Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de Batman

O importante museu britânico Tate Modern, especializado em arte moderna, entrevistou o cineasta Christopher Nolan e descobriu que a influência para a maquiagem do Coringa no filme The Dark Knight, que ele dirigiu, é a obra do artista plástico Francis Bacon.

The Dark Knight é o segundo filme da trilogia que Nolan dirigiu sobre o Batman. O ponto alto do filme é a presença do Coringa, que soma a boa atuação do finado Heath Ledger (que ganhou o Oscar póstumo pelo papel) com uma caracterização brilhante.

Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de Batman
Heath Ledger e o make-up artist que fizeram a cara do Coringa, no set de filmagens

Caracterização essa que é, sem exagerar, uma das mais eficientes deste século. Nolan e sua equipe transformaram o Coringa (com ar de desenho animado das histórias em quadrinhos) em um personagem medonho, grotesco e assustador. Aquele sorriso deformado, cada hora com um histórico mais brutal, tomou a cena sempre que apareceu para os espectadores.

Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de Batman

O Tate Modern gravou um vídeo com Nolan, como parte de uma campanha sobre 500 anos de arte britânica – o diretor nasceu em Londres, onde está situado o museu. Na entrevista,  ele explica que viu pela primeira vez um quadro de Bacon quando era bem jovem. E, desde então, virou seu artista preferido.

Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de BatmanChris Nolan em entrevista ao Tate Modern. O diretor revelou que se inspirou em obras de Francis Bacon

“Eu tentei ecoar, ou representar, cinematograficamente”, diz. Ele conta que Ledger e o make-up artist do filme se juntaram para usar a inspiração de Nolan e criar uma cara assustadora, usando a maquiagem de palhaço. Deu certo.

Um pouquinho de cultura:

Francis Bacon nasceu em Dublin, na Irlanda, e é um importante artista plástico do século passado. Suas obras podem ser muito bem descritas como “pesadelos”, e algumas delas têm sido leiloadas atualmente na casa dos milhões de euros.

O Tate Modern está às margens do Tâmisa, em Londres, e tem obras de Picasso, Matisse, De Chirico, Chagall, Braque e do próprio Bacon, além de outros modernosos importantes. Se for a Londres, vale visitar!

Christopher Nolan é um cineasta importante nesta nova safra do cinema. Além dos Batmans com o Christian Bale, fez também A Origem e O Grande Truque.

Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de BatmanFilme de terror? Não, é uma das obras milionárias de Francis Bacon

Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de Batman
Três Estudos para uma Crucificação, uma das principais obras de Bacon

Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de Batman
As distorções faciais foram uma grande influência

Veja o vídeo completo, em inglês:

Imagens: reprodução

Publicação: 28 de novembro de 2013

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Mulheres – Dicas de presentes de natal que elas vão se apaixonar!

Há quem diga que mulheres são mais fáceis de presentar. De fato, há mais opções para agradar o público feminino,...

Fechar