Mulheres que fazem história – Dia Internacional da Mulher

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

No final do inverno de 1917, exatamente no dia 8 de março, um grupo de mulheres na Rússia se reuniu e fez uma greve, um movimento contra a fome e contra o regime político do Czar Nicolau II. A greve se transformou no estopim da revolução russa de 1917, o Czar caiu, a guerra acabou no ano seguinte e as mulheres tiveram mais um papel importante na história.

Nas artes, mulheres há muito fazem história. Diversas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti ou mais recentemente, Beatriz Milhazes, colocaram o Brasil no mapa mundial das artes. Hoje gostaria de citar duas artistas que conheço aqui no Brasil e que enaltecem a classe, a categoria, o gênero mulher… E algumas de suas obras que provam isso…

Sônia Menna Barreto é pintora, desenvolve seus trabalhos em estilo surrealista e traz telas com muita pesquisa e história por trás. Foi a primeira artista brasileira a ter uma tela na British Royal Collection – Coleção da família real britânica, uma das melhores coleções privadas do mundo. A tela é a “Leonard Cheshire” e conta a história deste lorde inglês que foi condecorado na segunda guerra mundial.

Sônia Menna Barreto é uma artista que está sempre buscando aprimorar o seu trabalho e buscando ampliar os seus horizontes, em 2009 assinou uma coleção de jóias e ano passado lançou uma série de técnicas mistas (Giclée – que é uma impressão em tela – com pintura por cima, assim trabalhando sobre imagens de suas telas mais famosas cria novas situações e variações do tema original).

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

Cláudia Fernandes é escultora, provavelmente a melhor retratista do Brasil, já fez bustos de grandes personalidades brasileiras e monumentos que se encontram espalhados por todo o país. É de autoria dela, por exemplo, o “Pedro Álvares Cabral” de dois metros que está em Porto Seguro em homenagem ao descobrimento do Brasil, para o Estádio Rei Pelé em Maceió fez dois bustos, o do jogador Dida e do jogador e técnico Zagalo. Seu talento como retratista já foi requisitado também para monumentos em Portugal e no Líbano.

Cláudia é conhecida como retratista e também como escultora artística, fez uma série de bustos e cabeças de Deuses e seres da mitologia grega que impressionam pela vida que as esculturas parecem ter.

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

Sônia Menna Barreto e Cláudia Fernandes são mulheres que orgulham a mulher brasileira, através da arte demonstram emoção, talento e beleza. A arte presta homenagem, seja pela literatura, pintura, escultura ou cinema àqueles que o artista idealiza como homenageados, hoje presto a minha homenagem a estas e através destas artistas.

Apesar de já termos passado por grandes períodos machistas e apesar de ainda existirem nações que calam a voz feminina, mulheres e homens possuem papeis equivalentes e importância similar na sociedade. Mulheres já são fortes e influentes, modificam mundos todos os dias. Aquele 8 de março que iniciou a revolução Russa foi o dia escolhido para homenagear as mulheres, que fizeram ou farão história, que criaram ou virão a criar famílias, que amaram ou virão a amar homens e também mulheres…

8 de março, dia internacional da mulher, que esta data nos relembre quem são e seu papel na história, e onde quer que estejam: Feliz dia da Mulher!

Outros trabalhos de Sônia Menna Barreto

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

Outros trabalhos de Cláudia Fernandes

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

Mulheres que fazem história   Dia Internacional da Mulher

Por Fernando Figueiredo

 

Publicação: 8 de março de 2011

AUTOR

Fernando é colecionador, marchand e relações públicas de artistas, fundador do Artes Figueiredo que orienta e desenvolve carreiras artísticas assim como aconselha e orienta compradores e investidores em arte.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Ivete carnaval 2011
Acompanhe Carnaval de Salvador ao vivo no Youtube

Agora o mundo todo vai poder curtir o Carnaval da Bahia: o Google está transmitindo ao vivo toda a folia...

Fechar