Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Projeto, que traz mais de 80 atrações, acontece nos dias 27 e 28 de novembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

A Livraria Cultura, em parceria com a agência Aktuell, realiza a terceira edição do Vira Cultura. O projeto ocupa a unidade do Conjunto Nacional durante 35 horas ininterruptas: começa às 9h do sábado, 27 de novembro, e termina às 20h do domingo, 28 de novembro, com uma programação inteiramente gratuita, que acontece simultaneamente em quatro das cinco unidades da Livraria Cultura, localizadas no Conjunto Nacional. As atividades ocorrem ainda nos corredores da própria galeria, no Cine Livraria Cultura e na Academia Bio Ritmo (unidade Paulista). Para participar das atividades é necessário retirar senha (uma por pessoa) antes do início de cada evento, no local onde será realizado.

O Vira Cultura abre espaço para apresentação de novos artistas, refletindo a respeito de movimentos culturais que apontam para o futuro. A edição 2010 traz palestras, debates, bate-papos, aulas de street dance, ioga, pocket shows, apresentações de DJs, sessões de autógrafos, espetáculos teatrais, oficinas, mostra de cinema e exposição de fotografias. “A cada ano o evento cresce em número de atividades, participação de público, patrocinadores e apoiadores. O projeto tem sintonia com o pilar central da Cultura, que é facilitar o acesso à informação”, afirma Fabio Herz, diretor de marketing e relacionamento da Livraria Cultura e um dos idealizadores do Vira Cultura.

Para Rodrigo Rivellino, diretor-presidente da Aktuell, agência co-realizadora do Vira Cultura, “é importante e também gratificante poder ampliar e dar continuidade à parceria com a Livraria Cultura na realização de um evento de tamanha relevância para a agenda cultural de São Paulo”. Rivellino continua: “a iniciativa de compartilhar cultura por meio de conteúdos como os do Vira está diretamente alinhada ao nosso posicionamento e objetivos como empresa e pessoas”.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Destaques da Programação

Espaço Gastronomia

A grande novidade desta 3ª edição do Vira Cultura é uma cozinha experimental completa que será montada no corredor do Conjunto Nacional, e receberá grandes nomes do cenário gastronômico atual que, enquanto colocam a mão na massa, conversam com o público sobre o tema que envolve as rápidas preparações que fazem.

Márcio Silva, consultor de coquetéis do Sub Astor, realiza palestra sobre mixologia no sábado, às 19h, no Espaço Gastronomia, e a chef Heloísa Bacelar explora as relações entre comida e cultura, também no sábado, às 15h.

A banqueteira Tatá Cury fala no domingo, às 10h, sobre como incrementar a cozinha do dia a dia. No sábado, às 18h30, uma edição especial do projeto Entre Estantes e Panelas, mesa-redonda mensal sobre gastronomia da Livraria Cultura, recebe o chef Alex Atala e o sociólogo João Carlos Dória, que falarão sobre chocolate.

Lázaro Ramos no Vira

O ator Lázaro Ramos faz sessão de autógrafos de seu livro infantil, A velha sentada. Ramos conta a história de uma menina que só tem olhos para a tela do computador e vive alheia ao mundo.  Ao ouvir de uma vizinha que ela parece ter uma velha sentada na cabeça, a garota resolve entrar na sua própria cabeça para uma viagem em busca de autoconhecimento. Lázaro Ramos autografa o título no dia 27, na loja principal, às 15h.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Espaço Vinil

Os fãs dos discos de vinil contam com um espaço especial. No dia 27, sábado, às 15h30, o debate Novas maneiras de projetar a carreira de um músico, mediado por Lúcio Ribeiro, reúne Ana Butler, Carlos Eduardo Miranda, Rafael Rossato (empresário da cantora Mallu Magalhães) e Lucas Santana. Ainda neste espaço acontecem batalhas de videoclipes comandadas por duplas, entre elas Carlos Farinha e Denise Dahdah.

Colecionadores mostram uma seleção de faixas de seus acervos. Um dos convidados do projeto é o produtor musical de rock e jurado do programa Qual é o seu talento?, do SBT, Carlos Eduardo Miranda, o Miranda. Participam também como colecionadores Tibira, dono dos clubes Vegas e Lions, Claudia Assef, Paulão, Rodrigo Brandão e Hugo Frasa.

A programação do Vira Cultura integra também DJ sets das festas Gente Bonita, Funhell, BoomBoom, Chaka Hot Night, Balada Mixta e Baile Veneno.

Música

Artistas como Pato Fu (dom., 16h), Lobão (sáb., 22h30), Zeca Baleiro (dom., 17h) e Nina Becker (sáb., 21h) realizam pocket show seguidos de sessões de autógrafos. Pato Fu recebe fãs para autografar o álbum Música de brinquedo, no domingo, às 17h, na loja principal. Zeca Baleiro faz sessão para os CDs Concerto e Trilhas e para o livro Bala na agulha, na loja principal, domingo, às 18h.

Durante a madrugada, o Vira dá espaço a nomes da cena indie. Na lista estão Móveis Coloniais de Acaju, The Name, Retrofoguetes e Mini Box Lunar.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Artes

Artistas plásticos e fotógrafos também participam do evento. Na atração Live Painting Street Art, os artistas Flip, Ramon Martins e Thais Ueda pintarão telas diante do público. Durante todo o Vira Cultura, eles permanecem na Alameda Santos, na calçada de acesso ao Conjunto Nacional.

