Estão Abertas as inscrições para o Festival de Arte Digital 2010 – Belo Horizonte

Estão Abertas as inscrições para o Festival de Arte Digital 2010   Belo Horizonte
Foto de FAD

O FAD – Festival de Arte Digital recebe inscrições de artistas interessados em integrar a programação da 4ª edição do evento, agendada para setembro. O período para envio de material vai de 17 de maio a 30 de junho de 2010.

Pixel Art, Músico Digital, Mídia Digital, Softwares de código livre, redes sociais, mundo mobile. O vocabulário contemporâneo mudou, assim como as plataformas de criação utilizadas por artistas no desenvolvimento de suas obras. O FAD – Festival de Arte Digital, convoca artistas e interessados no tema para participarem do processo seletivo desta quarta edição do evento.  Na programação conteúdo artístico elaborado por meio de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e digitais com baixa ou alta tecnologia.

As Inscrições

O Edital 2010 do FAD está aberto e disponível no site oficial do evento. O período para inscrição dos trabalhos começou no dia 17 de maio e termina impreterivelmente no dia 30 de Junho de 2010. A inscrição só pode ser efetuada via internet por meio do endereço: www.festivaldeartedigital.com.br/edital

Podem se inscrever no edital 2010 artistas e interessados de todo o Brasil, bem como artistas internacionais, na forma de inscrições individuais ou coletivas (estas representadas por um único integrante).
 
É permitida a inscrição em mais de uma área do edital pelo mesmo indivíduo ou grupo.

Toda o processo de inscrição deverá ser efetuado por meio de formulário digital disponibilizado na página do evento. Não haverá envio de nenhum tipo de documentação ou material via Correios.

Estão Abertas as inscrições para o Festival de Arte Digital 2010   Belo Horizonte 
Foto de FAD

O FAD

Em 2010, o FAD chega à 4ª edição. Mais uma vez, Belo Horizonte vai receber artistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Na edição 2010, o FAD conta com o patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. Atividades do FAD Simpósio e Laboratório, do FAD Galeria e do FAD Performances terão como palco as instalações do Oi Futuro (Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro, Teatro Klauss Vianna Oi Futuro, Multi Espaço Oi Futuro). Já o FAD Webart terá como sede a Quina Galeria, espaço cultural localizado no Edifício Maleta, no Centro da capital.

O FAD 2010 receberá inscrições para as seguintes áreas:

1) FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Considera-se performance audiovisual (A/V) projetos dedicados à apresentação artística autoral (repertório próprio), ao vivo e que envolvam a apresentação de trabalhos que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada. Importante: Não serão aceitos para esta categoria, trabalhos não autorais e que não possuem o conceito A/V (audiovisual). Os trabalhos devem ter como resultado final um tema audiovisual desenvolvido conjuntamente.

2) FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)

Serão considerados instalações A/V interativas, trabalhos que desenvolvam conteúdo artístico aliado à interação do espectador/usuário (público). O uso de ferramentas, dispositivos e tecnologia, bem como o tema, são livres. 

3) FAD Web-Art (arte digital, realidade virtual, etc)
Serão considerados trabalhos de web-art, conteúdos artisticos desenvolvidos para exibição em computador ou para exibição ou manipulação através da web (internet). O uso de ferramentas e tecnologia, bem como o tema, são livres.

4) FAD Laboratório (Oficinas, Workshops)
Serão considerados o envio de propostas de oficinas e workshops de pequena duração com temática livre. O objetivo é que este programa aborde o desenvolvimento e/ou treinamento para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de trabalhos de interação com software livre, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou não.

Performance de Robson Victor (2007)

Os Realizadores
 
Idealizado e realizado pelo DJ Tee (também conhecido por Tadeus Mucelli) e pelo VJ 1mpar (também conhecido como Henrique Roscoe), o FAD é um festival de arte através de mídias digitais.

Tadeus Mucelli é DJ, produtor musical, artista audiovisual e gestor cultural atuante na cidade de Belo Horizonte desde 1996. Seus principais trabalhos estão direcionados em dois grandes festivais do Estado de Minas Gerais, FAD – Festival de Arte Digital e BPM – Beats por Minuto. Ambos focados na linguagem eletrônica de novas tendências da música e vídeo. Além disso, possui carreira ativa como produtor musical e audiovisual com diversos trabalhos lançados no Brasil e exterior.

Henrique Roscoe é artista digital, músico e designer. Trabalha na área audiovisual desde 2004. Em 2005, criou, em parceria com o músico Tadeus Mucelli, o projeto autoral addd. No início de 2008, iniciou um novo projeto audiovisual conceitual e generativo chamado Hol. Todas as composições buscam uma correspondência entre áudio e vídeo e elas são executadas em performances ao vivo ou na forma de vídeos ou instalações. Desenvolve instalações interativas, programando em processing e max/msp. Cria instrumentos e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano, gerando construções inusitadas.  Produz vídeo-cenários para bandas e eventos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.  É um dos curadores e idealizadores do FAD – Festival de Arte Digital, que acontece em Belo Horizonte desde 2007. 

Sobre o Oi Futuro

Estão Abertas as inscrições para o Festival de Arte Digital 2010   Belo Horizonte 
 
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores.

O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um  em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O Oi Futuro apóia projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.
 
www.oifuturo.org.br

A Dupla Informação

Publicação: 26 de maio de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Leonardo-Junqueira-450x275
Confira as novidades da Casa Cor São Paulo 2010

Loft de Leonardo Junqueira - Foto de Casa Cor Em 54.000 metros quadrados de área,no Jockey Club de São Paulo,...

Fechar