O fotógrafo Thomas Baccaro abre exposição no BEA – Brazilian Endowment for the Arts, em Nova York

O fotógrafo Thomas Baccaro abre exposição no BEA –  Brazilian Endowment for the Arts, em Nova York
A curadoria é de Liza Papi, Curadora e Professora de Historia da Arte na St. John’s University Art Department.

Abertura dia 17 de Novembro de 2011
O fotógrafo Thomas Baccaro, 36, que aos 18 anos de idade, começou a registrar o sertão brasileiro – “Quero mostrar o que eu vi e senti, como as pessoas vivem bem e felizes com o pouco que tem e sabem, sem ter informações do que acontece nas principais cidades, entregues ao seu destino, com um ritmo próprio e uma profunda fé.“

O trabalho de Thomas Baccaro tem uma  influencia direta de seu padrasto, o conceituado fotógrafo de arte Mario Cravo Neto, de seus pais, os colecionadores de arte Fiorella Giovagnoli Baccaro e Giuseppe Baccaro e do diretor de cinema Hector Babenco, que assina o texto sobre o trabalho de Thomas para o  catalogo desta exposição.

Estarão expostas 30 imagens sendo 10 de Thomas Baccaro  que revelam os contrastes que refletem a sua própria personalidade. Ele usa a geometria delicada das formas naturais em suas composições. Seus retratos mostram a personalidade forte e o talento que criou sua própria maneira peculiar ver, de toda uma cultura que está em perigo de extinção.

Algumas das imagens, resultantes destas viagens, estarão expostas em Nova York, a partir do dia 17 de novembro, e fazem parte da exposição coletiva “Entre a Luz e a Sombra aspectos da cultura popular brasileira”. Coletiva que estará expondo também o trabalho dos fotógrafos americanos Daniel Dawson, Peter Kloehn e do brasileiro Fernando Natalici.

BEA – Brazilian Endowment for the Arts
“Entre luz e sombra – Aspectos da Vida e da Arte Popular Brasileira”

Exposição coletiva dos fotografos:

Thomas Baccaro
Daniel Dawson
Peter Kloehn
Fernando Natalici

Curadoria de Lisa Papi

Abertura

quinta-feira, 17 de novembro, 2011 18:00
Segunda – Sexta 11:00 – 18:00, até 09 de dezembro
240 East 52nd Street, New York, NY 10021, +1.212.371.1556

O fotógrafo Thomas Baccaro abre exposição no BEA –  Brazilian Endowment for the Arts, em Nova York
Fusão de Thomas Baccaro

Foto que faz parte da exposição recebeu o Prêmio Jovem Revelação de Artes Plásticas do Museu de Arte Contemporânea de Americana, São Paulo

Thomas Baccaro
Nascido em Recife, em 05 de outubro de 1975, filho de artistas italianos, Thomas Baccaro começa a se interessar por  fotografia desde a infância, quando mudou para Salvador e passou quatro anos com o famoso fotógrafo Mario Cravo Neto, com quem  desenvolveu interesse e respeito para a linguagem fotográfica.
Nos últimos anos, ele tem inserções no mercado internacional, realizando trabalho no Brasil, EUA e Europa.

Ele recebeu prêmios consecutivos de “colunista Norte / Nordeste,” (Colunistas Norte / Nordeste) 2005-2009, medalha de ouro, prata e bronze, bem como o Primeiro Prêmio de Fotografia do “Prêmio Jovem Revelação de Artes” do Museu de Arte Contemporânea de Americana, São Paulo.

Principais exposições individuais: A Estufa Galeria São Paulo-Brasil 1998, MAC Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco-Brasil 2000, FUNDAJ – Instituto de Cultura / Recife-Brasil de 2001, “O Universo da Literatura Cordel” Marseille-France de 2005 e “O New York City “Chez George Galeria / Recife-Brasil 2009, entre outros.

Principais exposições colectivas: Foto de Humanidades Festival Exposições McGill University / Montreal-Canadá de 1999, Olinda Arte em toda parte 1, Mercado 2 ª edição, 3 ª e 4 Eufrásio Barbosa / Olinda-Brasil, de 2001 a 2004, Cristo – Morte e Ressurreição Santander Instituto Cultural / Recife-Brasil 2008, Exposição de Arte do Santander Cultural Institute IMIP / Recife-Brasil a partir de 2009 to2011.

Trabalhou em estúdios das melhores agências de publicidade, como DPZ e AlmapBBDO, e trabalhou como assistente pessoal de importantes fotógrafos brasileiros, como Mario Cravo Neto, Claudio Edinger, Thomas Susemihl, Manolo Moran, Marcelo Lerner e Silvio Pinhatti, entre os outros.

Participou como fotógrafo still no “making of” de Carandiru, filme dirigido por Hector Babenco, que resultou na publicação do livro “Carandiru Registro Geral”.

Produziu catálogos de arte para o Instituto Cultural Santander:
Eu, Mauricio – Os Espelhos de Nassau / O Tesouro dos Abades / Coleção Jarbas Vasconcelos Arte Popular / Campo das Princesas – O Palacio do Governo de Pernambuco.

Via Flavia Fusco Assessoria e Comunicação

Publicação: 26 de outubro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
TOPO E DESTAQUE
‘Aquele Beijo’ – Confira os looks das personagens e saiba mais sobre a novela das sete

A nova novela das 19h, Aquele Beijo, estreou no dia 17 de outubro e terminou a primeira semana com bons...

Fechar