Micropigmentação de sobrancelhas – Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Para saber tudo sobre pigmentação das sobrancelhas, entrevistamos o Orlando Hazaoka do O&Ester, Makeup Salon em São Paulo que atende diversas famosas.

Sobrancelha é um assunto sério. São elas que emolduram o rosto e reforçam as expressões da face. Com a moda das redes sociais, compartilhamos cada vez mais fotos, e, cuidados para ter uma sobrancelha bem delineada ficaram ainda mais em evidência. Assim, técnicas como micropigmentação hiperrealista que consiste em implantar pigmento na camada subcutânea que antes eram indicadas para corrigir imperfeições, como camuflagem de cicatrizes, manchas e falhas, caíram no gosto e passaram a ser usadas para as questões estéticas: como delinear os olhos, deixar a boca corada ou as sobrancelhas bem marcadas.

O procedimento de pigmentar as sobrancelhas, também conhecido por microblading, técnica japonesa que trabalha com fios 3D, de efeito realista, é a alternativa perfeita para quem, ao longo da vida, tirava pelos que não deveria, tem poucos pelos na sobrancelha ou até por mudanças hormonais, ficou  com alguns lugares vazios, deixando seu contorno ou preenchimento deformados. Também é a técnica preferidas entre os homens que recorrem ao procedimento por ter um aspecto mais natural.

Técnicas como a famosa sobrancelha definitiva não são mais utilizadas, já que criam um efeito de carimbo na pele, deixando um aspecto bem artificial, sem falar que vão desbotando e mudando de cor, uma vez que o pigmento é aplicado nas camadas  mais profundas da derme, como uma tatuagem, que ao longo do tempo acaba desbotando.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Diferenças entre micropigmentação, tatuagem e maquiagem definitiva

A Micropigmentação é o depósito de pigmentos na camada superficial da derme com o auxílio de agulhas apropriadas. Devido à especificidade do pigmento, feito para durar por período determinado, e, pela localização de onde é introduzido, sua permanência será temporária. A partir do 12º ao 18º mês, o pigmento poderá sofrer um clareamento gradativo necessitando de uma reavaliação e, se necessário, será feito o retoque para que seu traço e cor sejam acentuados. Mas, se, pela falta de experiência do profissional, o pigmento for introduzido muito abaixo da primeira camada da derme o resultado do procedimento durará muito e até equivaler ao tempo de uma tatuagem. Porém essa ação acarretará expansão, esfriamento da aparência da cor, e o resultado poderá ser não desejado.

Portanto, se tudo for feito de maneira apropriada, o procedimento se difere da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. Muitos dos aparelhos usados atualmente se beneficiam da alta tecnologia, deixando os traços e cores mais suaves. O pigmento usado também se modernizou e já não sofre mudanças de cor como o da tatuagem, que após alguns anos azulava as sobrancelhas.

No caso da tatuagem, a camada atingida pelo pigmento é a mais profunda da derme, local onde existem elementos que conseguem guardar melhor as partículas de pigmentos. E ainda, nessa camada não há renovação celular, sendo assim, o pigmento não sai com o passar do tempo.

* E se eu não gostar?

Como é uma técnica de penetração de pigmentos, a mesma terá um certo tempo de duração na pele, mas considerando que ela só atinge a parte da derme onde não há um entrelaçamentos dos pigmentos, para fixa-los, e esses não serem feitos para durar tanto, podemos dizer que é um processo reversível.

Para não reforçar esta maquiagem, basta não fazer os retoques de manutenção. Já em caso de um procedimento que não tenha agradado e que esteja tirando a tranquilidade emocional, é possível buscar um profissional que faça a remoção, a despigmentação com Laser. Em casos mais leves há possibilidade de se trabalhar com o próprio pigmento. Para não cometer danos irreversíveis ou piorar a situação sempre busque a orientação de um especialista.

As diferentes técnicas de micropigmentação

  • A técnica de compactação resulta em uma sobrancelha mais marcada e duradoura.
  • A esfumada ou sombreada tem sua durabilidade menor, porém é mais natural.
  • No método de fio a fio 3D, o resultado final fica muito próximo ao do pelo real.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Orlando Hazaoka do O&Ester revela segredos para uma sobrancelha perfeita

Qual a técnica usada pelo O&Ester para deixar as sobrancelhas perfeitas, sem perder a naturalidade?

Usamos a nanopigmentação que é uma técnica exclusiva de dermopigmentação das sobrancelhas, onde utilizamos agulhas específicas especiais alemãs. Além do material, o foco da Nanopigmentação é criar trabalhos que se harmonizem com o rosto, corpo e o psique da pessoa. Para isso, são utilizados os princípios da Arte & Percepção que envolvem o conhecimento de anatomia, luz e sombra, perspectiva e elementos de desenho.

Você está falando do Visagismo?

