Manter as cutículas intactas é tendência e super recomendado pelos dermatologistas

 Manter as cutículas intactas é tendência e super recomendado pelos dermatologistas

Fazer as unhas semanalmente faz parte do ritual de beleza da mulher brasileira. E no pacote da esmaltação, quase sempre está inclusa a cutilagem. Muitas mulheres acham que o acabamento das unhas fica mais bonito, e parece ser até mais higiênico. O que elas não sabem é que as cutículas são uma barreira do corpo, para evitar contaminações. Sem essa proteção a entrada de fungos e bactérias fica facilitada.

 Manter as cutículas intactas é tendência e super recomendado pelos dermatologistas
As cutículas são uma proteção do seu corpo. Ao remove-las você fica exposto a fungos e bactérias e até doenças mais sérias, como hepatite.

As cutículas são o prolongamento da primeira camada da epiderme, formada por células mortas – por isso não dói corta-la. Ela protege a matriz da unha, que, uma vez danificada ou infectada, pode desenvolver pelo resto da vida um crescimento irregular das unhas (sem falar em outras doenças, como onicomicose, aspecto rugoso, onicosquizia e até a queda da unha!).

Todos os dermatologistas aconselham manter as cutículas onde estão, quanto menos você tirar, menos elas crescerão e com o tempo se tornarão mais finas. Outra dica, é sempre matê-las hidratadas, assim ficam mais bonitas e te incomodarão menos. Já existem até cremes redutores de cutículas no mercado, como da marca Granado e Avon!

 Manter as cutículas intactas é tendência e super recomendado pelos dermatologistas

Manter as cutículas hidratadas faz com que elas fiquem mais bonitas, diminuindo a necessidade de tirá-las. Com o tempo elas ficam menores e mais finas.

Ainda assim, para quem não resiste à cutilagem, é recomendado sempre usar suas próprias ferramentas (e nunca emprestá-las!) ou no mínimo se certificar que os aparelhos tenham sido esterilizados na manicure. Esse cuidado evita infecções sérias, como do vírus da hepatite.  Não tire a cutícula profundamente, assim você mantém a matriz da unha protegida. Lembre-se, quanto mais você tirar, mais elas crescerão, pois são uma proteção do seu corpo.

Nos Estados Unidos e Europa a cutilagem já foi quase abolida e a moda está chegando no Brasil! Ter unhas bonitas é muito importante, mas mantê-las saudáveis é essencial!

Fotos: Beleza e Saúde e Estilo Uol.

Por Carol Carneiro

Publicação: 9 de maio de 2013

AUTOR

Jornalista e Consultora de Imagem, Carol é graduada em Negócios da Moda, com especialização em Jornalismo de Moda e formada em Consultoria de Estilo. Apaixonada por moda, beleza, cinema, música; acredita que tendência vai muito além de “modismo”, é cultura, comportamento.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
kate-middleton1
Imagens de chá de bebê de Kate Middleton viram hit na internet

Você algum dia já imaginou a Rainha Elisabeth II pintando o quarto de seu bisneto junto à duquesa Kate Middleton?...

Fechar