Sonoplastia: o som, a história e a peça

Sonoplastia: o som, a história e a peça

A sonoplastia é hoje o design do som, a grafia do som que age como uma sutil rubrica para o público ouvir. E as técnicas hoje são várias sendo não somente prégravadas, mas masterizadas, mixadas, e disparadas com temporizador da reprodução.

Hoje a importância dos ruídos ou das melodias é a mesma e a definição do som do espetáculo é diferente para cada diretor teatral. Muitas vezes este decide historicizar o espetáculo datando o som de acordo com a datação criada pelo texto ou pelo estilo da representação.

Mesmo que não se decida por utilizar um som colhido na história da música como paralelo para o texto e o estilo do espetáculo, não é louvável de um ponto de vista culturalista a incongruência histórica. Por exemplo: que estranho soou o trecho do oratório Messias de Händel ao final de uma Antígona. Foi um final sonoro que perdurou após fecharem-se as cortinas da boca de cena enquanto o público deixava a sala.

Possivelmente a expectativa da direção é de que haveria um clima de glória após o texto grego e que nada melhor do que a glória barroca. Sem historicismos, tal sonoplastia soou, felizmente, absurda somente para os ouvidos informados. A incongruência foi optada provavelmente pela eterna necessidade de um final grandioso, espécie de ascensão cristã para um momento pagão.

Sonoplastia: o som, a história e a peça
Apresentação do espetáculo Antígona, em São Paulo

Sonoplastia: o som, a história e a peça

Publicação: 23 de abril de 2009

AUTOR

Cyro del Nero é Professor Titular da Cadeira de Cenografia e Indumentária Teatral do Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Cenografia, Indumentária Teatral, Ópera, Televisão, Moda e Artes Gráficas.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Tufi-Duek
Criador da Forum, estilista Tufi Duek deixa comando da marca

O estilista Tufi Duek, criador das marcas Forum e Triton, deixou o comando das grifes, segundo informa um comunicado divulgado...

Fechar