Vestígios do Futuro: As principais tendências e o espírito do tempo sob análise – Livros de Moda

Vestígios do Futuro: As principais tendências e o espírito do tempo sob análise   Livros de Moda

Dario Caldas, renomado especialista em tendências, acaba de lançar seu mais novo livro: Vestígios do Futuro – Estilos de Vida, consumo e tendências, ótima leitura que traz um apanhado das principais tendências da atualidade, demonstrando com certo distanciamento atemporal, uma análise clara e sucinta das principais questões da nossa época.

A grande sacada do livro foi distanciar o olhar do observador, colocando-o em algum ponto do futuro, para desta forma trazer uma análise mais isenta dos principais movimentos e tendências previstas para os próximos anos.

Quando estamos envolvidos em meio ao turbilhão de acontecimentos do presente, é comum que a visão clara do que realmente está acontecendo, seja comprometida pelo envolvimento emocional, mas ao distanciar o olhar do presente, o autor consegue mapear com bastante sucesso o Zeitgeist, o espírito da época.

Com mais de 30 anos de mercado, Dario Caldas se mostra um pouco cético em relação a intensidade de alguns movimentos e traz de forma bastante surpreendente questões sobre a educação, redes sociais, movimentos andróginos e agêneros, a ditadura do novo, entre muitas outras tendências tão comentadas nos simpósios de moda e comportamento que tentam apontar e captar as direções do futuro do consumo.

A obra expõe ainda reflexões para questionamentos como:

  • O que está por traz da febre dos produtos artesanais?

  • Será o fim da escrita?

  • O que dizer da nova escola?

Independente de você trabalhar com Moda ou não, é sempre importante ter ferramentas que aumentem a percepção da realidade a sua volta, o que leva a questionar movimentos e também ajuda a trazer suas escolhas ao campo da consciência, em vez de simplesmente ser levado pela força da manada.

Uma ótima leitura. Fashion Bubbles recomenda!

“VESTÍGIOS DO FUTURO: ESTILOS DE VIDA, CONSUMO E TENDÊNCIAS” é o novo livro de Dario Caldas

Pode-se afirmar que a matéria-prima de Vestígios do Futuro é uma brincadeira com o tempo: o presente sob análise – este início do século XXI – transforma-se em passado pela ótica do analista, posicionado no futuro; por outro lado, tendências e cenários futuros construídos pelo autor são presentificados na narrativa, como fatos consumados.

O posicionamento do observador-analista em um tempo vindouro não é gratuito e acentua o efeito de distanciamento em relação ao que hoje é considerado atual, novo, “tendência”. Esse estratagema também confere ao autor uma liberdade maior para realizar seus exercícios de interpretação, que passeiam por diversos aspectos do consumo e dos estilos de vida contemporâneos – moda, design, estética, mídias e tecnologia, dentre muitos outros.

A análise se desenrola a partir de um objeto, um fato ou um traço característico do nosso tempo, tomados como sinais que permitem reconstruir, em chave crítica, o contexto no qual se inserem. Na fronteira entre a sociologia das tendências, a semiologia e, por vezes, a própria ficção, o livro resulta em um rico panorama dos principais movimentos da atualidade, sem se furtar ao exercício de risco que é perscrutar o futuro, devendo interessar a todos os que buscam um outro olhar sobre o nosso tempo.

Vestígios do Futuro: As principais tendências e o espírito do tempo sob análise   Livros de Moda

 

O AUTOR

Dario Caldas é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Comunicações. Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais, escritório de consultoria em inteligência estratégica e estudos de mercado, referência na área de pesquisa e análise de tendências de comportamento, sociedade e consumo, em atividade desde 2002. Atua, também, como palestrante e professor, carreira na qual acumula uma experiência de trinta anos, especialmente em cursos de pós-graduação e educação corporativa. Tem outros quatro livros publicados: Homens (organizador, 1997), Universo da Moda (1999), Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências (2004) e A Reinvenção do Tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo (2014).

Vestígios do Futuro: As principais tendências e o espírito do tempo sob análise   Livros de Moda

SERVIÇO

Título: “Vestígios do Futuro: Estilos de vida, consumo e tendências”.
Características: Impresso, 160 páginas.
Autor: Dario Caldas.
Edição: Observatório de Sinais (www.observatoriodesinais.com.br).
Preço de lançamento: R$ 34,90.
Vendas: diretamente no Observatório de Sinais.
Informações: [email protected] | (11) 4304-2848 ou pelas redes sociais.

Vestígios do Futuro: As principais tendências e o espírito do tempo sob análise   Livros de Moda

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 19 de outubro de 2017

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
We Wear Culture – Impressionante acervo de História da Moda é disponibilizado pelo Google

Um projeto ambicioso que promete trazer a história da moda para dentro da sua casa. Esse é o We Wear...

Fechar