Dicas de passeio e turismo em São Paulo

Dicas de passeio e turismo em São Paulo

Com os mais de 60 mil visitantes que São Paulo têm recebido por conta da Copa do Mundo 2014, é sempre bom ter um roteiro com dicas de passeio e turismo na capital paulista para curtir entre um jogo e outro. Confira:

Cartões Postais

– Avenida Paulista: um dos principais marcos geográficos, financeiros e turísticos da cidade; oferece cinemas, centros culturais e abriga o Masp, o Museu de Arte de São Paulo.

– Teatro Municipal: inaugurado em 1911, foi reformado em 2011 e hoje conta com visitas guiadas gratuitas por toda a estrutura com direito a histórias e curiosidades. O tour pode ser feito de terça a sexta, às 11h, 15h e 17h, e aos sábados, às 11h, 12h, 14h e 15h. Praça Ramos De Azevedo, s/nº – República.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Teatro Municipal

– Catedral da Sé: são 5.700 m² ornamentados com estátuas de bronze, painéis em alto-relevo e vitrais confeccionados por artistas brasileiros e estrangeiros. O órgão italiano é o maior da América Latina. O badalo dos 61 sinos acontece às 12h e às 18h. Praça Da Sé, s/n – Sé.

– Estação da Luz: inaugurada em 1901, as estruturas vieram da Inglaterra e são uma cópia do Big Ben e da Abadia de Westminster. Praça Da Luz, s/n – Bom Retiro.

– Copan: obra mais famosa do arquiteto Oscar Niemeyer, projetado em 1951. Avenida Ipiranga, 200 – República.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Edifício Copan

– Mosteiro São Bento: o monastério que hospedou o papa Bento XVI em 2007 é integrado À Basílica que tem missas todos os dias. Vale a pena conhecer a padaria com pães e doces preparados por monges. Largo São Bento, s/n – Centro.

Parques

– Parque Ibirapuera: vale a pena dedicar uma tarde inteira para explorar a flora, que conta com exemplares de pau-brasil e jaqueira, e a fauna, que tem mais de 160 espécies registradas. O parque também abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Parque Ibirapuera

– Parque Villa-Lobos: esportes exóticos fazem parte do DNA do parque, como versões de skate super diferentes. Destaque para o orquidário Ruth Cardoso. Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto De Pinheiros.

– Parque Trianon: um respiro em meio à movimentada Avenida Paulista, a mata densa é formada por cedros-rosa, sapucaias, araribás, guaraiuvas e algumas outras espécies exóticas. Rua Peixoto Gomide, 949 – Jardim Paulista.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Parque Villa Lobos

– Parque da Luz: o mais antigo da cidade, foi criado por volta de 1800. Conta com jardins simétricos de inspiração francesa e construções em estilo britânico. Ora ou outra acontecem apresentações de música ao vivo. Rua Ribeiro De Lima, s/n – Bom Retiro.

Passeios

– Rua Augusta: ponto de encontro dos mais alternativos, é especialmente interessante do lado centro, entre a Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, trecho apelidado de Baixa Augusta e que concentra os restaurantes, cinemas, bares, baladas e inferninhos.

– Beco do Batman: uma galeria a céu aberto, o Beco do Batman é uma viela com paredes totalmente dedicadas ao grafite. O nome vem dos anos 80, quando um desenho do homem morcego surgiu naquele canto. Depois disso, estudantes de artes plásticas cobriram todos os muros. Rua Gonçalo Afonso, s/n – Jardim das Bandeiras.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Beco do Batman

– Cinemateca: é um dos maiores acervos cinematográficos do Brasil, conta com uma programação voltada para os filmes de arte e produções brasileiras fora do circuito. O bonito espaço antes era ocupado pelo Matadouro Municipal. Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana.

– Centro velho: todas às quintas, às 20h, Carlos Beutel organiza a caminhada gratuita pelo centro de São Paulo a partir do Teatro Municipal com direito a dados curiosos e histórias sobre os pontos visitados, como Galeria do Rock, Viaduto do Chá e Praça da Sé.

– Galeria do Rock: são 450 estabelecimentos entre estúdios de piercing e tatuagem, salões de beleza, vinis, CDs e butiques de roupas diferenciadas. Rua Vinte e Quatro De Maio, 62 – República.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Galeria do Rock

– Praça Benedito Calixto: a feirinha que acontece de sábado é um programa completo – além da interessante mistura de brechó com antiquário, a praça oferece samba ao vivo e diversas lojas diferenciadas para quem procura moda e decoração. Para comer, comidinhas de rua ou então deliciosos restaurantes. Praça Benedito Calixto, S/N – Pinheiros.

Arquitetura

– Largo São Francisco: criado em 1827, a Faculdade de Direito sempre ocupou o largo. O edifício é tombado como patrimônio histórico do Estado de São Paulo e abriga um acervo cultural, como os vitrais da escadaria, produzidos pela Casa Conrado Sorgenicht, e o mobiliário do Salão Nobre e da Sala da Congregação, confeccionado no Liceu de artes e Ofícios de São Paulo. Pinturas e esculturas de artistas renomados distribuem-se pela Faculdade. Largo São Francisco, s/n – Sé.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Largo São Francisco

– Conjunto Nacional: inaugurado em 1958, foi um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais da cidade. Hoje abriga quase 70 lojas, quatro restaurantes e duas salas de cinema. Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista.

