Dicas de maquiagem para quem aproveitou o sol

Dicas de maquiagem para quem aproveitou o sol
Foto de Caroline Von Tuempling. Getty Images.


Dicas de maquiagem para peles bronzeadas

Verão é sinônimo de sol. Ainda mais para as brasileiras, que têm a vantagem de possuir um litoral enorme com várias praias à sua disposição para passar as férias. Tem quem prefira a calma do campo, mas essas também não escapam do calor e do sol. Seja o seu destino a areia ou a terra batida, uma coisa é certa: o bronzeado de verão vai te acompanhar na volta para a vida real. O que fazer agora com aquela base que combinava perfeitamente com o seu branco-escritório?

Todos os “make-up gurus” concordam que não adianta fingir que nada aconteceu e continuar com os mesmos produtos que não vai dar certo. É triste, mas é verdade: a cor da sua pele mudou, mesmo que temporariamente, e você pode precisar comprar tons mais escuros. É claro que isso depende da intensidade do sol que você enfrentou durante o seu descanso, mas todo mundo sabe que usar maquiagem da cor errada para o seu tom de pele pode estragar qualquer look.

Assim, prestar atenção na base, no pó e no corretivo é fundamental. Principalmente porque abusar desses produtos pode criar uma máscara no seu rosto que vai esconder toda a “cara de verão” que você cultivou com carinho. O bronzeado tende a deixar a pele mais uniforme e com um visual mais saudável, podendo dispensar o excesso de maquiagem.

Então, a regra de ouro é “menos é mais”. Se possível, aplique somente nas manchinhas, já que as olheiras muito provavelmente não existem mais. Mas cada uma tem o seu ritual de maquiagem, então se você não dispensa um arsenal completo o segredo é nunca deixar de testar o produto para ver se funciona na sua pele.

Dicas de maquiagem para quem aproveitou o sol
Foto de Oppenheim Bernhard. Getty Images.

Olha o que o site da Roche diz, com aspas do coordenador de Visage do Senac:

“Hélio Sassaki, coordenador de Visage do Senac Lapa Faustolo, explica que a pele bronzeada apresenta uma cor bonita e firme, que dispensa o excesso de maquiagem. ‘Para pessoas que ficam com a pele muito escura devido ao bronzeado natural, é indicado o uso de um blush colorido ou pó bronzeador pelo rosto. Os produtos comuns deixam a aparência artificial’, orienta.

Não é uma tarefa fácil conseguir uniformizar o tom de uma pele bronzeada, pois a coloração modifica a cada dia: ou fica mais escura, ou desbota, conforme a freqüência de exposição ao sol. ‘Recomendo valorizar olhos e boca e deixar a pele apenas protegida com filtro solar hidratante’, indica Sassaki. Maquiagem específica para peles bronzeadas também podem ser usadas por quem nem chegou perto do sol. ‘Dá um ar de saúde e valoriza as peles muito brancas’, diz.”

Esse “nada” na pele pode ser compensado por um blush de um tom mais queimado, terroso. Ou um pó bronzeador pode substituir o blush (e não necessariamente no rosto inteiro, o que pode dar um ar artificial dependendo da cor da pele). A Vic Ceridono, que escreve sobre beleza para as revistas Vogue e RG Vogue, ensina no blog dela, o Dia de Beauté:

“O truque do pó queimador é não usar no rosto todo como se fosse uma base. Use um pincel gordinho e passe nas bochechas, de leve na testa, no nariz e no queixo.”

A Vic faz parte de uma turma de blogueiras que saiu na revista TPM, sendo todas elas consideradas as maiores autoridades em maquiagem no Brasil depois dos maquiadores profissionais. Para quem gosta de produtos de beleza, vale a pena acompanhar todas elas!

Sobre olhos e boca, cada um dos especialistas tem a sua opinião. Alguns acreditam que as sombras de cores frias contrastam melhor com a pele, outros que as douradas valorizam o bronzeado. Quanto ao batom a mesma coisa: rosinha para destacar os lábios ou alaranjados para coordenar com o rosto.

Para tirar todas as suas dúvidas e encontrar looks interessantes para copiar, fizemos uma lista de sites com conteúdo legal para bronzeadas, tanto as mais clarinhas que não podem curtir muito o sol quanto as morenas que mudam de cor com um só dia de sol. Confira abaixo a nossa lista de fontes e não se esqueça do mais importante: filtro solar e hidratante, sempre.

Quem tiver mais dicas, compartilhe com as amigas bronzeadas nos comentários!

Dicas de maquiagem para quem aproveitou o sol
Foto de Cormac Hanley. Getty Images.


Links em Português

Maquiagem para peles bronzeadas, por PortaisdaModa.com.br (dicas para cada tom de pele)

Kit-Cor-de-Saúde, por Vic Ceridono (muitas sugestões de produtos)

Maquiagens especiais realçam o bronzeado, por Roche (também com uma lista de produtos)

Maquiagem para rostos bronzeados, da Folha da Região (Araçatuba)

Lábios cor de rosa para realçar o bronzeado, por LazerBeleza.com


Links em Inglês

Summer Makeup for Tanned Skin, por Katherine Huether

Makeup for tan skin, por Lisa Miller

Summer Make Up for Tanned Skin, por BecomeGorgeous.com


Por Cláudia Bueno Franco

Publicação: 6 de janeiro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
flavia-alessandra
Flávia Alessandra – fotos, estilo, novelas, revistas e história

Elogiada pela crítica, formada em direito, “parte do primeiro escalão de atores da Globo”, intérprete de mocinhas e vilãs, duas...

Fechar