Cristiane Mohallem e Renata Cruz apresentam mostras individuais no dconcept escritório de arte

Cristiane Mohallem e Renata Cruz apresentam mostras individuais no dconcept escritório de arte
Cristiane Mohallem, Sem Título, 2011 (óleo sobre tela, 40 x 50cm) 

O dconcept escritório de arte inaugura no dia 2 de junho, sábado, a partir das 14 horas, duas mostras simultâneas em seus espaços expositivos da Vila Flávio de Carvalho:  Céus são Céus,  primeira individual de pintura da artista Cristiane Mohallem, e Classificação por Espécies, da artista Renata Cruz com séries de desenhos e objetos.

­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________

Céus são Céus, é o nome da mostra individual da artista paulistana Cristiane Mohallen (1974). Nela são exibidas 10 pinturas em óleo sobre tela, quase todas produzidas no ano passado no estúdio da artista em Perdizes. A mostra se distribui por duas pequenas salas onde ela exibe duas séries: uma de paisagens urbanas, onde destacam-se pinceladas de grande expressividade, especialmente nos céus que retrata; e uma série de retratos de fato, porém neles não há rostos, mas apenas mãos.

Tanto na série de paisagens quanto nas de mãos, Cristiane faz da ambiguidade sua potência. As mãos contra o peito e mesmo enlaçadas num abraço não revelam o impulso originário, se de despeito, orgulho ou de castidade.  São apenas gestos que convidam o espectador a indagar-se livremente das emoções que suscitam.

Os céus a que o título faz referência são emoldurados por cenários urbanos onde divisam-se casas, prédios e árvores. As pinceladas, contudo, tornam-se mais expressivas à medida que se aproximam desse firmamento de grande densidade matérica cujo ritmo, textura, e riqueza de tons azulados e plúmbeos, revelam mais um retrato interno que propriamente um desejo de horizonte.

 Cristiane Mohallem e Renata Cruz apresentam mostras individuais no dconcept escritório de arte Cristiane Mohallem, Sem Título, 2011 (óleo sobre tela, 70 x 90 cm)

O interesse da artista por artes visuais remonta aos tempos de sua formação em Psicologia na PUC SP, após a graduação, no ano 2000, coordenou projetos de arte-terapia em hospitais de São Paulo. Em sua formação técnica enumeram-se cursos livres de desenho e pintura. Estudou desenho com o artista Ferez Khoury, de 2001 a 2006, a que se sucedeu um mestrado em Arte e Arte Terapia na Escola de Arte do Art Institute of Chicago de 2006 a 2008, e também cursos de pintura com o artista Sérgio Fingerman.

 

__________________________

Cristiane Mohallem e Renata Cruz apresentam mostras individuais no dconcept escritório de arteRenata Cruz, Março, 2011 (série completa de um desenho por dia, grafite e aquarela sobre papel, 21 x 29,7 cm cada)

Classificação por Espécies, individual de Renata Cruz, traz a público parte da produção de desenhos e aquarelas da profícua artista paulista. Organizada no exíguo espaço da sala-garagem do dconcept, a curadoria dessa mostra toma partido do espaço para aproximar o visitante de uma delicada produção de desenhos e de objetos de valor simbólico.

Na parede ao fundo estão perfilados em três linhas paralelas os 30 desenhos de objetos em tamanho real sobre papel A4 que Renata produziu nos dias do mês de maio de 2011 como parte do projeto “Um desenho por dia”, que desenvolveu durante um ano.

O centro da saleta é tomado por uma vitrine onde está a chave para a compreensão da obra da artista, que são objetos de pequeno porte que ela coleta entre amigos ou entre desconhecidos em projetos como “Quatro semanas de objetos estabilizadores” (SESC), quando artista percorreu cidades do Interior do Estado de São Paulo trocando brochuras artesanais por objetos de desconhecidos. Se num primeiro momento eles serviram de mote para o exercício diário de desenho “para não perder a mão”, como diz a artista, organizados em seis caixas esses objetos ganham novo sentido, numa espécie de taxonomia livre que perverte os ditames hierárquicos de classificação iluminista de Carlos Lineu.

As demais paredes, por sua vez, recebem as séries Encontro Marcado, onde a artista articula imagens de objetos doados por amigos com frases que os relacionam; e também desenhos onde objetos de desconhecidos são exibidos ao lado de páginas abertas de livros.


Cristiane Mohallem e Renata Cruz apresentam mostras individuais no dconcept escritório de arte
 Renata Cruz, Abril, 2011 (série um desenho por dia, grafite e aquarela sobre papel, 21 x 29,7 cm cada)

Renata Cruz é graduada em Comunicação Visual pela Unesp de Bauru e em Belas Artes pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha, e tem pós-graduação em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi. Sua formação artística inclui curso livre de gravura no MAC USP, de pintura com Hildebrando de Castro, acompanhamento de projetos com o artista Osmar Pinheiro e com o critico Josué Mattos. Desde 2005 vem participando de mostras coletivas com o Ateliê Fidalga, coordenado pelos artistas Sandra Cinto e Albano Afonso, e com o grupo Aluga-se.

 

Serviço:

Exposição: Céus são Céus, mostra individual da artista Cristiane Mohallem; e Classificação por Espécies, mostra individual da artista Renata Cruz
Abertura:  02 de junho, sábado, das 14 às 20 horas
Período expositivo: de 04 a 30 junho de 2012

dconcept escritório de arte

  • Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho)
  • 01424-001 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
  • Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas
  • Tel. (11) 3085 5006

 

 

www.dconcept.net

Entrada gratuita e livre

Fonte: Adelante Comunicação Cultural

 

Publicação: 30 de maio de 2012

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Catedral
Brasília é fashion! – História da capital do Brasil

  Palácio da Alvorada  Há mais de 50 anos Brasília está na moda! Desde sua inauguração solene, ainda em parte...

Fechar