Concertos serão realizados no Centro Brasileiro Britânico em SP, com entrada franca

Concertos serão realizados no Centro Brasileiro Britânico em SP, com entrada franca

Quem gosta de música erudita não pode perder três espetáculos que a Cultura Inglesa vai apresentar em maio no Centro Brasileiro Britânico: o duo Fabio Pellegatti e Regina Schlochauer (dia 11); a pianista Helena Jank e a cantora Adriana Kayama (18), e o “Coral Cultura Inglesa Convida” com a participação do coro do Collegium Musicum (dia 25). Além disso, apresenta ainda o projeto “Ópera Comentada” em vídeo aos sábados à tarde.

Dentro das comemorações do bicentenário de Giuseppe Verdi e Richard Wagner, a programação da “Ópera Comentada” em maio apresenta a série “Verdi, Wagner e a História da Ópera – Ciclo 2” com as obras: “Tannhäuser”, de Wagner (dia 04); “Benvenuto Cellini”, de Berlioz (dia 11); “Sansão e Dalila”,  de Saint-Saëns (dia 18), e “Don Quichotte”, de Massenet (dia 25). A série exibe em DVD óperas gravadas em teatros de todo o mundo com comentários  do jornalista e escritor João Luiz Sampaio e produção de Adriana Braga. As sessões ocorrem sempre às 15 horas e as legendas são em inglês.

As atrações serão realizadas na Sala Cultura Inglesa do CBB – Centro Brasileiro Britânico (Duke of York Auditorium) na  Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, telefone 3039-0500. O local tem 160 lugares, ar-condicionado, acesso para portadores de necessidades especiais e estacionamento (R$ 16,00 por evento). A entrada é franca. Classificação etária: livre. Informações também pelo site www.culturainglesasp.com.br .

DUO FÁBIO PELLEGATTI E REGINA SCHLOCHAUER

Às 19h30 do dia 11, o violoncelista Fabio Pellegatti une seu talento ao da pianista e cravista Regina Schlochauer para apresentar um concerto da série “Cultura aos Sábado”. No programa há obras de John Dowland  (“Cleare or Claudie sweet as April showring”, “O sweet woods” e “Now cease my wandring eis”), Johann Sebastian Bach (“Da Suite em Sol Maior , BWV 1007” e o solo de violoncelo de “Preludio), Domenico Scarlatti (“Tocata em ré menor”, solo para cravo) e  Antonio Vivaldi (“Concerto no 5, em mi menor, e “Largo, Allegro, Largo, Allegro”). Haverá ainda quatro peças para violoncelo e piano: Gabriel Fauré  (“Romance em lá maior, op. 69” e “Elégie”),  Felix Mendelssohn   (“Canção sem palavras – em ré maior, op. 109”) e Robert Schumann (“3  Peças de Fantasia op 73”). Duração: 60 minutos.

Formado em 2000 na Escola Municipal de Música de São Paulo, Fabio Pellegatti integrou a Orquestra Municipal de Santos e o quarteto de cordas Martins Fontes. Em 2004, tornou-se professor do Conservatório Municipal de Guarulhos. Com intensa atividade camerística, fez sua estreia internacional em 2012 com um concerto  em Nova York do  duo Charlie-Pellegatti ( flauta e violoncelo), que voltou a se apresentar em 2013 em Abu Dabi, nos Emirados Árabes. Elaborou diversos arranjos e adaptações para quartetos de cordas, quarteto de violoncelos e duos, tendo participado ainda da gravação de cinco CDs.

Professora de cravo, piano e piano complementar na FAAM, Regina Schlochauer apresenta-se em recitais como solista e camerista, com repertório que vai da Renascença à música contemporânea, com concerto de Bach a Britten. Fez recitais com a Orquestras Sinfônicas de Santos, de Curitiba, São Paulo, Campo Grande, entre outras.  Pós-graduada pela Escola de Comunicações da USP, possui gravação solo de música brasileira (“Brasil, álbum de sons e formas”) e dois CDs solo de música para cravo (“Um cravo bem variado ” volumes I e II). Participou das séries Concertos Didáticos nas Escolas da Funarte e recitais do PAC – Plano de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.

