Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood

Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood

Há 20 anos o brasileiro Carlos Saldanha decidiu ir para os Estados Unidos. Na época, o então analista de sistemas, quis se arriscar em Nova York para unir duas grandes paixões: desenho e computação.

“Vim na loucura mesmo. Minha mulher trancou a faculdade, guardamos dinheiro por um ano e nos mudamos de mala e cuia”, comentou Saldanha em entrevista à TAM Nas Nuvens. A dedicação do casal para economizar foi tanta que eles pediram dólares ao invés de presentes de casamento.

Chegando em Nova York o carioca fez o sonhado mestrado na New York School of Visual Arts . Durante os dois anos de estudo ele fez seus dois primeiros curtas: um contava a história de um saca rolhas que queria abrir uma garrafa de vinho e o outro era sobre dois personagens que se apaixonam dentro de um relógio cuco.

Foi nessa época também que Carlos conheceu Chris Wedge, que foi seu professor e cofundador do Blue Sky Studios. Em 1993, Chris o convidou para trabalhar na empresa que depois foi comprada pela 20th Century Fox.

Lá Saldanha cuidou de alguns dos efeitos do filme Clube da Luta (1999) e fez comerciais de TV. Depois codirigiu com Chris os dois primeiros longas de animação do estúdio – A Era do Gelo (2002), que foi indicado ao Oscar, e Robôs (2005).

Hoje Carlos Saldanha ainda mora nos Estados Unidos e tem quatro filhos nascidos em terras americanas. Com cinco longas no currículo, é o diretor brasileiro mais bem sucedido em Hollywood.

Depois dos cenários congelados de A Era do Gelo 1, 2 e 3, o carioca agora traz um filme bem mais quente e colorido, ambientado aqui nas terras tropicais. Rio conta a história de Blu, uma arara azul que não sabe voar, vive em Minessota e acredita ser a última de sua espécie. Ele e sua dona, Linda, descobrem a existência de uma outra arara azul e viajam para o Rio de Janeiro para encontrá-la.

Fonte: TAM Nas Nuvens


Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood
Imagens: Screenshots

Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood
Imagem: Sem Tédio

Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em HollywoodCarlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood
Diego, Sid, Manny e Scrat, os personagens de A Era do Gelo que conquistaram o mundo. Imagens: Facebook Ice Age Movie e Wallpaperpimper

Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood
Imagem: Blog Via Embratel

Carlos Saldanha, uma estrela brasileira brilhando em Hollywood
Robôs, o filme. Imagem: DVDs Worth Buying

Prêmios
– Time For Love ganhou em 1994 o prêmio do festival canadense Images du Future na categoria voto popular, e, em 1995, o de melhor animação em computação gráfica no Festival Internacional de Animação por Computador de Genebra, na Suíça.

– Gone Nutty foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2004.
Curiosidades

Curiosidades sobre Carlos Saldanha
– Carlos Saldanha tinha 22 anos quando resolveu que iria fazer cursos de computação nos EUA.

– Casou-se às pressas e, como presente, pediu aos amigos e familiares dinheiro para a viagem.

– Fez mestrado em Animação em Computação Gráfica na New York School of Visual Arts, com dinheiro emprestado de amigos.

– Ainda estudante, fez o curta-metragem Time for love, que conta a história de amor entre um casal de bonecos de madeira de um relógio cuco.

– Antes mesmo dos prêmios, Time For Love já havia chamado a atenção de Chris Wedge, instrutor do mestrado na NYSVA, que estava fazendo comerciais em sua nova produtora independente, a Blue Sky. Em 1993, Carlos Saldanha foi convidado para trabalhar lá.

– Foi animador em Bunny, 1998, ganhador do Oscar de melhor curta-metragem de animação.

– Em Joe’s Apartment atuou como Supervisor de animação dos dialogos e da dança das baratas.

– Após A Era do Gelo, quando a equipe estava parada, teve a idéia de fazer Gone Nutty, que ganhou o primeiro lugar no Los Angeles Art Film Festival. A história de 4 min e meio em computação gráfica mostra o neurótico esquilo Scrat, personagem do longa A era do gelo, recolhendo nozes e tentando desesperadamente armazená-las no oco de uma árvore. Como em A era do gelo, a coleta acaba em desastre. Gone Nutty foi incluído nos extras do DVD de A era do gelo.

Fonte: Meu Cinema Brasileiro

Filmografia de Carlos Saldanha
Co-diretor

* 2002 – A Era do Gelo
* 2005 – Robôs
* 2012 – Batman – The Dark Knigth Rises

Diretor

* 2003 – A Aventura Perdida de Scrat
* 2006 – A Era do Gelo 2
* 2009 – A Era do Gelo 3
* 2011 – Rio

Produtor

* 1994 – Time for Love
* 2006 – No Time for Nuts

Fonte: Wikipédia

Imagem de abertura: TAM Nas Nuvens

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 19 de abril de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
cardin.slide2_
Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes Pierre Cardin vem ao Brasil para inauguração de exposição que leva o seu...

Fechar