Casa Cor 2008 – Uma casa que vai além das cores e formas

Casa Cor 2008 – Uma casa que vai além das cores e formas

Quem não gosta de ir para casa? A casa nos reporta proteção, espaço conhecido, aconchego. Imagine se esta casa fosse como a de nossos sonhos, contendo tudo o que pensamos, planejamos, desejamos e muito do que nem mesmo sabíamos existir como solução e possibilidade. É com este espírito que fomos visitar o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina.

A capital paulista tem o privilégio de oferecer, mais uma vez, aos seus moradores e visitantes uma experiência que se repete de forma muito particular há 22 anos. Na edição deste ano, a Casa Cor trouxe muitas novidades, a começar na sua gestão que mudou das mão de um fundo de private equity (administrado pelo Pátria Investimentos) para as mãos de dois grupos empresariais: Abril S/A e Doria Associados.

A Casa Cor foi inspirada no evento Porteño, Casa FOA que acontece desde 1985. Graças a dedicação e determinação da brasileira Yolanda Figueiredo e da argentina Angélica Rueda em 09 de junho de1987 foi inaugurado o primeiro evento em São Paulo. O resultado durante estes 22 anos tem sido tremendo e conta com 13 franquias brasileiras e três no exterior – Panamá, Peru e Suécia.

Assim como a moda embala nosso corpo a arquitetura, decoração e paisagismo embalam todos os lugares por onde circundamos. O ambiente externo nos contagia e influencia nosso estado de espírito. Quem nunca fez um projeto de vida que não incluísse onde morar, trabalhar e deleitar-se para o ócio criativo, preguiçoso ou merecido.

A arquitetura moderna nos reporta aos elementos da natureza – ar, terra, fogo e água. Os ambientes foram pensados com muita iluminação e espaços (representantes do ar), obviamente que o pé direito ajudou muito na decoração (o que muitas vezes não é nossa realidade. Os jardins verticais e os quadros vivos foram a grande sensação e juntamente com os incríveis pisos de madeira e cerâmica, escadas, bancos de madeiras nos fazem sentir em tem terra firme. As soluções de lareiras internas e externas bem como as iluminações foram representantes do fogo e por fim as fontes e todas as soluções que envolvem o elemento água.
Alguém me pergunta como foi visitar a Casa Cor 2008 e eu sem saber como descrever, disse que era como visitar um museu das soluções modernas para interiores e exteriores ou a disneyland do sonho de consumo para todos que desejam fazer de seu cafufo ou palácio, algo muito prazeroso de estar.

Os consumidores não se contentam mais somente com as especificações arquitetônicas, mas são muito mais exigentes na combinação estéticas na adequação das formas e aproveitamento de espaços, mais do que politicamente corretos apresentam consciência ética nas escolhas dos materiais, comprometidos com questões ambientais e desejosos por soluções tecnológicas.

É inegável que a moda e decoração dividam o mesmo espaço e cada vez mais estabeleçam uma comunicação que vai do design, tendência, cores, formas e texturas ao estilo de vida. Muitos estilistas famosos como Versace, Lacroix, Ralph Lauren, Armani, Missoni, Benetton, Calvin Klein, Kenzo, dentre outros deram passos nesta direção e deixaram suas marcas no ramo da decoração. Nos já visitamos a Armani Casa em New York e ficamos impressionados com a identidade determinante que define a marca. A Maison Dior é outro exemplo de diversificação. No Brasil, Alexandre Herrchcovitch também teve sua assinatura em coleção de cama, mesa e banho.

Em se tratando de bem estar este segmento também se expandiu no conceito, conforto e personalização para soluções em hotéis conceitos e design.

Aproveite estes últimos dias de exposição, inclusive o feriado para visitar a Casa Cor no Jockey Club de São Paulo na Av. Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim – SP. Caso você não tenha tempo de visitar a Casa Cor 2008, faça um tour virtual.
Casa Cor 2008 – Uma casa que vai além das cores e formasCasa Cor 2008 – Uma casa que vai além das cores e formas

Veja mais fotos no Casa Abril e aqui.

Enjoy it!!!

Por Carlos A Silva

Publicação: 7 de julho de 2008

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Um espectáculo de loja

As lojas de vestuário estão a transformar-se em muito mais do que simples espaços de exposição de roupa, onde o...

Fechar