Marsala, Cor do ano 2015: como atualizar o look para o Inverno sem precisar comprar nada

Marsala, Cor do ano 2015: como atualizar o look para o Inverno sem precisar comprar nada Por Maytê Carvalho

Um vinho terroso. É assim que a Pantone define o Marsala.

LEGAL. MAS O QUE É PANTONE?

Vou tentar explicar de maneira bem resumida, mas basicamente, é uma empresa com um sistema de catálogo de cores que utiliza-se de números para especificar as cores.

Quando eu trabalhava com maquiagem e fazia os catálogos de venda direta de uma marca famosa, eu percebi a importância da cor exata entre o que é o produto e o que é impresso no catálogo.

Já pensou se você compra um batom achando que ele é vinho mas ele é roxo? E isso é muito fácil de acontecer porque basicamente a nossa percepção de cor é pautada em luz.

Quando está numa tela, RGB (red-green-blue) e quando está impressa num papel é CMYK (ciano-amarelo-magenta). Estas são as cores primárias de tudo.

O sistema Pantone numerado existe para garantir que se você está vendendo uma blusa amarela vibrante, o catálogo que você fizer vai ter que ter exatamente essa cor. Independente da cor da foto ou da luz do estúdio, isso tudo é corrigido em pós-produção (bom e velho Photoshop) mas simplesmente para garantir a melhor experiência de compra para nós consumidoras.

Todo ano a Pantone elege a cor do ano, e isso é pautado em tendências não só de moda e beleza, mas comportamento e macro-economia. Escolheram o Marsala porque é uma cor com apelo forte tanto para homens quanto mulheres, cai bem com diferentes tons de pele (brancas, negras e morenas) e isso é importante na hora de desdobrar a cor em esmaltes, batons e sombras. É uma cor dramática mas ao mesmo tempo “pé-no-chão” , é aconchegante para o uso em homewear e além de tudo é sofisticada.

QUERO USAR O MARSALA MAS NÃO QUERO GASTAR COMPRANDO UM NOVO PRODUTO, COMO FAÇO?

Simples: utilize cores que estão na mesma escala de cores do Marsala, como Bordeaux e o Vinho. Particularmente acho o Marsala uma cor bem invernal, assim como o Tangerine Tango em 2012 era uma cor bem “verão”. O vinho e o bordeaux são tons bem parecidos e com certeza tem algum esmalte ou batom dessa cor na sua casa.

Veja as opções de batons e esmaltes vinho (cor prima do Marsala) para você tirar da gaveta e atualizar o visual para o inverno:

Marsala, Cor do ano 2015: como atualizar o look para o Inverno sem precisar comprar nada
Marsala, Cor do ano 2015: como atualizar o look para o Inverno sem precisar comprar nadaSe você tiver dúvidas sobre como compor o Marsala com outras cores, é só colar na tabelinha abaixo:

Marsala, Cor do ano 2015: como atualizar o look para o Inverno sem precisar comprar nada

Agora você já pode atualizar o seu visual e economizar 😉

Por Maytê Carvalho

(Maytê é publicitária, participou por duas vezes do reality show O Aprendiz e atua no mercado de Beleza há seis anos trabalhando para grandes marcas. Desta experiência acumula todo o conhecimento sobre os produtos e dos profissionais com quem trabalhou. Ah! É pharma freak assumida. Dessas que entra na farmácia para comprar Tylenol e sai de lá com lenço removedor de oleosidade, ampola de vitamina c, chocolate sem glúten e um esmalte novo. Bendita cestinha que foram oferecer!  – belezadefarmacia.com.br / @belezadefarmacia (insta) )

Marsala, Cor do ano 2015: como atualizar o look para o Inverno sem precisar comprar nada

Publicação: 24 de maio de 2015

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Governo, Petrobras e Propaganda, por Célio Pezza

Para cuidar da sua imagem, o governo do PT gasta perto de R$ 2,4 bilhões por ano, o equivalente a...

Fechar