Ismael Monticelli apresenta exposição na Galeria do Goethe-Institut de Porto Alegre

Ismael Monticelli apresenta exposição na Galeria do Goethe Institut de Porto Alegre
A partir do dia 5 de outubro estarão expostos objetos, fotografias e um vídeo que compartilham questões que giram em torno do intervalo de tempo, da suspensão e pausa. A exposição é intitulada de “A paixão faz das pedras inertes, um drama”.

As obras que compõe a mostra apresentam paisagens monumentais em contraste com a presença de pequenas figuras humanas isoladas, colocando em evidência um conjunto de trabalhos onde há a representação de uma atmosfera temporal suspensa, oriunda de infinitas situações dormentes de espera. Segundo a pesquisadora Ana Albani de Carvalho, professora do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS, autora do texto de apresentação da mostra, “As imagens e formas que remetem às ideias de rigor, de ordem e precisão, são invadidas ou acompanhadas pelos rumores do mundo sensível, pela desmedida, pelas coisas que se sucedem sem ter um fim.”

Ana Carvalho ainda comenta que “Os trabalhos de Monticelli, reunidos nesta exposição, propõem inúmeras questões, tanto no âmbito do debate artístico, quanto no território das indagações existenciais. Um campo e outro, alimentados por uma única certeza: a de que não temos garantias efetivas quanto a encontrar um modo de perceber a realidade que não seja parcial.”

Monticelli participou de exposições coletivas como o 5º Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, Santander Cultural, Porto Alegr-RS, 2011, o 41º Novíssimos, com curadoria de Ivair Reinaldim, Centro Cultural Ibeu, Rio de Janeir-RJ, 2011, e a Mostra Olheiro da Arte, com curadoria de Fernando Cocchiarale, CCJE, Rio de Janeir-RJ, 2010, além de ser premiado no Festival de Fotografia HTTPpix, Instituto Sérgio Motta, São Paul-SP, 2010.

Ismael Monticelli apresenta exposição na Galeria do Goethe Institut de Porto Alegre

Foi um dos dois artistas selecionados, dentre os mais de cinquenta inscritos, pelo Concurso de Artes Plásticas Contemporâneas, promovido anualmente pelo Goethe-Institut de Porto Alegre. Em sua 12ª edição, o concurso reafirmou a missão de incentivar e dar visibilidade para jovens artistas visuais, premiando anualmente pesquisas inéditas e consistentes com uma exposição individual em sua instituição. A Comissão Julgadora deste ano foi composta por Elida Tessler – Artista Visual e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS -, Peter Pumpler – artista berlinense, participante do programa “Artist in Residence” -, Reinhard Sauer – Diretor do Goethe-Institut Porto Alegre – e Rommulo Conceição – Artista Visual.

A exposição “a paixão faz das pedras inertes, um drama” inaugura com coquetel dia 5 de outubro de 2011, às 19h, com entrada franca, na sede do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112, térreo, Porto Alegre-RS), e seguem em visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábado, das 10h às 16h, até o dia 19 de Novembro.

O artista Ismael Monticelli
Porto Alegre, 1987
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Atualmente, cursa licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS.

Exposições Coletivas
– 41º Salão Novíssimos, com curadoria de Ivair Reinaldim, Centro Cultural Ibeu, Rio de Janeiro/RJ, 2011;

– Tendências  Contemporâneas, Pinacoteca IA/UFRGS, Porto Alegre/RS, 2011;
– 5° Festival  Internacional  de  Fotografia  de  Porto  Alegre, Santander Cultural, Porto Alegre/RS, 2011;
– Festival de Fotografia HTTPpix, Instituto Sérgio Motta, São Paulo/SP, 2010 – Artista premiado;
– Mostra  Coletiva  Olheiro  da  Arte, com Cocchiarale, CCJE, Rio de Janeiro/RJ, 2010;
– 8ª  Mostra  experimental  de  vídeos  VAGALUME, Pinacoteca IA/UFRGS, Porto Alegre/RS, 2009.

Abertura: 5 de Outubro de 2011, às 19h.
Visitação: 6 de Outubro à 19 de Novembro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábado, das 10h às 16h.
Local: Goethe-Institut Porto Alegre – Galeria
Rua 24 de Outubro, 112, térreo, Porto Alegre, RS. CEP: 90510-000
Tel: (51) 21187800
Entrada franca

Ismael Monticelli apresenta exposição na Galeria do Goethe Institut de Porto Alegre

Via Ismael Monticelli

Publicação: 29 de setembro de 2011

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
2011-09-28_151339
Camisas gola laço vão invadir o guarda roupa feminino nas próximas estações – Tendências 2012

As camisas gola laço estão em alta e prometem cair no gosto das mulheres nas próximas estações. Presentes nas coleções...

Fechar