Já Binho e Tinho ministram workshop de grafite em um muro falso, montado também na Alameda Santos. O corredor do Conjunto Nacional recebe a exposição de fotos Paisagens periféricas, com imagens dos artistas Alex Josias, Léo Sombra, Ronaldo Camelo — a curadoria é de Renato de Cara.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Cinema

A programação de filmes acontece no Cine Livraria Cultura. Para as crianças, será exibido Fantasia, longa-metragem clássico dos estúdios Disney, de 1940. Outro destaque é a apresentação do documentário Terra deu, terra come, de Rodrigo Siqueira, grande vencedor do festival É tudo verdade 2010. As histórias contadas pelo cativante protagonista e a maneira como a narrativa se estrutura levam o espectador ao universo mítico do sertão de Minas Gerais.

O Vira Cultura recebe também a pré-estreia do filme nacional Ex-Isto, do cineasta mineiro Cao Guimarães. O filme explora, de maneira livre e experimental, uma imaginária viagem do filósofo René Descartes (interpretado por João Miguel) ao Brasil, desembarcando como membro da comitiva do holandês Maurício de Nassau (1604-1679).

Filmes de alguns dos principais festivais de cinema do Brasil, como o Cine PE Festival do Audiovisual, a Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo e o Cine Ceará foram selecionados. Além disso, curtas de horror com curadoria do Fantaspoa estão entre as atrações.

Bem-Estar

A academia Bio Ritmo – unidade Paulista – sedia uma série de atividades especiais. Na aula de ioga, cartas sorteadas definem as posturas trabalhadas. A prática é acompanhada por trilha sonora ao vivo: Alexandre Basa toca flauta indiana escoltado pelo violonista Gustavo Veiga.

Durante o projeto, a academia traz uma aula que mistura pilates e fundamentos do balé — um DJ executa uma trilha de pop music para acompanhar o treino. A aula de street dance tem trilha sonora ao vivo de Emicida. O rapper é acompanhado por um grupo de dança de rua. Mais: a aula bio antistress tem acompanhamento musical do citarista Marsicano.

Literatura

Dois capistas de peso, Kiko Farkas e Benício, se reúnem para um bate-papo, no dia 28, às 14h. A dupla comenta suas experiências e faz uma retrospectiva de seus trabalhos. No dia 27, às 21h, o Vira Cultura apresenta também um encontro sobrenatural, durante o qual os fãs deste tipo de literatura serão divididos em grupos para participar de um quiz.

Durante as 35 horas de evento, estão programadas diversas sessões de autógrafos com autores renomados como Blandina Franco, José Carlos Lollo, Marcia Tiburi, Marcelo Ferroni e Lourenço Mutarelli.

O público também terá chance de ouvir seus autores. Ronaldo Correia de Brito e Cristhiano Aguiar debatem a produção literária pernambucana, na Loja de Artes (sábado, 15h).  No dia seguinte, Paulo Lins, Marçal Aquino e Rogério de Campos discutem literatura policial, às 17h.

Daniel Galera, Luciana Saddi e Michel Laub lêem trechos de suas obras no sábado, às 17h, e no domingo Fabrício Carpinejar comanda um sarau com convidados, na loja principal, às 15 horas.

A loja principal sedia, no dia 27, às 23h, uma atividade de cosplay com o fã-clube Valkyrie profile 2: Silmeira, com as presenças de Gabriel Niemietz e Gabrielle Valerio, campeões do World Cosplay Summit 2010 – Etapa JBC Brasil, que representaram o Brasil no mundial no Japão. No domingo (28), às 3h, há uma apresentação de cosplay do fã-clube Angel Sanctuary, com os irmãos Mauricio e Monica Somenzari, campeões brasileiros do WCS e mundiais em 2006. Mais: durante a madrugada, entre 1h e 8h, a Loja de Artes se transforma em uma arena de games.

Atração internacional

Entre as principais atrações do fim de semana está também o bate-papo sobre HQ com o autor francês Hervé Bourhis. O quadrinista, com o sucesso de O pequeno livro do rock, na França, passou a colaborar como roteirista e ilustrador para jornais e revistas de seu país. Em 2002, ganhou o prêmio Goscinny como quadrinista mais jovem por Thomas ou le Retour du Tabou, inédito no Brasil.

Infantil

A Cia Le Plat Du Jour, um dos mais importantes grupos de teatro infantil do país, encena Os três porquinhos, dia 27, às 11h, no Teatro Eva Herz. Às 14h, a Cia Sábias Cenas promove contação de histórias de A viagem do papelzinho quadrado.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Performances

Marcelo Adnet, um dos principais nomes da nova geração de humoristas brasileiros, faz um espetáculo stand-up, em formato pocket show, no Teatro Eva Herz, sábado, às 15h.

O Vira Cultura também traz a peça de teatro Comunicação a uma academia, do Club Noir, no sábado, às 17h, e a dança-teatro Banksy bang, no domingo, às 14h.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

O Vira Cultura é uma realização da Livraria Cultura em parceria com a agência Aktuell, com patrocínio da Nextel e do Banco Itaú. Apoio cultural de Bio Ritmo, Conjunto Nacional, Criare + ACR e Ministério da Cultura.  Media partners: O Estado de S. Paulo e Bravo.

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis

Confira  a programação completa no site www.viracultura.com.br.

Baixe fotos das edições anteriores do Vira Cultura aqui. http://www.culturanews.com.br/imprensafotossecao.aspx?secaoid=26

Mais informações para a imprensa:

Index – Estratégias de Comunicação

Fone: (11) 3068-2000

Publicação: 26 de novembro de 2010

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
2010-11-26_161351
Verão com cor – Esmaltes Colorama alegram a estação mais quente do ano

Ivete Sangalo na campanha da Coleção Fashion, da Colorama O esmalte, que antes era visto apenas como complemento visual, se...

Fechar