Moda em dois momentos…

Lembro da primeira vez que vi Dado Ruspoli, príncipe italiano, o homem mais bonito da época, famoso por suas excentricidades. Num tempo em que moda masculina não existia, ele surgiu em uma piazzeta de Capri de calca comprida vermelha, camisa de seda preta, largona, tipo cigana, e descalço; no ombro, um falcão (vivo), com uma corrente de ouro na pata que ia desde o pulso de Dado – mais dolce vida impossível.

(Se alguém achar que esse visual é de gosto duvidoso, lembro que naquele tempo, pelo menos para um certo grupo, não havia ditadura da moda – cara um fazia o que queria,e, quanto mais criativo e ousado, melhor. Uma vez, em Paris, cortei o cabelo bem curtinho, pintei de laranja e fiz mechas pretas, meio à la leoparto. Em outra ocasião, num trem, na Itália, abri o estojo de maquiagem e usei o batom vermelho como sombra de olho e a sombra verde com batom – foi um sucesso).

Moda em dois momentos…Quase Tudo, Danuza Leão (descrevendo o final dos anos 50)

***

Em termos imagéticos, a night gira em torno de uma categoria central: o “básico”…. a seleção do guarda-roupa se processa em torno de uma calca comprida de marca, uma camisa pólo, ou uma camisa social que se assente bem no corpo, que não fique largona. Eles estão seguindo o que muitos chamam de “estereótipo-padrão” ou o “padrão- clássico” da night…. Eles se vestem para as: “Mulherzinhas de cabelo alisado, que botam uma roupinha preta coladinha, botam um ‘tomara que caia’ e vão pra boate pra ficar desfilando, esperando os maluco galã, os malucos ricos chegarem nelas” No caso das meninas, a sobriedade e o despojamento chamam mais a nossa atenção. Nas blusas, cores neutras, com predomínio do preto e dos tons pastel; calças ou saias de tecidos grossos como o jeans, sandálias altas e poucos vestidos,. Os penteados são extremamente similares: cabelos longos e lisos com aspecto “escovado”. A maquiagem é leve, com pouco brilho e concentra-se na área dos olhos… A contenção visual e quebrada, somente, pelo uso de grandes brincos dourados ou prateado no formato de argolas. A aparente leveza que podemos apreender desse visual não e sinônimo de despojamento, mas de contenção… …as meninas se preparam muito antes… para ficarem iguais…


Moda em dois momentos… Noites Nômades, Maria Isabel Mendes de Almeida e Kátia Maria de Almeida Tracy, 2003 – Trabalho de Pesquisa sobre adolescentes no Rio de Janeiro

***

Como a moda muda, não?

Publicação: 13 de outubro de 2007

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
a
E por onde tiver sol…

Bom feriado!

Fechar