Uma visão menos dura do metal – Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Berlim é uma cidade que tem muito para contar. Além de toda a história que vem por trás da Guerra e com a famosa queda do Muro em 1989, a cidade é reduto de artistas espontâneos, de todos os gêneros e especialidades, ou seja a terra da liberdade de expressão. Quer ser artista e ter livre arbítrio?  Então venha para Berlim, a cidade te acolherá!

É dentro desta atmosfera artística que hoje lhes apresento o artista Kolja Kugler. Filho de pai russo e mãe da região báltica, ambos culturalmente intelectualizados por meio da política e das artes, esta figura cresceu com um dom: o olhar diferenciado para objetos inanimados e materiais duros como o metal, personificados através da mãe natureza.

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

A arte de Kolja Kugler se diferencia no cenário cultural latente, pois ele consegue reunir dois ricos ingredientes: a arte e a música, numa composição inusitada, fechando uma perfeita sintonia.

Já imaginou olhar para um simples cano de metal  e nele enxergar um braço, uma perna, ou até mesmo uma cabeça? Difícil, né? Pois, este é o segredo da arte de Kugler.  Ele faz um tributo a natureza, através do seu olhar lúdico, transformando o metal em vida, expressada seja pela forma de diferentes animais, seja por robôs que compõem sua própria música.

O artista trabalha basicamente com o metal em suas esculturas, algumas peças móveis, outras estáticas, porém sempre com um ar bem característico em todas as suas formas. As esculturas de Kugler podem variar de 500 euros a alguns mil euros.

Kolja, além de ter a natureza como sua base de inspiração, cita nomes como:  Joe Rush, Andy Goldsworthy e Mutoid Waste Company  como fontes de referência e gosto pessoal.

Atualmente para ver de pertinho as talentosas obras do artista Kolja Kugler, é preciso ir a Berlim e visitar modernas galerias de artes e containers como: Platoon, por exemplo, ou festivais de música, como o Haus der Kulturen der Welt, ambos locais onde ele já expôs sua arte.  Mas, se você estiver no verão por aqui, não poderá perder a performance ao vivo do Sr. Elton Junk no Mauer Park, onde o robô jorra água na criançada e diverte os visitantes com seus engraçados movimentos desajeitados.

Mr. Kugler já viajou o mundo afora com seu filho mais querido Sr. Elton Junk, visitando Austrália, leste asiático e alguns Países da América Latina, mas nunca teve a oportunidade de pisar em terras brasileiras. Quando perguntando se ele desejaria visitar nossa pátria amada, a resposta foi “Of course, I am just waiting for the invitation”. Curadores de plantão fica aí a dica!

Entre os trabalhos do Kolja estão: “The Lost Tribe of Mig”   a famosa instalação de um avião de caça Mig 21 voando para fora de um prédio de 4 andares, em Potsdamer Platz (Berlim). Sr. Elton Junk, uma réplica feita em metal muito característica do músico Elton John. Afreakin Bass Player Robô, um robô que é capaz de movimentar o corpo e apresentar um show de baixo movido apenas por um teclado móvel.

Veja algumas de suas obras mais conhecidas:

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Sr. Elton Junk, uma réplica feita em metal muito característica do músico Elton John. Observem o cabelinho “piniquinho” se não é igual ao do cantor?

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler
Afreakin Bass Player Robô. Um robô que é capaz de movimentar o corpo e apresentar um show de baixo movido apenas por um teclado móvel. Confira Vídeo:

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Nota especial para a orquestra de passarinhos tocando flauta, não é genial?

Veja mais fotos do trabalho Kolja Kugler

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler Para ver outras peças de K.K acesse: http://koljakugler.com

Perfil  do artista Kolja Kugler

Nome: Nikolai (Kolja é a abreviação de Nikolai, nome russo)

Idade: 40 anos

Nacionalidade: alemão (Berlim)

Carreira: há 20 anos

Site: http://koljakugler.com

Contato: koljakugler@gmail.com

Por Roberta Gerace Gazzolla

Para quem não me conhece, vou me apresentar então: me chamo Roberta, uma idealista, cidadã do mundo, apesar de ter estabelecido meus pézinhos na louca Berlim por um tempo, neta de italiano (sangue forte), tia da Sophie, publicitária, escritora nas horas vagas, amante das bikes, moda, viagens, cinema e todas as manifestações de cultura imagináveis.

A ideia neste espaço é mostrar um pouco da minha visão lúdica, atenta, criativa e curiosa de coisas bacanas que posso vivenciar aqui nesta Berlim frenética e dividir com vocês, que assim como eu, devem adorar as novidades do fashionbubbles.com . Além de falar de novos artistas, música, moda, eventos, cultura, vou trazer também um pouquinho da minha visão do ser humano, através de algumas crônicas em formas de diálogos internos.

Tudo isto será escrito com muito carinho, dedicação e diversão.

 Espero que curtam este espacinho e fico aberta a sugestões/críticas.

liebste Grüsse aus Berlin,

Roberta Gerace Gazzolla (E-mail: robertafashionbubbles@gmail.com)

Uma visão menos dura do metal   Conheça o artista plástico alemão Kolja Kugler
Roberta Gerace Gazzolla correspondente do Fashion Bubbles direto de Berlim

Publicação: 2 de abril de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Sigbol Fashion
DonaDani em parceria com a revista Costura Perfeita e o Sigbol Fashion

Concurso entre os alunos da instituição irá premiar a melhor roupa de festa para comemorar os 15 anos da revista...

Fechar