– Edifício Matarazzo: projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, o prédio pertenceu à família Matarazzo até 1970. Hoje é sede da administração municipal e um dos seus maiores atrativos é o jardim do terraço. Viaduto Do Chá, 15 – Centro.

Comida Paulistana

– Estadão: boteco ícone da cidade famoso por seu saboroso sanduíche de pernil. Para quem preferir uma refeição rápida e barata, a opção é o prato da casa composto de um bife de contrafilé, arroz, feijão, batata frita e ovo estalado. Aberto 24 horas. Viaduto Nove de Julho, 193 – Bela Vista.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Sanduíche de pernil do Estadão

– Hambúrguer do Seu Oswaldo: com a casa lotada há quase 50 anos, a receita do cheesesalada se mantém inalterada: dentro do pão discretamente aquecido entram 90 gramas de patinho, queijo prato, maionese, alface e molho de tomate fresco de produção própria. A deliciosa maionese é feita lá mesmo e não leva conservantes químicos. Rua Bom Pastor, 1659 – Ipiranga.

– Sujinho: famoso por sua sempre deliciosa bisteca, que pode vir acompanhada da clássica porção de repolho curtido. Outro sucesso é a feijoada, servida com couve, laranja, mandioca frita, linguiça e torresmo, sempre às quartas e aos sábados. Rua da Consolação, 2078 – Consolação.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: A famosa bisteca do Sujinho

– Bar do Mané: uma das bancas mais antigas do Mercado Municipal, foi aberta no mesmo dia da inauguração do espaço em 1933. Lá é possível comer o folclórico sanduíche de mortadela com até 300 gramas de recheio. Rua da Cantareira, 306 – Mercado Municipal, Rua E, boxe 14 – Centro.

– Ponto Chic: ponto turístico culinário, foi lá que o legítimo bauru foi inventado em 1936. A receita original leva uma mistura de queijos prato, gouda, suíço e estepe derretidos mais rosbife, tomate e pepino em conserva no pão francês sem miolo. Praça Oswaldo Cruz, 26 – Paraíso.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Bauru original do Ponto Chic

– Veloso: um dos sucessos paulistanos, sempre lotado de pessoas atrás das premiadas caipirinhas e coxinhas. Destaque também para a feijoada e o chope super bem tirado. Rua Conceição Veloso, 54 – Vila Mariana.

Museus

– Masp: o prédio foi construído em 1968 pela arquiteta Lina Bo Bardi, que idealizou crianças brincando no vão de 74 metros de altura. Para aproveitar o espaço, vale a pena visitar a feirinha que acontece de domingo. Dentro do prédio está abrigado o acervo mais valioso e importante da América Latina – Rafael, Goya, El Greco, Van Gogh e Anita Malfatti são apenas alguns dos nomes que fazem parte da coleção. Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Masp

– MAC: a base do acervo é o antigo Museu de Arte Moderna, o MAM. Obras de Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lygia Clark agora ficam na nova sede em frente ao Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Parque Ibirapuera.

– Pinacoteca do Estado: no segundo andar a exposição mostra a história da arte brasileira do século XIX e início do XX, com destaque para artistas como Almeida Junior e Eliseu Visconti; já no andar de entrada ficam as exposições temporárias. Praça da Luz, 2 – Bom Retiro.

– Museu do Futebol: a atmosfera desse museu instalado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu é contagiante. As atrações são todas multimídia e interativas. Até o dia 07 de setembro de 2014 rola a exposição Brasil 20 Copas, que reconta a história das Copas do Mundo de um jeito diferente, de forma que o Brasil aparece como campeão de todos os Mundiais. Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu – Pacaembu.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Museu do futebol

– Museu da Língua Portuguesa: a língua portuguesa é valorizada através de instalações tecnológicas e interativas. Ora ou outra há homenagens a importantes escritores brasileiros – por lá já foram reverenciados Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Praça Da Luz, s/n – Bom Retiro.

Comércio Popular

– Rua 25 de Março: o mais importante centro de compras de São Paulo, reúne lojas e galerias que oferecem desde brinquedos até artigos de decoração e fantasias. Famosa também pelos preços baixos. Rua Vinte E Cinco De Março, s/n – Centro.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Rua 25 de Março

– Bom Retiro: a região é conhecida pela grande oferta de roupas e acessórios a preços baixos, principalmente na Rua José Paulino. O forte é moda masculina e também uma boa opção para quem procura vestidos de festa.

– Rua Teodoro Sampaio: apesar da grande variedade de estabelecimentos, a rua é conhecida pelas lojas de móveis e decoração e também de instrumentos musicais.

– Liberdade: o bairro é famoso pela tradição e cultura dos imigrantes japoneses. Um dia na Liberdade pode render diversas opções gastronômicas e um roteiro de compras que inclui perfumarias, presentes, livrarias e mercearias com produtos típicos da cultura oriental.

Dicas de passeio e turismo em São Paulo
Dicas de passeio e turismo em São Paulo: Liberdade

Fotos: Fotos Públicas, We Love Sampa, Governo do Estado de São Paulo e Portal da Copa

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 18 de junho de 2014

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Linho – Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda em tendências para 2015 / 2016. História e significado

O linho, quem diria, está de volta! A fibra que foi descoberta há mais de 8.000 a.C, conforme registros históricos,...

Fechar