Saiba como é feito um figurino de novela – Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de “Lado a Lado”

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

Saiba os segredos do Figurino de Lado a Lado

O departamento de mídias sociais da Rede Globo organizou um encontro com blogueiras, em uma visita para lá de especial ao Projac, para que conhecêssemos a figurinista Beth Filipecki que assina com Renaldo Machado  o figurino da nova novela das seis, Lado a Lado.

Foi um verdadeiro mergulho ao universo dos figurinos, proporcionando uma maior compreensão dessa faceta da moda que tanto influencia as tendências no Brasil. É contagiante a paixão demonstrada por Beth e sua equipe. Também chama atenção a consciência da responsabilidade implícita neste trabalho, que influenciará a moda e o comportamento de uma grande margem da população.

Ela menciona o encanto que é retratar uma época para um país, mostrar as diferenças de um Rio de Janeiro tão rico e ao mesmo tempo completamente maltratado, este é o início do Brasil República. Lado a Lado traz justamente o paradoxo social do início do século XX. “É a primeira vez que a Globo vai fazer uma novela baseada em fatos reais da época” diz Filipecki que destaca “a importância do resgate da memória, pois sem memória você não existe, afinal, não brotamos do nada”, diz ela.

Trabalhos que retratam nossa origem e os fatos marcantes da nossa história aumentam a compreensão da formação cultural do Brasil e também ajudam a despertar uma maior consciência de cidadania, caminho por onde passa a criação de uma nação mais saudável.

Conhecer Projac foi na verdade uma mostra do Brasil que dá certo. Do Brasil que transforma seu potencial com competência e responsabilidade, trazendo riqueza e se destacando entre os melhores do mundo.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

O Figurino de Lado a Lado

Lado a Lado se passa no início do Século XX mostrando as grandes diferenças sociais no Rio de Janeiro daquela época. A trama vai falar sobre o começo da república, o surgimento do samba, a chegada do futebol no Brasil, o fim dos cortiços, o início das favelas cariocas no início do século XX, e trazer como tema principal o nascimento da mulher moderna na sociedade brasileira.

O Rio de Janeiro do início do século XX é muito bem retratado, com diversos romances e acervos maravilhosos, sem contar o importante registro dos jornais.  Todo esse material foi usado para inspirar a criação do figurino da novela.

O figurino traz referência da Belle Époque, retratando o luxuoso vestuário da época e seus contrastes. A novela evoca também grandes referências da história da moda brasileira, como  a Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, onde era elegante falar francês em vez de português e constituiu um importante centro, oferecendo às senhoras da elite tecidos, figurinos e mesmo toaletes completas vindos de Paris.

Este período também retrata a inexistência de uma moda brasileira, muito pelo contrário, a elite só usava roupas do exterior, principalmente de Paris. Não havia sequer uma adaptação ao clima. Até para lavar, a nobreza enviava sua roupas para países como EUA, porque nossa água não era suficientemente limpa. O que demonstra uma desvalorização do que é nosso, em prol do que vem de fora.

O Universo dos figurinos por Beth Filipecki

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

Beth Filipecki conta sobre sua metodologia de trabalho para desenvolver figurinos. Veja passo a passo

  • É feita uma extensa pesquisa sobre o período histórico em que se passa a trama
  • Beth explica que recebe a sinopse com perfil de cada personagem. Depois pega a face da atriz e monta uma prancha com diferentes associações e muitas referências visuais com imagens da época, personagens, etc.
  • O diretor vai acompanhando e definindo o personagem dentre todas aquelas informações, vai escolhendo as que melhor compõem o personagem, com seus anseios e comportamento.

Um exemplo, no caso da grande vilã da novela, Constância, interpretada por Patrícia Pilar, Beth fez a seleção de referências e o diretor optou que a personagem não tivesse um figurino pesado, pelo contrário – ele queria toda leveza característica da época em que se passa a novela, abusando dos tons claros e rendas muito usados pela elite. Por isso as referências em cores mais escuras não foram usadas.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Prancha de referências para o figurino da vilã Constância interpretado por Patrícia Pilar

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado  Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
A figurinista explica que trabalha com prazos muito apertados o que dificulta o uso de desenho, por isso prefere pranchas com imagens de referências

A montagem das roupas

Para a novela Lado a Lado foi construído um ateliê a parte, já que o trabalho de época exige uma pesquisa muito grande. Tudo é feito neste ateliê, desde a roupa íntima dos personagens, como as calçolas e camisolas, a todos os acessórios usados nas cenas. Você não encontra esse material para comprar, tudo é construído por eles: os chapéus, bolsinhas e todos os outros  itens que dão o caráter à novela. Beth Filipecki e sua equipe montaram um acervo com cerca de 900 peças para compor a novela.