É mais que um Visagismo, pois estou indo direto à fonte de onde o visagismo se inspirou. Passamos por toda essa parte de estudo de anatomia humana e que é a base do trabalho realizado no O&Ester. Usamos referências como o livro Arte & Percepção Visual do Rudolf Arnheim que trazem uma psicologia da visão criadora.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Como é feito o procedimento?

A técnica consiste em trazer hiper realismo à correção das sobrancelhas, observando estudos da anatomia. Linhas são desenhadas uma a uma, seguindo o contorno dos arcos, sempre levando em consideração o formato do rosto e a cor natural dos fios de cada pessoa.

Avaliamos a cor ideal para cada caso. É feita uma mistura de pigmentos para chegar ao tom adequado e mais natural, que são depositados na camada mais superior da pele.

Nesta etapa definimos a forma geral da sobrancelha e depois focamos nos detalhes.

Definido a forma, é hora de verificar qual a técnica a ser usada neste preenchimento: pode ser o fio a fio, esfumar um pouco, o que depende do caso do cliente.

Ao final é fácil confundir os fios naturais com os que fazemos, de tão finos e reais. Também chamadas de sobrancelhas ombré, pois é possível “ganhar” fios de diferentes tons.

A sessão dura uma média de 2h a 3h. Preferimos deixar um tempo maior dedicado para cada cliente, assim os processos são feitos com calma.

Em muitos casos é necessário retoque após 30 dias, para fazer pequenas correções e preencher alguma falha.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Quais os cuidados e a preparação para a nanopigmentação?

Para preparar a pele, fazemos toda uma cuidadosa assepsia do local, colocamos também uma pomada que vai criar um filtro protetor que fará com que a própria pele, crie uma leve crosta para se proteger do meio externo.

Caso seja necessário, se estiver ardendo ou coçando, pode-se usar uma pomada que ajude a manter a hidratação natural da pele. Não é legal componentes minerais como a vaselina.

É importante não retirar as casquinhas, para melhor cicatrização da pele.

Qual a durabilidade?

A micropigmentação tem duração média de 8 a 14 meses e sua permanência vai depender da técnica utilizada.

Quanto mais profundo o pigmento entrar na pele mais ele vai durar, é o caso de uma tatuagem, mas, quanto mais fundo você colocar ele tem a possibilidade de expandir. O ideal é colocar em uma camada intermediária que dure um pouco menos de 1 ano e meio, mas que fique mais natural. O pigmento pode ser fixado perto da parte de onde as células se renovam e com isso ele sai um pouco mais fácil, mas tem um aspecto mais natural sem aquela aparência de carimbo que fica bastante artificial.

Para aumentar a durabilidade é importante que após a sessão a cliente retorne após um mês para avaliação. Pode acontecer do pigmento não fixar como deveria em algum local, aí avaliamos e fazemos esses retoques finais.

A vantagem de não ser um procedimento definitivo é que depois de um certo tempo você pode rever o formato caso queira.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealistaMuitas famosas como a Bruna Marquezine frequentam o O&Ester em São Paulo

O que você recomenda para as pessoas que tem medo de processos mais definitivos?

Uma alternativa é realizar a micropigmentação em dois ou três procedimentos, cada um deles de forma bem delicada, assim, aos poucos, a pessoa vai se acostumando com o novo design até chegar no formato ideal que ela está buscando.

O procedimento é doloroso?

Utilizamos uma pomada anestésica, mas em relação a possíveis dores, isto varia de pessoa para pessoa. Para a grande maioria é uma dor muito tranquila. Alguns chegam a dormir durante a sessão. Para uma pequena parte pode ser um pouco mais doloroso, necessitando realizar algumas pausas. Mas nada que faça alguém desistir ou se arrepender.

O resultado é imediato?

Após a realização do procedimento as sobrancelhas vão ficar mais escuras. Essa coloração mais intensa dura até 3 dias e a cor final se revela aos poucos – entre 20 a 30 dias.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealista

Depoimento: Eu, Denise Pitta, era resistente à micropgmentação de sobrancelhas por ver muitos resultados artificiais. Mas atendendo a um convite do Orlando Hazaoka, fui ao O&Ester e fizemos sua técnica japonesa de  nanopigmentação. Amei o resultado: sobrancelhas bem delineadas mas sem perder o aspecto natural. Essa foto foi tirada logo depois do procedimento e minhas sobrancelhas não ficaram nem vermelhas. Não senti dor, apenas leves fisgadinhas. Também ficou mais fácil o processo de maquiagem, já que não preciso mais cobrir falhas, e, no meu dia a dia, elas estão sempre bonitas, dando ênfase ao olhar.

Outras dúvidas

  • É possível corrigir um procedimento anterior, como a sobrancelha definitiva?

