Chegou a edição nº 7 da revista dObra[s]

Chegou a edição nº 7 da revista dObra[s]

Uma revista de moda, mas não só. Acadêmica, mas nem tanto.

A revista dObra[s] foi lançada no mercado editorial brasileiro em outubro de 2007 com a proposta de disseminar estudos e reflexões construídos por profissionais e pesquisadores que articulam e analisam a contemporaneidade por meio da moda. A nº 7 celebra dois anos da edição que contou nesta breve existência com o prêmio de primeiro lugar na categoria Trabalhos Escritos no 22º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Nas colunas temáticas, dObra[s] conta com a participação de Ana Claudia de Oliveira [inter-relações], Ana Paula Cavalcanti Simioni [por que ler…?], Carol Garcia [janelas], Fausto Viana e Rosane Muniz [figurino], Fernando Marques Penteado [picote], Gilda Chataignier [estilo], João Braga [histórias], Rosane Preciosa [moda na filosofia], Stéphane Malysse [galeria], Sylvia Demetresco [vitrinas] e a cada edição recebe novas colaborações.

Os convidados especiais desta edição são: Luciane Robic, em [mercado], destaca os aspectos intangíveis e imateriais intrínsecos à marca e às escolhas do consumidor. Monika Debasa, em [contemporâneo], desperta nossa atenção para os profissionais (anônimos) da cadeia têxtil. Em [espaço aberto] Lili Varella nos leva para conhecer as minorias étnicas e particularidades da China que muitos de nós desconhecemos; e Julián Posada, convidado internacional, nos coloca diante das especificidades do processo criativo latino-americano e nos apresenta o trabalho de alguns estilistas na Colômbia. O professor e pesquisador Norval Baitello junior colabora com Cristiane Mesquita em [ziguezague].

Os artigos científicos revelam a dimensão da diversidade de temas que estão em discussão na atualidade: a crítica à moda oitocentista a partir de um conto de Machado de Assis; os modos de produção na cidade de São Paulo no início do século XX sob a perspectiva da cultura material; o consumo jovem nos anos 1960; as referências simbólicas da gestualidade das mãos; e a importância da ergonomia para o desenvolvimento de produtos de moda e vestuário. Estes são os assuntos tratados em dObra[s] 7.

Em [entrevista], a jornalista Eleni Kronka conversa com o criador Jum Nakao que nos brinda com seus questionamentos e inquietações sobre o universo da moda.

O artista plástico Caio Borges assina a capa desta edição que celebra os 2 anos de vida da revista.

dObra[s] tem periodicidade quadrimestral e é comercializada em grandes livrarias de todo o país e também pode ser adquirida através do site da editora.

Ficha Técnica

Título: dObra[s]
Número de páginas: 120 + CAPA
Lombada quadrada
Capa: 4X1 Cores Couché Fosco 300 g/m²
Miolo: 1X1 Cores   Couché Fosco 115 g/m²
Fontes: Rotis Sans Serif, Rotis Semi
Tiragem: 1000
Preço de Capa: R$ 29,00

Direção geral: Kathia Castilho

Coordenação editorial: Kathia Castilho e Tula Fyskatoris

Capa: Caio Borges e Rosane Preciosa
Direção de Arte e Projeto Gráfico: Cristina Lueth
Edição de Arte e Produção Gráfica: Marcelo Max
Revisão: Márcia Moura e Mara Guasco
Impressão: Prol Editora Gráfica
Editora: Estação das Letras e Cores
ISSN 1982-0313

Kathia Castilho é professora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e diretora da Editora Estação das Letras e Cores. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Tula Fyskatoris é pesquisadora em moda e atualmente dedica seus estudos a história do varejo de moda com destaque para a cidade de São Paulo. É mestre em História pela PUC-SP e doutoranda no mesmo programa.

Ficha Técnica
Título: dObra[s]
Número de páginas: 120 + CAPA
Lombada quadrada
Capa: 4X1 Cores Couché Fosco 300 g/m²
Miolo: 1X1 Cores   Couché Fosco 115 g/m²
Fontes: Rotis Sans Serif, Rotis Semi
Tiragem: 1000
Preço de Capa: R$ 29,00

Publicação: 10 de novembro de 2009

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
brand-reputation-management
A gestão de marcas e reputações em tempos de Internet

Todos temos uma idéia de quanto pode custar a construção e manutenção de um marca nesses tempos pós-modernos. Os gastos...

Fechar