Ter um ateliê exclusivo ajuda, por exemplo, a manter os prazos das gravações. Atrizes como Patrícia Pilar têm mais de 40 trocas de roupas e este figurino não está pronto de antemão, já que precisa ir acompanhando a dramaturgia da novela – ele vai sendo construído de acordo com o desenrolar da história. Por exemplo, quando o ator está encenando algo mais forte, ele aparecerá com um tom também mais intenso, personificando aquele momento.

Beth comenta que mantém um acervo e todos os registros de trabalhos anteriores, o que facilita seu o desenvolvimento atual. Sua coleção de chapéus começou com a novela Vida Nova e desde então só aumentou. Muitos dos chapéus usados no figurino de Lado a Lado são do acervo de Beth que foram redimensionados e adaptados.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

A complexidade para se desenvolver figurino de época é enorme. Um dos fatores que mais dificultam é a escassez de tempo – às vezes o diretor quer correr a novela e o figurino precisa acompanhar. Entretanto, eles não podem perder a qualidade, ainda mais depois da experiência HD, o que aumentou ainda mais a exigência por qualidade. Assim, os figurinos são construídos quase com padrão de alta costura, com profissionais de primeiro escalão.

O preciosismo da equipe é tanto que são usadas técnicas e pigmentação da época. Também foi criada uma escala Pantone numerada para manter os tons exatos.

O figurino não reproduz fielmente as roupas originais da época. Por exemplo, em relação ao peso – as roupas precisam ter um peso de dramaturgia que não pode atrapalhar o desempenho do ator, que precisa estar à vontade, se sentir poderoso, mas livre para interpretar.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

O Orçamento

O orçamento é outra questão que pode aumentar a dificuldade do figurinista. Geralmente é reservado de 1% a 4% do orçamento da novela para o figurino. No caso de Lado Lado o figurino ficou com apenas 1% do orçamento deixando margens muito apertadas já que estamos falando de traje de época em toda sua complexidade.

Nestes casos o figurinista precisa se adaptar e desenvolver soluções para o melhor aproveitamento possível do material, como por exemplo construir roupas, que podem ser transformadas e reaproveitadas de diversas formas.

Os personagens principais tem seu figurino inteiro novo, já para figurantes e personagens secundários são usados peças do enorme acervo de figurinos que a Rede Globo mantém. O acervo traz roupas de 1500  até os dias atuais, todas contabilizadas em um sistema, com ator, personagem e programa onde foram usadas.

O jogo do “Tira, Coloca, Transforma”

As roupas são construídas para serem transformadas. São feitas bases sem nenhum ornamento e em diversas cores. Essas bases vão sendo transformadas com uma imensa gama de acessórios como golas, capas, cintos. Um conjunto de renda branca em uma base clara é um vestido, já a mesma renda em uma base mais escura, acompanhada de golas e cintos azulados se transforma em outro modelo.

Às vezes há uma enorme velocidade de troca de roupas e a solução fica por conta das bases que vão sendo modificadas com a troca ou o acréscimo de detalhes como golas, cintilhos, flores, chapéus e uma série de outros acessórios que vão sendo usados para renovar o look.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
As roupas são verdadeiras montagens. Com a base na primeira foto, dá para criar vários modelos, acrescentando itens   como blusas com transparência, golas, cintilhos  e outros acessórios. Na saia, destaque para o detalhe de ajuste, o que possibilita que o modelo seja usado por diversas atrizes.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

Figurinos dos personagens Constância (Patriícia Pilar) e Laura (Marjorie Estiano). As peças seguem a lógica do “Tira, Coloca, Transforma”

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Os acessórios como cintos, golas, capas, ajudam a compor diversos modelos em cima de uma mesma base.

É impressionante como as roupas se transformam, como é um caso de um belíssimo hobby do guarda roupa da Constância que se transforma em um exuberante vestido ao ser usado com uma das bases.

