A forma como você se barbeia é a mais avançada?

By Greg Melville for Men’s Life Today

A forma como você se barbeia é a mais avançada?

Seu pai pode ter mostrado muitas coisas úteis. Provavelmente ele ensinou a jogar bola, trocar um pneu, a fazer o nó da gravata — técnicas atemporais. Mas faça um favor a si mesmo: esqueça as lições que ele ensinou sobre barbear. A tecnologia das lâminas e a compreensão de como tratar a pele melhorou muito desde a época em que ele tinha a sua idade, quando os computadores ocupavam uma sala inteira e os caras achavam a Hebe Camargo gostosa. Para obter o melhor efeito possível ao barbear-se, leia estes conselhos, sobre métodos e produtos, reunidos por verdadeiros especialistas em barba. Talvez você possa passá-los para o seu pai.

  1. O mito da água fria.

Se alguma vez seu pai disse que o segredo para se barbear de forma rápida e eficiente é jogar água fria no rosto antes, lamento informar que o resultado será você ficar apenas molhado — não importa se é dessa maneira que os soldados de filmes da Segunda Guerra Mundial fazem. “Uma ducha ou toalha quente sobre o rosto antes de se barbear abre os poros e amacia o pelo. Isso permite um barbear mais suave, fácil e rente.”, conta David Petersen, dono de uma charmosa barbearia em Seattle.

  1. Homens de verdade não se barbeiam a seco.

Há uma geração, os rapazes consideravam que era algo másculo se eles tratassem a pele como se fosse couro cru de vaca. Atualmente, “hidratante” e “esfoliação” não são mais palavrões. “O ideal é fazer um face scrub antes de barbear, ou seja, um trabalho manual de esfoliação para retirar a pele morta. Hoje em dia têm excelentes marcas no mercado. Depois escolha um bom pincel para aplicar o creme de barbear. Gosto muitos dos de cerda natural. Com um bom produto você dificilmente vai ficar arranhado ou machucado”, garante o hairstylist Dudu Meckelburg, dono do salão HBD SPA, em Ipanema, Rio de Janeiro.

  1. As lâminas fazem a diferença.

Quando seu pai era jovem, os aparelhos de barbear com duas lâminas eram uma revelação. Hoje em dia, alguns têm até cinco lâminas, isso sem mencionar as tiras lubrificantes, as cabeças móveis, os revestimentos de lâminas com baixa resistência e até mesmo entalhes com enxágue antientupimento. A diferença geral é que você obtém “um corte mais limpo e consistente”, de acordo com Petersen. Os contornos faciais, a espessura e a consistência dos pelos faciais são individuais, da mesma forma como os resultados obtidos de diferentes aparelhos de barbear. Especialistas recomendam que você experimente várias lâminas até encontrar a que funciona melhor para o seu tipo.

  1. Não termina quando você pensa que terminou.

Seu pai provavelmente dizia que, depois de raspar a última parte da barba, a tarefa essencialmente estaria feita. Ele estava errado. “Para concluir o processo, você precisa fechar os poros”, recomenda Petersen. Essa é a hora de jogar aquela água fria. Depois, aplique um bálsamo pós-barba para manter os poros fechados e hidratar a pele, permitindo que ela mantenha sua força e saúde.

Publicação: 20 de maio de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
nuvens
Quem gosta de surpreender, nunca abre mão de um presente original. Que tal dedicar uma Nuvem a alguém?

O Galleria Shopping de Campinas está com uma ação que vai deixar muita gente nas alturas. Entre os dias 06...

Fechar