Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos

Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos

Faleceu nesta sexta-feira, dia 23, o humorista Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, aos 80 anos. Ele estava internado desde dezembro do ano passado, no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro.

Chico Anysio nasceu em 12 de abril de 1931, em Maranguape, no Ceará. De família rica, seu pai era dono de uma empresa de ônibus e tinha cinco filhos: Elano, Lupe, Lilia e Zelito, além do próprio Chico. Um incêndio na garagem dos ônibus mudou o destino da família, que perdeu todo o patrimônio para o fogo. Aos oito anos, Chico pegou um navio em Fortaleza e se mudou com os parentes para o Rio de Janeiro.

Tímido, apaixonado por futebol e torcedor do Vasco, sonhava em ser jogador de futebol como todo menino. Mas o destino lhe reservava mais uma surpresa. Um dia, deixou de ir para um jogo com os amigos para acompanhar a irmã Lupe em um teste na Rádio Guanabara. Fez dois testes e foi aprovado em ambos: rádio-ator e locutor.

Sua facilidade em imitar vozes o levou para os programas de calouros. Em setembro de 1947, ganhou o primeiro lugar no programa “Papel Carbono” na Rádio Nacional. Depois de colecionar inúmeros primeiros lugares em programas do Rio de Janeiro e de São Paulo, Chico Anysio não era mais aceito nas competições. Em 1949, a Rádio Guanabara descobriu seu talento e ele atuou ao lado de grandes humoristas como Grande Othelo e Haroldo Batista, um dos primeiros a acreditar na vocação de Chico. Foi Haroldo quem o levou para a Rádio Mayrink. E foi nessa rádio que surgiu o Professor Raymundo, um dos mais famosos personagens de sua carreira.

O Professor Raymundo entrou para o programa ‘Balança, mas não cai’ da Rede Globo e lançou grandes nomes do humor brasileiro como Zilda Cardoso, Mussum, Zacarias, Castrinho, Tom Cavalcante, Heloísa Perrise, Ingrid Guimarães e Claudia Rodrigues, entre outros. E foi também o resgate de importantes humoristas como Brandão Filho, Walther D’Avila, Costinha e do próprio Grande Othelo.

Chico fez mais de 10 mil shows de humor, inclusive uma temporada no Carnegie Hall, em Nova York. Sua trajetória na TV começou em 1957 na TV Tupi, passou pela TV Rio e pela TV Excelsior, e terminou na TV Globo, onde estreou em 1968 e ficou por mais de 40 anos. Seus últimos trabalhos foram em ‘Zorra Total’, ‘Malhação’ e ‘Caminho das Índias’. Recentemente virou personagem da minissérie ‘Dercy de Verdade’, onde foi interpretado por seu próprio filho, Nizo Netto.

Chico Anysio criou ao longo da carreira 209 personagens de muito sucesso, entre eles o Alberto Roberto, o Azambuja, Coalhada, Painho e Nazareno. Mas dizer que Chico Anysio foi um humorista brilhante não lhe define totalmente. Chico era escritor, poeta, compositor, ator, radialista, diretor, comentarista esportivo e artista plástico também.

Como compositor, gravou mais de 20 discos, ganhou dois discos de ouro e teve músicas interpretadas por Dolores Duran e Alcione. Em sua carreira de escritor, editou 21 livros, vendeu mais de 1 milhão e meio de exemplares e escreveu dezenas de roteiros para os cinemas brasileiro e americano. Dirigiu dezenas de programas de TV e peças de teatro. Foi comentarista esportivo, repórter de campo e comentou jogos da Seleção Brasileira na Rede Globo ao lado de Pelé. Em 1984, decidiu investir na carreira de pintor e já participou de várias exposições no Brasil e no exterior. Em 2009, Chico foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta comenda do governo brasileiro na área.

Chico Anysio se casou seis vezes e teve oito filhos, sendo um adotivo. Ele deixa a mulher Malga di Paula e os filhos Lug de Paula, Nizo Neto, Rico Rondelli, André Lucas, Cícero Chaves, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória.

Relembre alguns dos personagens mais famosos de Chico Anysio!

Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos
Alberto Roberto, o entrevistador galante, e Azambuja, o malandro!
Fotos: dasantrola.com; estadao

 

Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos
À direita, Bento Carneiro, o vampiro Brasileiro! E Coalhada, um jogador de futebol decadente! Fotos: estadao;

Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos
Nazareno e Painho, o pai de Santo afeminado de Chico Anysio. Fotos: estadao

Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos Morre o humorista Chico Anysio aos 80 anos
Professor Raimundo, um dos personagens mais famosos de Chico, fazia humor criticando alguns pontos da sociedade. E  Salomé a velha fofoqueira! Fotos:
dasantrola.com; estadao


 

Via Rede Globo e Fashion Bubbles

Siga @rede_globo e curta www.facebook.com.br/redeglobo

 Departamento de Mídias Sociais   

Central Globo de Comunicação – CGCOM

Mais novidades em www.redeglobo.com.br

Publicação: 23 de março de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Rodrigo Hilbert
C&A e Nokia se unem para lançamento do celular Nokia Lumia

União entre moda e tecnologia foi a marca do lançamento dos primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone. Coquetel e desfile...

Fechar