Dia das Crianças Sustentável: Canal ensina a fazer brinquedos reciclados gastando quase nada

Canal do Youtube Caseirices Kids oferece alternativa ao consumismo exagerado no Dia das Crianças; utilizando sucatas e objetos fáceis de encontrar em casa, a maker Lara Baptista ensina a fazer miniaturas fofas e acessórios para bonecas de uma forma simples e divertida.

Dia das Crianças Sustentável: Canal ensina a fazer brinquedos reciclados gastando quase nada

O Dia das Crianças é uma das datas campeãs de consumo entre os brasileiros, logo atrás do Natal e Dia das Mães. É comum, nessa época do ano, o canais infantis serem bombardeados com propagandas divulgando um novo brinquedo ou mostrando para a criança que “seu dia está chegando” e ela “merece um presente”. Mas será que o incentivo ao consumo infantil em datas comemorativas faz bem para os pequenos?

Especialistas defendem que, mais importante do que presentear e agradar a criança, é os pais invistam seu tempo livre para passar momentos agradáveis com os filhos, realizando atividades que aflorem ainda mais a criatividade e, consequentemente, estimulem o desenvolvimento.

Pensando nisso, a designer Lara Baptista criou o Caseirices Kids   – maior canal no Youtube de cultura maker infantil da América Latina. Ela ensina crianças e pais a transformarem sucatas, itens descartáveis e materiais encontrados facilmente em casa miniaturas que fazem a criança “viajar” para o mundo da imaginação.

Incentivo ao consumo consciente

A cada semana, o canal traz um novo tutorial para a garotada se divertir enquanto está produzindo as miniaturas. “Diferentemente dos brinquedos comprados em lojas, a criança produz seus próprios brinquedos em casa, com os pais, usando material reciclável. Assim, é possível produzir itens personalizados de acordo com o gosto de cada criança, além é claro de estimular o consumo consciente”, comenta Lara.

A proposta do canal vem de encontro com a tendência global de incentivo ao consumo sustentável. Apesar de o Brasil ainda estar engatinhando nesse sentido, a pesquisa Panorama do Consumo Consciente no Brasil, divulgada em julho pelo Instituto Akatu, apontou que o percentual de consumidores classificados como iniciantes em relação a um comportamento consciente de consumo cresceu 6 pontos percentuais na comparação com o mesmo estudo feito em 2012, passando de 32% para 38%.

“A criança necessita de estímulo constante para o seu desenvolvimento físico e intelectual, e ela não precisa de muita coisa para se divertir. Uma simples caixa de papelão pode virar um carro, navio ou castelo. A imaginação da criança não tem limites. Quando ela é incentivada a produzir seu próprio brinquedo, sente-se importante e aprende que não necessariamente precisa ir a uma loja para comprar um brinquedo caro. É com esse pensamento que formam-se consumidores mais conscientes, não apenas na relação com o dinheiro, mas também com a sociedade”, diz Lara.

Confira tutoriais de brinquedos para se inspirar e tornar o Dia das Crianças da família mais sustentável:

Sala de aula para bonecas (quase 2 milhões de acessos) – O vídeo ensina a criança a fazer uma sala de aula com canudos, palito, papelão, copo plástico (ou de outro material reciclável) e tampa de uma caixa de sapato. http://www.youtube.com/watch?v=txs-NifxqUM

Dia das Crianças Sustentável: Canal ensina a fazer brinquedos reciclados gastando quase nada

Mini Casa de Bonecas (1,1 milhão de acessos) – O vídeo ensina a criança a produzir uma casa para a sua boneca com uma caixa de papelão (pode ser de pasta de dente, remédio ou cosméticos), tinta, papéis para encapar e desenhar acabamento, cola e palitos. http://www.youtube.com/watch?v=raPN40Auy-o

Dia das Crianças Sustentável: Canal ensina a fazer brinquedos reciclados gastando quase nada

Microondas em miniatura (1,2 milhão de acessos) – vídeo ensina a produzir um micro-ondas com caixas pequenas de papelão que tenham abas de fechamento (exemplo: Kinder Ovo), tinta, http://www.youtube.com/watch?v=1yQv_PoAm78

Dia das Crianças Sustentável: Canal ensina a fazer brinquedos reciclados gastando quase nada

Berço para bonecas (1,6 milhão de acessos) – vídeo ensina a fazer um berço para bonecas com papelão, palitos, papel, tinta, durex ou outra fita, cola, algodão e pano. http://www.youtube.com/watch?v=f85SZ_9_kZs

Dia das Crianças Sustentável: Canal ensina a fazer brinquedos reciclados gastando quase nada

Lara Baptista

Sobre Caseirices Kids – Criado em 2015, pela designer industrial Lara Baptista, o portal nasceu com a proposta de transformar sucatas e itens descartáveis dentro de casa, em miniaturas “fofas”. Com tutorias e filosofia DIY ( do it yourself/faça você mesmo), o Caseirices Kids possui mais de 1,8 milhões de assinantes fiéis no seu canal do Youtube e mais de 20 milhões de acessos mensais em todos as plataformas de comunicação (blog, Facebook, Instagram e Youtube). Até hoje, foram mais de 400 vídeos e textos com conteúdos que envolvem montagem de brinquedos, historinhas, novelinhas, cantigas de roda infantil. Entre os vídeos mais acessados, destaque para a Barbierela , com mais de 12 milhões de visualizações em 2018.

Publicação: 5 de outubro de 2018

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Paris Fashion Week Verão 2019 – 6 tendências para apostar já

Os desfiles internacionais estão a pleno vapor e a Paris Fashion Week Verão 2019 confirmou algumas tendências fortes para as...

Fechar