Abertas as inscrições para o Prêmio Brasil de Fotografia

Abertas as inscrições para o Prêmio Brasil de Fotografia

 O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios e séries fotográficas que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independente de temas pré-estabelecidos, traga à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo.

As inscrições para a edição de 2012 já estão abertas e se enceram no dia 20 de maio.  São duas as categorias:

Ensaios fotográficos – Para ensaios ou séries que formem um conjunto entre oito e doze imagens sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral, seja com ênfase no documentarismo ou no experimentalismo. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção. Nesta categoria serão privilegiados trabalhos impressos em algum tipo de papel.

Pesquisas Contemporâneas – Para trabalhos que reflitam a metalinguagem e as fronteiras da representação pela fotografia, em imbricação com suportes e linguagens variados tais como vídeo, gravura, instalação, ocupação urbana, arte eletrônica, etc., desde que a fotografia still (estática) esteja claramente presente nos trabalhos. Serão analisados trabalhos já finalizados ou projetos

As inscrições devem ser enviadas, via postal ou pessoalmente, para o Espaço Cultural Porto Seguro Avenida Rio Branco, 1489, térreo, Campos Elíseos / SP.  De segunda a sexta feira das 10h às 17h, no período de 11 de abril a 18 de maio de 2012; sábado e domingo dias 19 e 20 de maio de 2012, das 9h às 13h.  A data limite da postagem (carimbo dos correios) é o dia 19 de Maio de 2012.

As inscrições de imagens digitais captadas por celular devem ser enviadas até às 23h do dia 20 de maio de 2012, exclusivamente por via eletrônica, pelo e-mail: fotocelular@premiobrasilfotografia.com.br

A Comissão de Premiação 2012 é composta por: Cildo Oliveira, artista visual; Eder Chiodetto, curador e pesquisador; Fabiana Bruno, fotógrafa; Geórgia Quintas, professora; Simonetta Persichetti critica e  professora.

Mais Informações  e regulamento completo pode ser obtido através do site  www.portoseguro.com.br/fotografia . Os prêmios variam entre R$ 10.000 e R$ 40.000 reais.

“Passada uma década de existência do Prêmio Porto Seguro Fotografia, que agora passa a se chamar Prêmio Brasil Fotografia, muita coisa mudou no panorama na fotografia nacional e mundial. Nesta última década a circulação de imagens aumentou exponencialmente, os amadores passaram a usar a fotografia como ferramenta cotidiana, profissionais deixaram de depender exclusivamente de veículos e espaços institucionais para difundir seus trabalhos. Muitos profissionais, artistas ou não, passaram a dominar todas as etapas de produção, edição, difusão e comercialização de suas obras que agora são vistas e comentadas em escala global.

Para se destacar no panorama da fotografia, amadores e profissionais passaram, cada vez mais, a desenvolver ensaios e séries fotográficas com o intuito de se aprofundar nos seus temas e criar uma linguagem autoral, num movimento que tem levado a fotografia a se expandir por meio de uma imensa diversidade de pontos de vistas que tendem, assim, a criar uma reflexão mais dialética e democrática sobre os temas abordados.

As novas tecnologias facilitaram a entrada de amadores e artistas não familiarizados com as técnicas do processo fotográfico, também contribuindo decisivamente para ampliar o repertório da fotografia contemporânea criando, inclusive, inesperados e bem-vindos pontos de intersecção com outras linguagens. Um dos efeitos desse movimento foi o estreitamento da barreira entre os conceitos de documento e arte.

O Prêmio Brasil Fotografia pretende, nessa sua nova fase, privilegiar e refletir esse momento de extrema criatividade e renovação que a fotografia em escala global passou a representar e que a produção brasileira, sem sombra de dúvida, é uma das principais protagonistas.”

Via Flávia Fusco Assessoria

 


 

Publicação: 18 de abril de 2012

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
andré lima
Bazar André Lima – Descontos de até 80%

André Lima, o estilista paraense que se tornou famoso por suas criações exuberantes e luxuosas está promovendo bazar em sua...

Fechar