Se você é uma das pessoas que fez a técnica antiga e se arrependeu, hoje em dia é possível remover a sobrancelha definitiva. Para retirar a tinta é usado um produto profissional para despigmentar a cor da sobrancelha, mas é necessário avaliar cada caso.

  • Existe alguma contra-indicação para a realização do procedimento?

Preferimos não realizar em clientes gestantes e mulheres que estejam amamentando. Pessoas que tenham diabetes e glaucoma precisam de autorização médica por escrito. Aquelas que estão fazendo tratamentos de pele com ácido ou isotretinoina – o ideal é aguardar um mês após o final do tratamento, porque esses produtos prejudicam a fixação do pigmento e comprometem o resultado.

É também um processo contra-indicado para os portadores de hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas, urticária física (dermografismo), telangiectasias, portadores de marca-passo.

  • Que riscos são oferecidos a saúde?

São premissas básicas para o completo sucesso do trabalho: Material de qualidade, material de uso individual descartável e principalmente assepsia do local. Com esses cuidados é rarísssimo ocorrer situações de infecção, lembrando que a cliente também é responsável pela manutenção e cuidados no processo de cicatrização, devendo seguir rigorosamente as orientações dadas pelo profissional.

  • Quem está habilitado a fazer este trabalho?

Como qualquer trabalho estético, a micropigmentação deve ser feita por profissionais formados, treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, colorimetria, desenhos, assepsia, entre outros conhecimentos importantes ligados a técnica e a aplicação.

  • O que são aquelas sobrancelhas azuladas que as vezes vejo em alguém?

Pode ser corrigido? Técnicas ainda pouco difundidas e o próprio desconhecimento de reações que se poderia obter no uso de algumas tonalidades, assim como pigmentos impróprios para este tipo de trabalho, foram fatores que propiciaram esses trágicos efeitos. Muitos deles irreversíveis, e outros com alguma possibilidade de melhora. Hoje um bom profissional, com bons conhecimentos de colorimetria não tem praticamente chances de errar em um resultado desejado. Podem ser corrigidas, sim, passando por um processo de camuflagem da cor antiga e aplicação do novo e adequado tom para aquela pele.

  • E se eu não gostar?

Como uma técnica de penetração de pigmentos, a mesma terá um tempo de duração na pele, mas considerando que ela só atinge a segunda camada da pele, podemos dizer que é um processo reversível. Para não reforçar esta maquiagem, basta não fazer os retoques de manutenção e poderá também, serem utilizados produtos que descamam a pele, acelerando a renovação celular, e em último caso recorrer ao processo de despigmentação. Nestes últimos casos sempre buscando a orientação de um especialista.

Outros cuidados pós-procedimento

Durante os primeiros dias após o procedimento, é preciso tomar alguns cuidados para ter bons resultados e não mudar a cor do pigmento:

– Evitar coçar e ficar passando os dedos;

Não retirar as casquinhas;

– Não usar produtos abrasivos como ácidos e esfoliantes por 2 meses;

– Evitar durante 15 dias: banho muito quente, piscina, água salgada, sauna, exposição excessiva ao sol;

– Nas primeiras 24h evitar esfregar o local com sabonete ou outros produtos;

  • Só lavar a área com soro fisiológico ou água boricada nas primeiras 24 horas.

– Evitar protetor solar ou maquiagem em cima da sobrancelha por até 15 dias”.

Veja também:

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealistaEster Yorinori, especialista em alongamento de cílios, revela todos os segredos da técnica.

Sobre o O&Ester

A O&ESTER é um salão de cabeleireiros e maquiadores, criado no Japão em 1998 por Orlando Hazaoka e Ester Yorinori. Com formação como cabeleireiros, maquiadores, fotógrafos, os dois se formaram nas melhores escolas internacionais do segmento da beleza: Toni&Guy de Londres; Cinema Makeup School em Los Angeles; N.B.A.A. E Procare, em Tóquio.

O salão também oferece aulas de aperfeiçoamento para profissionais na parte de corte, penteados e maquiagem usando técnicas desde as japonesas até as europeias.

O O&Ester oferece ainda aulas de automaquiagem, além de toda a parte de corte, cor, unhas, depilação e o principal destaque, o alongamento de cílios.

O salão fica na rua TUMIARÚ 48 – Vila Mariana – São Paulo capital. Tel: 11 5083 3017. – 11 99830 3032.

Instagram: @oeester @orlandohazaoka.

Micropigmentação de sobrancelhas   Manual definitivo com os segredos de uma técnica natural e hiperrealistaOrlando Hazaoka e Ester Yorinori oferecem também aulas de aperfeiçoamento para profissionais, aula de automaquiagem

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 31 de julho de 2017

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Nude – Looks em tons de pele trazem elegância e frescor para o Verão 2018

Clássico, elegante e atemporal, as pesquisas mais recentes indicam que o nude pode ser o novo preto. No Verão 2018,...

Fechar