Visagismo

Visagismo Visagismo

Visagismo é um termo derivado do francês visage, que significa “rosto”. Essa técnica, radicada no Brasil pelo artista plástico Philip Hallawel, consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma imagem adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes do seu rosto.

Esse conceito nasceu da necessidade de se trabalhar a melhor imagem de uma pessoa, fundamentada nas suas características físicas e psicológicas, o Visagismo, portanto, é a arte de criar uma imagem própria, revelando qualidades internas e externas de uma pessoa, partindo do princípio da linguagem visual, como a harmonia e a estética. Utiliza para isso, a magia da maquiagem, o corte de cabelo adequado, a coloração ideal, o penteado perfeito, entre outros recursos estéticos.

Sua estrutura principal deriva de Hipócrates, o pai da Medicina, que divide a personalidade em quatro tipos: os coléricos, sanguíneos, melancólicos e fleumáticos.

Perfil Colérico

Visagismo

Trata de um rosto retangular, olhos expressivos, lábios grossos, queixo pronunciado, cabelo ruivo, pele quente / outono. A pessoa tipo Outono será valorizada ao usar cores opacas, terrosas, quentes e profundas, características dessa estação. Pode-se abusar do colorido em tons amarelo, laranja e marrom.

Perfil Sanguíneo

Visagismo

Trata de um rosto hexagonal, com lateral reta, olhos amendoados, boca larga, nariz pronunciado, cabelo louro dourado, pele quente / primavera. A pessoa tipo Primavera é valorizada por cores claras, brilhantes, alegres e luminosas.

Perfil Melancólico

Visagismo

Tem um rosto oval, feições delicadas e regulares, cabelo louro cinza ou castanho claro, pele fria / verão. A pessoa tipo Verão é valorizada por cores suaves, acinzentadas e sutis.

Perfil Fleumático

Visagismo

Trata-se de um rosto redondo ou quadrado, olhos cerrados, feições regulares, queixo pequeno, cabelo escuro, pele fria / inverno. As pessoas tipo Inverno são valorizadas por cores puras, vivas e intensas.

Por fim, o Visagismo coloca em sintonia a imagem de cada um com o seu estilo de vida, proporcionando a construção de uma imagem/impressão que revela a identidade de cada um. E vale como dica para aqueles que estão ingressando em uma carreira e necessitam de alguns cuidados para enfrentar o RH das empresas, e assim transmitirem com a sua imagem aquilo que os futuros patrões desejam tanto ver.

Indicação de leitura sobre Visagismo

“Visagismo – Harmonia e Estética”. Philip Hallawell, Senac São Paulo.

Veja entrevista com Philip Hallawell e entenda mais dessa técnica: Visagismo – a arte de ressaltar a beleza própria de cada indivídio.

Saiba mais sobre a vida de Philip Charles Hallawell e veja outras ilustrações aqui.

Matéria ilustrada com imagens do  Beauty Fair e  Faber Castell.

Veja abaixo o que um profissional visagista pode fazer por você, e venha ao MMeilus Studio fazer uma avaliação gratuita e começar a mudar seus paradigmas.

Por Leandro Montesino Padilha

meilus@hotmail.com

Leia também A arte nos salões .

Data: 6 de dezembro de 2007

AUTOR

Colaboradores do Fashion Bubbles

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS