6° ENPModa 2016 – Encontro Nacional de Pesquisa em Moda

6° ENPModa 2016   Encontro Nacional de Pesquisa em Moda

O 6º ENPModa vai ser sediado na EACH-USP de 12 a 14 de abril de 2016, conjuntamente com o Fashion Colloquia

O ENPModa é um espaço de divulgação e ampliação do debate de ideias que permeiam o complexo fenômeno da Moda e suas conexões. É um evento científico de abrangência nacional que engloba produções teóricas, técnicas e práticas de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

Fashion Colloquia foi criado por 4 instituições, conectadas por suas localidades e envolvimento nas quatro principais “Fashion weeks” do mundo: a London College of Fashion – University of the Arts, Londres, Domus Academy – Milão, Institute Français de la Mode – Paris and Parsons the New School for Design, School of Fashion, Nova York.

O Fashion Coloquia será realizado de 11 a 15 de Abril, confira programação, visando atrair uma rica variedade de contribuições de ampla seleção de profissionais – acadêmicos, mídia e indústria – e utilizar estas contribuições para alimentar o repositório internacional de moda sediado pela London College of Fashion, University of the Arts London.

6º ENPModa, que será realizado em São Paulo, na EACH-USP de 12 a 14 de abril de 2016, tem como propósito principal debater, convergir e divergir sobre ideias, pensamentos, reflexões, inquietações e análises do complexo fenômeno da moda em um evento científico de âmbito nacional e que envolve a comunidade que estuda a moda, assim como as suas conexões com outras áreas correlatas.

Em sua sexta edição, o evento se encontra consolidado no cenário acadêmico de moda e os esforços são centralizados para a ampliação dos debates em torno das produções teóricas de professores e pesquisadores, técnicas e práticas de profissionais e de estudantes da área da moda e afins das distintas regiões do Brasil.

Se pensarmos sobre sua importância, impactos e resultados, o 6° ENPMODA tem como importância central o incentivo à produção intelectual relacionada à moda e atenta à realidade social e produtiva em seu entorno. Valoriza os pesquisadores ao oferecer canais de divulgação dos resultados de pesquisas alcançados e proporciona ocasiões de diálogos entre Universidade e sociedade na medida em que abre as portas do evento para o meio empresarial dos setores industriais e comerciais da moda.

Em torno de um mesmo propósito, tanto pesquisadores como empresários, poderão aperfeiçoar o seu fazer educacional e produtivo, o que gerará impactos sociais e econômicos favoráveis ao Brasil. Dessa forma, espera-se como resultados positivos do evento:

• Para a Universidade: maior sintonia entre teoria e prática, capacitando os professores e estudantes de moda ao enfretamento da realidade produtiva, comercial e social de forma otimizada.

• Para a Economia: aperfeiçoamento das técnicas produtivas, comerciais e das preocupações ambientais a partir da inserção adequada do egresso de moda no mercado de trabalho, fortalecendo a compreensão por parte do empresariado da capacidade do profissional de moda de nível superior.

• Para o pesquisador e estudante de moda: incremento na produção do conhecimento relativo à moda pela constante difusão dos resultados e proposição de canais de diálogo eficientes.

• Para a USP: consolidação de seu papel central no cenário nacional de produtora de conhecimento na área de moda, na divulgação nas esferas da graduação e da pós-graduação em Têxtil e Moda, captando interessados.

6° ENPModa 2016   Encontro Nacional de Pesquisa em Moda

HISTÓRICO

Idealizado por uma Instituição de Ensino Superior pública, o ENPModa é herança direta dos esforços empreendidos por professores do Curso de Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG), que idealizaram e realizaram, inicialmente, duas edições do “Encontro Centro-Oeste de Moda (ECOM)”, nos anos de 2009 e 2010. O ENPModa é o resultado desse desafio para compreender a moda no Brasil inicialmente a partir de uma contribuição regional, mas que adquiriu proporção e impacto nacional. O ENPModa teve sua primeira edição realizada no ano de 2011 no campus da UFG e no ano de 2016 terá sua sexta edição e ocorrerá na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

OBJETIVO

Promover a compreensão da moda como campo do conhecimento, assim como a sua articulação com outras áreas/campos do conhecimento, quer seja das ciências humanas, da filosofia, das artes, das letras, das ciências sociais aplicadas e demais campos de conhecimento, proporcionando diálogos inter/trans/ multidisciplinares frutíferos e enriquecedores para o fortalecimento das pesquisas realizadas, estreitando os laços entre universidades e empresas, mercado e consumidores, vida sustentável e esteticamente prazerosa.

PÚBLICO-ALVO

Professores, pesquisadores, estudantes de cursos de pós-graduações (stricto e lato sensu), estudantes de cursos de graduações e profissionais da área da moda, das artes, da filosofia, das ciências sociais (sociologia e antropologia), da história, da psicologia, da semiótica, do jornalismo, da publicidade, da fotografia, da economia, do marketing e do design, dentre outras áreas, que tenham a moda como corpus de investigação e tema de reflexão.

Publicação: 29 de março de 2016

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

DESCONTOS & BENEFÍCIOS

Leia o post anterior:
1º Denim Meeting -2016
1º Denim Meeting/2016 apresenta: “Mudanças do Mercado X Desafios do Crescimento”

A Style WF, empresa de consultoria e comunicação em moda, detentora do portal Guia Jeanswear lança um evento revolucionário para o mercado brasileiro...

Fechar