Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores

Premiação e abertura da exposição, para convidados, acontece no dia 2 de agosto, a partir das 20h, no Espaço Cultural. Exposição abre para o público no dia 3 de agosto.

Na edição 2012 foram selecionados e premiados oito fotógrafos que com seus trabalhos formam uma pequena, mas representativa, mostra da produção fotográfica contemporânea brasileira. A Comissão de Premiação foi composta por: Cildo Oliveira, artista visual; Eder Chiodetto, curador e pesquisador; Fabiana Bruno, fotógrafa; Geórgia Quintas, professora; Simonetta Persichetti critica e  professora.

Os prêmios variam entre R$ 10.000 e R$ 40.000 reais*.

Premio Aquisição

Miguel Chikaoka – Prêmio Brasil Fotografia Especial

Fábio Messias – Prêmio Brasil Fotografia

Carlos Dadoorian – Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas

Letícia Ramos – Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas

Natalie Laufer Salazar – Prêmio Brasil Fotografia Revelação

Menções – Daisuke Ito, Feco Hamburger, Paulo Pereira

No dia 2 de agosto acontece um evento, para convidados, de entrega dos prêmios e abertura da exposição dos trabalhos,  a partir das 20h, no Espaço Cultural.  Exposição abre para o público no dia 3 de agosto.

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores
Fábio Messias – Prêmio Brasil Fotografia

O processo é o produto

A arte, hoje, localiza seu caráter e seus atributos nas interações, nos resultados do desenvolvimento do processo criativo e no legado deste processo, e não somente no objeto-produto finalizado.

É possível perceber que ocorre uma profunda união e conexões dependentes entre a arte e outros elementos, como a sociedade, a tecnologia, a educação, a filosofia, o re-uso e a renovação, unidos por uma participação coletiva e colaborativa.

A criação se desenvolve em um processo concomitante de investigações, caminhando pela definição, produção, formação e documentação.

O artista sai de sua área de conforto para compor sua obra tendo em vista a apropriação dos planejamentos e metodologias concernentes a outros meios não originalmente artísticos.

A hibridação de técnicas e práticas como componente inerente à ação criadora vem se disseminando como umas das fortes características das linguagens contemporâneas.

Antigas nomenclaturas, como pintura, escultura, fotografia já não são suficientes para definir as novas propostas estéticas. Mas estas técnicas continuam sendo utilizadas como meio para transmitir projetos e trabalhos.

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores
Miguel Chikaoka – Prêmio Brasil Fotografia Especial

Edição 2012

Nesta edição, o Prêmio Brasil Fotografia selecionou e premiou oito fotógrafos. Com suas trajetórias individuais, eles apresentam seus ensaios e propostas formando uma pequena, mas representativa, mostra da produção fotográfica contemporânea brasileira.

A Comissão de Premiação, formada por Cildo Oliveira, artista visual; Eder Chiodetto, curador e pesquisador; Fabiana Bruno, fotógrafa;  Geórgia Quintas, professora; Simonetta Persichetti critica e  professora, indicou o fotógrafo e educador de Belém do Pará Miguel Chikaoka para o Prêmio Brasil Fotografia Especial, considerando sua formação e seu trabalho experimental, e de cunho social, junto à comunidade. Além de ser idealizador e agregador do núcleo Fotoativa, o profissional é responsável pela formação de vários fotógrafos paraenses.

Resgatando técnicas arcaicas e reconstruindo de forma manufaturada novas e pessoais plataformas para o desenvolvimento de suas ideias, Letícia Ramos, Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas, situa sua obra no limite entre as artes visuais, o cinema e a arquitetura.

Na investigação da paisagem e de suas formas de representação, ela amplia suas pesquisas sobre inventos, inventores, projetos ópticos, desenhos de observação, mapas imaginários, diários científicos e as tecnologias de registro do movimento. Sua poética está impregnada de questões proeminentes sobre seu estado ontológico, nas quais o tempo, em sua mobilidade, multiplicidade e simultaneidade, é parte da formação da imagem.

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores

Daisuke Ito – Menção Brasil Fotografia

Signos e anamnese

Trabalhando através de memórias atávicas, Natalie Laufer Salazar, Prêmio Brasil Fotografia Revelação, busca resgatar a trajetória de sua família por meio do número tatuado no braço de sua avó no campo de concentração.

A marca, transformada em signo ao ser aplicada nos ambientes e mobílias da casa da avó, mantém vivos os horrores do holocausto, ocupando estes referenciais de infância e tatuando os espaços das memórias futuras.

Fábio Messias, Prêmio Brasil Fotografia Ensaios, busca, através de um sobrevoo nos cômodos da casa da avó, sua presença em locais de referência. A narrativa do artista mostra sua dor aparente e a angustiante situação de sua consciência, desconectando-se e se desconstruindo inexoravelmente.

Em sua instalação Parabéns, São Paulo e Oratório, Carlos Dadoorian, Prêmio Brasil Pesquisas Contemporâneas, apropria-se de imagens do noticiário de televisão sobre as agressões à comunidade gay ocorridas na Avenida Paulista, reeditando-as e trazendo um significado de homenagem e indignação em contraponto com as imagens do vídeo Oratório, referenciais às prisões dos homossexuais judeus e ao holocausto armênio.

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores
Carlos Dadoorian- Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas e Feco Hamburger– Menção Brasil Fotografia

O corpo e o espaço

Feco Hamburger, Menção, desenvolve seus trabalhos em vários níveis de percepção e intersecção, exigindo permanente atenção visual, mental e física para decodificação dos seus significados. A representação imagética, a luz, o tempo, o movimento percorrem a gênese criativa no sentido de uma descoberta sensorial na exploração da obra

Paulo Pereira, Menção, com seu ensaio Corpo de Passagem, explora o corpo consciente na entrega das experiências do imaterial. Mas em momento algum a questão é mostrada de forma explícita, e sim por meio de indícios estrategicamente construídos no desenvolvimento de sua narrativa.

O espaço mítico dos sonhos de heroísmo e superação está no ensaio Losolmo Gym, de Daisuke Ito, Menção. Ele surge através do olhar sobre a desordem e o caos, e é reconstruído a partir da memória e dos sonhos dos garotos pobres de serem lutadores de boxe em uma academia decadente de Havana.

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores
Letícia Ramos – Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas

Cildo Oliveira

Curador Geral do Prêmio Brasil Fotografia

Serviço – Prêmio Brasil Fotografia 2012

Exposição aberta ao público
de 3 de agosto a 30 de setembro de 2012
de terça a domingo, das 10h às 17h
Acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Espaço Cultural Porto Seguro
Avenida Rio Branco, 1489 – Campos Elíseos

www.portoseguro.com.br/fotografia

Visitas mediadas à exposição

Agendamento 11.33375880 – agendamento@premiobrasilfotografia.com.br

Prêmio Brasil Fotografia divulga o nome dos vencedores
Paulo Pereira – Menção Prêmio Brasil Fotografia

Foto de abertura: Natalie Laufer Salazar – Prêmio Brasil Fotografia Revelação

Fonte: Flavia Fusco Assessoria e Comunicação

Publicação: 27 de julho de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
sergio k
Moda masculina – Tony Ward estrela campanha Verão 2013 de Sergio K.

Listado pelo models.com um dos ícones da atualidade, modelo é fotografado no estúdio de Terry Richardson, em Nova York Com...

Fechar