Reality Cabelo Pantene: o digital mexendo ponteiros – Balanço Geral

Reality Cabelo Pantene: o digital mexendo ponteiros   Balanço Geral

Faz tempo que os realitys caíram no gosto dos brasileiros. Mas o que acontece quando uma grande empresa, grandes produtores de conteúdo  e estrelas do digital se unem?  Um sucesso total!

Estamos falando do Reality Cabelo Pantene, realizado como reposta ao desafio de se conectar com mulheres entre 16 e 24 anos. A P&G decidiu inovar e apostou em conteúdo inédito e no alcance do digital patrocinando o primeiro reality show de cabelos no Brasil, usando o YouTube como plataforma principal de distribuição dos episódios e também de promoção da marca.

Desenvolvido em parceria com a Endemol Shine Brasil, especialista em programas no formato reality (um dos mais famosos é o MasterChef), as agências Grey e iProspect, a MTV e o Google, o reality buscou encontrar a próxima garota a participar de uma campanha da marca. A final aconteceu no último dia 10 em um evento no escritório do Google em São Paulo e, para surpresa do público, foram anunciadas três finalistas.

Reality Cabelo Pantene: o digital mexendo ponteiros   Balanço GeralMarina Ruy Barbosa, Hugo Gloss e as três finalistas do  Reality Cabelo Pantene –  Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

Resultado em Números

A combinação de criatividade, conteúdo de qualidade e o amplo alcance do digital, trouxe ótimos resultados. Foram de 40 mil candidatas inscritas para participar, 47 vídeos produzidos, 76% de alcance do target e o maior pico de buscas por Pantene nos últimos 5 anos. Em três meses, a ação atingiu mais de 36 milhões de views gerais no YouTube e 779 milhões de impressões de anúncios na plataforma. Por fim, o canal da marca se tornou o maior especializado em cabelos no Brasil e o maior de Pantene no mundo.

Para Leonardo Romero, diretor de Marketing das marcas de Hair Care da P&G, “mais importante do que todos esses números de audiência foi o significativo salto no KPI de preferência de marca que observamos no período da ação que traduzem a verdadeira métrica de sucesso do projeto”.

“Considerando que a audiência migra a passos largos para os meios digitais, o YouTube sem dúvida era o local perfeito para esse projeto, já que seis em cada 10 mulheres acessam conteúdos de Moda e Beleza uma ou mais vezes por dia na plataforma”, explica Marcio Garcez, diretor de negócios para a indústria de bens de consumo do Google Brasil.

Estratégias

Em parceria com o Google, a iProspect monitorou e realizou pesquisas com a audiência atingida, para adequar em tempo real as mensagens  e os canais de divulgação ao longo de toda a campanha. Tanto que essas mesmas pesquisas indicaram um aumento substancial do interesse e awareness da marca.

“O foco otimização de performance gerou insights e aprendizados sobre a aceitação do target e isso permitiu a criação de um conteúdo cada vez mais impactante, como, por exemplo, a opção por  vídeos curtos, com foco em dicas de beleza para cabelo, que ajudaram a manter as jovens ligadas nos desdobramentos do reality”, afirma Bernardo Bastos, diretor do Hub P&G da iProspect.

Outra estratégia fundamental adotada pela P&G foi a parceria com influenciadores digitais, especialmente YouTubers como Nah Cardoso, Hugo Gloss (também apresentador do programa), Camila Coutinho, Thássia Naves, Julia Rodrigues, Camila Senna, e do cantor Tiago Iorc.

O modelo de operação adotado pela P&G na área digital também merece destaque. A iProspect é responsável pela gestão de um Hub de Mídia Digital que atende todas as marcas da P&G no Brasil. Além das vantagens operacionais, esse modelo proporciona maior eficiência nos investimentos, coesão nas mensagens e maior articulação entre as marcas, agências e parceiros envolvidos nas campanhas. “Neste trabalho adotamos a filosofia de trabalho da iProspect, ou seja, o digital deixou de ser apenas fundamental para a comunicação, ele precisa orientar a geração de negócios. O mercado precisa resignificar performance no Brasil não como algo relacionado a um canal, ou formato, mas como um mindset de gestão de marketing”, explica Bernardo Bastos.

  • O Reality Cabelo Pantene ajudou a aumentar a percepção da marca entre os consumidores jovens
  • Focada no digital, projeto teve como principal plataforma de transmissão o canal da marca no Youtube, onde atingiu mais de 36 milhões de views
  • Programa também foi veiculado na MTV e contou com orquestração da Endemol e das agências Grey e iProspect

Sobre a Procter & Gamble

A P&G atende pessoas ao redor do mundo por meio de um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Downy®, Gillette®, Head & Shoulders®, Oral-B®, Pampers®, Pantene® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países.

Sobre a iProspect Brasil

A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 54 países. A proposta da agência é oferecer soluções completas de marketing digital que impactem, engajem e, sobretudo, gerem os melhores resultados para os clientes, refletidos em vendas, interatividade ou fortalecimento da marca. Isso é feito com um profundo conhecimento do perfil do público-alvo, sua jornada de compra e sempre com base em dados e no contínuo acompanhamento dos resultados, medidos a partir de ferramentas tecnológicas robustas, muitas delas proprietárias ou exclusivas. A iProspect pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 20 anos de atividade, sendo 10 no Brasil, a agência emprega 3.000 colaboradores no mundo e 110 no Brasil. O amplo portfólio da iProspect abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não).

Reality Cabelo Pantene: o digital mexendo ponteiros   Balanço Geral
Marina Ruy Barbosa foi o grande destaque do programa de encerramento – Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

Reality Cabelo Pantene: o digital mexendo ponteiros   Balanço Geral Reality Cabelo Pantene: o digital mexendo ponteiros   Balanço Geral
Denise Pitta com make & hair do Leandro Montesino (@leandromontesino ) do Salão Pedro Daudi (@salaopedrogaudi) – Na foto Leandro Montesino, Marina Ruy Barbosa e Denise Pitta

 

Salvar

Salvar

Salvar

Publicação: 15 de março de 2017

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Água – Marca lança nova campanha impactante para a conscientização sobre o uso racional de água

As mudanças climáticas fizeram com que o Brasil se encontrasse na pior crise hídrica dos últimos 80 anos, e que...

Fechar