HELENA JANK  E ADRIANA KAYAMA

A cravista e pianista Helena Jank e a cantora Adriana Kayama fazem às 19h30 do dia 18 um concerto para a série “Recital”, organizado pelo CMB -Centro de Música Brasileira, sob curadoria de Eudóxia de Barros. No repertório figuram obras de Almeida Prado (“A saudade é matadoura” e “Noite”), Chiquinha Gonzaga (“Lua Branca”), Edmundo Villani Côrtes (“Modinha da moça de antes”), Gabriel Trindade (“Erva mimosa do campo”), Inácio da Silva (“Busco a campina serena”), João Francisco Leal (“Dize amor”), M.A. de Souza Queiroz (“Do peito soltando a voz”), Marcos Portugal (“Vejo Marilia”), Pe. José Maurício Nunes Garcia (“2 Lições de Pianoforte “)e Osvaldo Lacerda (“Sonata  para cravo solo”). Duração: 60 minutos.

Junto com Adriana Kayama, a renomada pianista e cravista Helena Jank desenvolve o projeto Modinha, ao lado de pesquisadores da Unicamp e da Universidade Livre de Lisboa. Ainda muito jovem, Helena Jank saiu do Brasil rumo à Alemanha, onde tocou na Orquestra Bach de Munique, dirigida por Karl Richeter. De volta ao Brasil, coordenou o Grupo Musicamara (São Paulo) e participou da Orquestra de Câmara de Blumenau. Doutora em Música pela Unicamp,  coordenou os cursos de pós-graduação (1995-99) e dirigiu o Instituto de Artes ( 1999-2003). Hoje, se dedica à música brasileira, fazendo apresentações solos e com os grupos Tocandyra (cravo e violão) e La Follia (flauta, violino, violoncelo e cravo).

CORAL CULTURA INGLESA CONVIDA

Com “Come Let’s Rejoice” (John Amner), “Il Trovate” (Giuseppe Verdi) e “Salmo 149” (Ernani Aguiar), o Coral da Cultura Inglesa abre às 20 horas do dia 25 o espetáculo de maio da série “Coral Cultura Inglesa Convida”, que terá a participação do Collegium Musicumm, regido pelo maestro Bruno Facio. Duração: 60 minutos.

O repertório do coral visitante vai interpretar  “Judas Mercator Pessimus” (Pe. José Maurício Garcia), “Anthem For Doomed Youth” (Huub de Lange), “Dem dunkeln choss der heilgen Erde“ (Johannes Brahms), “The Blue Bird” (Charles Villiers Standford), “Quanti Sepolti” (Andrea Gabrieli), “Nas Ondas da Praia” (Camargo Guarnieri) e “Céu Vazio” (Osvaldo Lacerda).

Desde 1994, o Coral da Cultura Inglesa é regido pelo maestro Marcos Júlio Sergl, que no ano passado ganhou o Prêmio APCA na categoria Melhor Regente de Coral. O projeto “Cultura Inglesa Convida” visa a integração com outros corais.

Desde 1994, o Coral da Cultura Inglesa é regido pelo maestro Marcos Júlio Sergl, que no ano passado ganhou o Prêmio APCA na categoria Melhor Regente de Coral. O projeto “Cultura Inglesa Convida” visa a integração com outros corais.

Via Lu Fernandes Comunicação e Imprensa

Publicação: 29 de abril de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
O estilo de kate middleton gravida
Fotos de Kate Middleton Grávida – Confira o estilo da princesa

Uma das notícias mais esperadas pelo mundo foi a gravidez de Kate Middleton. O anúncio oficial aconteceu em dezembro de...

Fechar