100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

A História da Imigração Japonesa no Brasil, a chegada no Kasato Maru, os primeiros imigrantes, a cultura japonesa no Brasil, as dificultades e as contribuições culturais para a formação da cultura brasileira

“No ano de 2008, vamos comemorar, aqui no Brasil, 100 anos da imigração japonesa. Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.

100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

 No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão, passava por um período de grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia gerar os empregos necessários para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos países, foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês.

Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras.

A maioria dos imigrantes preferiam o estado de São Paulo, pois nesta região já estavam formados bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias espalharam-se para outros cantos do Brasil como, por exemplo, agricultura no norte do Paraná, produção de borracha na Amazônia, plantações de pimenta no Pará, entre outras.”

Leia matéria completa no site Sua Pesquisa.

Veja também matéria completíssima na Wikipedia.

 “A imigração japonesa no Brasil começou no ínicio do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Hoje, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas.[1] O uso do termo nikkei (??) é, atualmente, usado para denominar os japoneses e seus descendentes.”

100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

Leia tudo na Wikipedia:

  • 1 Razões da imigração
  • 2 O começo
  • 3 A grande imigração nipônica
  • 4 Miscigenação
  • 5 Os municípios mais japoneses
  • 6 O fenômeno Dekassegui
  • 7 Ver também
  • 8 Bibliografia
  • 9 Ligações externas
  • 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil
    Kasato Maru: navio que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil

    100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

    Armazém japonês em São Paulo em 1940.

    Leia também A influência Japonesa na Moda Brasileira.

    Publicação: 19 de fevereiro de 2008

    AUTOR

    Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

    Veja também...

    O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

    COMENTÁRIOS

    Leia o post anterior:
    estadao
    Porque blogs e jornais não são mídias concorrentes

    Se vc acompanha o Fashion Bubbles diariamente, ficou sabendo no dia 12 de fevereiro sobre o desbloqueio do iPhone e...

    Fechar