na Santa Marcelina, onde conheceu Isabelle Tuchband.  Nos anos de 1988 e 89 estudou História da Arte e Escultura com artistas europeus em uma breve estadia na França. Suas obras já foram vistas em museus e espaços de artes como Museu Banespa (SP), Centro Cultural FIESP (SP), Casa do Brasil-Espanha em Madri, Galerie Zygmund Bislansky, Musée de L’Homme e Museu Monde de la Poste em Paris e no Pavilhão do Brasil da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha durante a comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil em Hannover (Alemanha).

Galeria ProArte

Uma família que respira arte.

Essa é a melhor definição sobre a Galeria Proarte. Desde 1988 o patriarca da família, Miguel Felmanas, está à frente dos negócios da Proarte, cumprindo o objetivo de intermediar o comércio de obras de arte com preço justo e acessível aos seus clientes.

Essa tradição é marca registrada entre os mais de 10 mil clientes cadastrados. Há mais de 24 anos a Proarte realiza exposições, avaliações, e leilões, além de contar com obras de artistas novos e aqueles já consagrados. A Proarte também realiza leilões beneficentes anualmente, sendo que o último realizado teve parte do lucro direcionado para o Hospital Israelista Albert Einten, em São Paulo.

Com um acervo de quadros de pintores nacionais e internacionais, a galeria conta com estilos desde acadêmicos, modernistas, concretistas até os abstratos. Nomes como DiCavalcanti, Alfredo Volpi, Portinari e Tomie Ohtake estão entre as obras. Criteriosamente escolhidos pelos curadores da Proarte, todas as peças comercializadas na galeria passam por análise de origem, com toda segurança necessária.

www.proartegaleria.com.br

Serviço:

Exposição:Continuar-me

Artistas: Isabelle Tuchband e Verena Matzen

Número de obras: 60

Técnica: óleo sobre tela, colagens

Local: Galeria ProArte

Vernissage: Dia 30 de Agosto às 20 horas.

Período: 31 de agosto a 10 de outubro.

Entrada Gratuita.

Funcionamento: Segunda à quinta-feira, das 10-20hs. Sexta-feira das 10 às 19hs. Sábado das 10 às 14hs

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim Paulistano, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3085-7488

Estacionamento no local

Acesso para portadores de deficiência

www.proartegaleria.com.br

Fonte: Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Publicação: 6 de agosto de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2012-08-06_160325
Coleção Primavera-Verão 2013 da Perky Shoes chega cheia de criatividade

Estilo e conforto marcam a nova coleção da Perky Shoes que traz modelos que vão de alpargatas a boots. A...

Fechar