Cistite – Entenda o que é infecção urinária, saiba prevenir e como tratar – SOGESP

Cistite   Entenda o que é infecção urinária, saiba prevenir e como tratar   SOGESP

É muito comum e até parece banal, mas não se pode deixar de dar atenção às infecções urinárias, tão corriqueiras principalmente na rotina das mulheres.

As informações a seguir são da SOGESP, Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, que entre outras coisas, conseguiu garantir um direito que deveria ter sido concedido há muito tempo a todas as mulheres grávidas – poder escolher qual obstetra estará presente em todos os momentos do seu trabalho de parto. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Na maioria das vezes, a grande causadora das infecções urinárias é a bactéria E. coli. Essa bactéria se instala na uretra e causa uma sensação de aumento na vontade de urinar, junto com ardência e dor no canal urinário. Outros sintomas podem ser febre e urina leitosa com odor acentuado, podendo até sair com um pouco de sangue. Se a infecção alcança os rins, também é comum ter febre alta, dores nas costas, náusea e vômito.

As relações sexuais são a causa mais comum da infecção urinária. As mulheres são as mais “receptivas” à doença, principalmente se há atividade sexual intensa. Outros fatores de risco são gravidez, uso de diafragma, infecções anteriores, menopausa, idade avançada, diabetes, pedra nos rins, complicações imunológicas e tendência genética.

Prevenção da Infecção Urinária

Como de costume, a alimentação é o grande trunfo para manter a saúde em dia. Alguns estudos sobre infecção urinária sugerem a ingestão de sucos de frutas vermelhas, como cranberry, morango, amora, framboesa etc, isso porque esses alimentos contêm substâncias que limitam a ação das bactérias.

O consumo de iogurte também reduz as chances de uma mulher contrair a famosa cistite. Alimentos a base de queijo e leites fermentados com lactobacilos vivos, como o creme azedo tipo sour cream, diminuem as chances de infecção do trato urinário. Entretanto, é importante lembrar que a alimentação não previne contra outros fatores de risco, como hábitos de higiene precários ou diversidade de parceiros sexuais sem a devida proteção.

Cistite   Entenda o que é infecção urinária, saiba prevenir e como tratar   SOGESP

Como aliviar os sintomas da Infecção Urinária

– Beber muita água e tomar suco de frutas vermelhas frescas, principalmente nas primeiras 24 horas do aparecimento dos sintomas. Os líquidos ajudam a diluir a urina e podem eliminar as bactérias que estão provocando a infecção.

– Urinar com frequência, procurando sempre esvaziar completamente a bexiga.

– Não usar diafragma, que pode comprimir a uretra e impedir o completo esvaziamento da bexiga.

– Entrar em uma banheira de água bem quente ou usar compressa quente sobre a área genital.

Tratamento para Infecção Urinária

O tratamento para cistite é baseada em antibióticos, antitérmicos quando há febre e ingestão de muita água para lavar as bactérias do canal urinário. Nos casos mais simples os remédios são recomendados por apenas três dias; já nas infecções mais graves os antibióticos podem ser manipulados por até duas semanas.

É preciso procurar um médico logo nos primeiros sintomas. A prescrição dos remédios pode ser feita mesmo sem exame quando a cistite é detectada logo no início. Quando a infecção já está mais avançada, é preciso fazer um exame de urina para saber qual bactéria está de fato causando o problema. Dependendo da situação o médico pode ainda solicitar exames de sangue, cistoscopia, ultrassom do trato urinário, raio x dos rins, uretra e bexiga. O não-tratamento da infecção urinária pode levar a infecção para os rins e existir, muitas vezes, a intervenção cirúrgica.

Cistite   Entenda o que é infecção urinária, saiba prevenir e como tratar   SOGESP

Fotos: GAMEC, Albert Einstein, iG.

Publicação: 4 de outubro de 2013

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
marc 1
Marc Jacobs sai da Louis Vuitton, veja o desfile de despedida e fotos do estilista

Marc Jacobs deixa Louis Vuitton depois de 16 anos de sucesso. Na foto a primeira aparição do estilista no comando...

Fechar