Um outro exemplo  é  um dos vestidos rendados que será usado por Patrícia Pilar que foi feito inteiro em patchwork, com uma infinidade de pedacinhos de rendas originais  do acervo da própria Beth em um verdadeiro exercício de engenharia.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a LadoSaiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Vestido criado a partir de diversos pedações de rendas originais em uma verdadeira obra de engenharia

Para Lado a Lado foram usados no figurino muitas capinhas, boleros e camafeus. No figurino da Marjorie Estiano, que tem uma personalidade mais forte, há influência de Chanel e elementos do universo masculino como coletinhos e gravatinhas para ilustrar seu caráter mais forte e independente.

O núcleo rico da novela traz em seu figurino rendas, transparência e muitos acessórios. Já o núcleo pobre abusa dos tons terrosos e tecidos mais pesados como algodão.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
O núcleo rico da novela traz em seu figurino rendas, transparência e muitos acessórios. Já o núcleo pobre abusa dos tons terrosos e tecidos mais pesados como algodão. Já o figurino de Laura (Marjorie Estiano) traz elementos do universo masculino, como cintos mais rústicos e gravatinhas, que representam sua forte personalidade

Para construir um figurino ainda mais realista são observados detalhes como o puído que vai sendo deixado na roupa – até esses traços de uso são reproduzidos no vestuário dos personagens.

 A moda é a uma obra prima que reinventa a imagem. Para Renaldo Machado, o figurino demonstra a alma do personagem e toda sua trajetória. É principalmente através da roupa que você se mostra para o outro, que você demonstra seu  momento de vida.

O comportamento também é influenciado pelo vestuário e vice versa, este é o papel da moda como identidade, comunicação e status social.

Lado a Lado é uma trama de mulheres fortes

O figurino é um mergulho na alma do Personagem, veja aqui características

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Constância (Patricia Pilar) traz a riqueza das rendas e muita  transparências em seu luxuoso figurino. Apesar da falência da família, ostenta com orgulho seu título de Baronesa. Laura (Marjorie Estiano) ao contrário das moças da sociedade, não pensa em se casar e deseja trabalhar para ter sua independência. Luta contra os desmandos da mãe para realizar o sonho de ser professora e escritora. O figurino de Laura, traz muitos elementos masculinos, como cintos do pai , gravatinhas e chapéus mais retos, representando sua personalidade forte. há também uma inspiração em Chanel. Imagem via Correio 24 horas

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Isabel (Camila Pitanga), é filha de escravos, preza sua liberdade acima de tudo e luta pelos ideais de seu povo. Culta e bem informada, é uma mulher à frente de seu tempo. No figurino de Isabel, tons terrosos e tecidos mais pesados como algodão.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Camafeus, rendas e muitos acessórios enriquecem o figurino de época da novela. Imagem via blog  Paratodas

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
O figurino do núcleo pobre traz tons terrosos e tecidos mais pesados como o algodão. As roupas também são mais decotadas e sensuais.

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Já o núcleo rico abusa das rendas e transparências. Imagem via Café das Quatro

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
No Figurino de Lado a Lado, há uma enorme quantidade de acessórios como bolcinhas, camafeus, luvas, cintos, etc que dão o tom da época. Todas essa peças foram fabricadas em um ateliê exclusivo no Prajac

Visita ao ProjacVeja fotos do encontro de blogueiras

Gostaria de parabenizar o departamento de Mídias Sociais da Rede Globo por esta iniciativa tão enriquecedora que nos permitiu conhecer um pouco da rotina e compreender o grau de qualidade desta empresa que está entre as maiores do Brasil.

Entender como é construído um figurino de novela e estar em um encontro com profissionais como a Beth Filipecki e sua equipe é realmente uma experiência engrandecedora, ainda mais para nós que somos profissionais da Moda.

O que também me chamou atenção foi o orgulho de todos ao apresentar seus trabalhos e a simpatia com que  nos trataram. Queria agradecer o convite, pois fiquei orgulhosa de conhecer este Brasil que dá certo!Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
Beth Filipecki, Denise Pitta  e Renaldo Machado

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado

Saiba como é feito um figurino de novela   Beth Filipecki conta tudo sobre o figurino de Lado a Lado
O encontro com Beth e sua equipe

Por Denise Pitta de Almeida

Publicação: 12 de setembro de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
clareamento dental (11)
Clareamento dental Oral-B Whitestrips – Fashion Bubbles testou e aprovou!

Clareamento dental agora está mais acessível. A confiança de um sorriso branco e mais bonito pode ser alcançada em casa...

Fechar