The Rockettes – Um patrimônio do Natal de Nova Iorque

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque

No começo do século XX, as companhias de dança de precisão viraram moda nos Estados Unidos. Sabe aquelas mocinhas assustadoramente sincronizadas? Essas mesmas.

Um desses grupos era o das “Misouri Rockets”, que depois de comprado por Samuel Roxy Rothafel passou a se chamar “Roxyettes”. Rothafel, dono do Roxy Theatre de Nova Iorque, dobrou o número de integrantes da companhia e a tirou da cidade de St. Louis para se apresentarem no seu teatro.

Quando Samuel deixou o Roxy Theatre para abrir o Radio City Music Hall, casa de espetáculos para quase 6.000 pessoas localizada no Rockefeller Center, suas meninas o seguiram e mudaram novamente de nome. As novas “Rockettes” se apresentaram na inauguração da casa de shows em 1932. Desde então, durante a temporada de Natal, a parte do grupo que fica em Nova Iorque tem feito cinco apresentações por dia durante os sete dias da semana. São 77 anos de trabalho duro para alegrar o Natal dos nova-iorquinos: o Radio City Christmas Spectacular já é uma tradição natalina da cidade. Além disso, outra porção da companhia fica viajando por várias outras cidades dos EUA e Canadá para conseguir o máximo de espectadores possível.

O objetivo desse tipo de dança é alcançar a precisão absoluta. O público, então, vê dezenas de Rockettes executarem passos complicados, mas com trajes e graciosidade completamente idênticos. O principal pré-requisito para ser uma Rockette sempre foi ser alta (no mínimo 1,70 m) e ter pernas longas. Porém, o posicionamento das dançarinas é fundamental para dar uma ilusão de uniformidade total: a mais alta de todas é colocada no centro e as outras são distribuídas gradualmente de acordo com a sua altura, até que as menores fiquem nas extremidades.

Já faz tempo, devido à sua popularidade, que as Rockettes fazem turnês por todo o país com espetáculos variados. Para quem pretende passar as festas de fim de ano em Nova York, vale a pena conferir essa belíssima apresentação. Não perca a oportunidade de, como milhares de outras pessoas, ficar lá torcendo inutilmente para que as perfeitas Rockettes errem um passinho.

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque
Ativas desde os anos 30, as Rockettes aqui formam uma árvore de Natal que dispensa enfeites.

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque
O número dos soldadinhos de chumbo derrubados por um canhão até hoje faz parte do repertório dos shows.

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque
As Rockettes hoje são consideradas uma tradição de Nova Iorque e renovam a apresentação a cada ano.

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque
Antes da temporada de Natal, as Rockettes ensaiam 8 horas por dia, 6 dias por semana.

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque

As comemorações de Natal das Rockettes começa cedo: em agosto, elas se apresentam na rua, em frente ao Radio City Music Hall.

The Rockettes   Um patrimônio do Natal de Nova Iorque
Os espetáculos deste ano vão até o começo de janeiro.


Imagens: site oficial do Radio City Christmas Spectacular.


Veja alguns vídeos das performances das Rockettes:


Por Isadora Almeida

Publicação: 14 de dezembro de 2009

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
andrea-brito
Andrea Brito e Risqué – Um encontro original e colorido

Andrea Brito - Imagem do site Mannual O evento que uniu a Risqué e a marca da designer Andrea Brito...

Fechar