Afinal, qual será o título de Miss Kate Middleton?

Afinal, qual será o título de Miss Kate Middleton?

***ATUALIZADO***

Primeira plebéia em 350 anos a se casar com um herdeiro do trono inglês, o tratamento dispensado a Kate Middleton até o casamento era de “Miss” (senhorita) Catherine Middleton, ao contrário da sua falecida sogra, Lady Diana Spencer, que era “Lady” por nascimento (seu pai, Edward John Spencer, era Visconde Althorpe, mais tarde Conde Spencer).

Como não tem nenhum título nobiliárquico por direito próprio, seus títulos dependerão daqueles do seu marido, Príncipe William, segundo na linha da sucessão do trono.

Após o casamento, seu título oficial agora é Her Royal Highness Princess William of Wales (Sua Alteza Real Princesa William de Gales). É o mesmo caso de sua falecida sogra, Diana, que embora comumente chamada de Princesa Diana também não era princesa de nascença e seu título oficial era Princess of Wales (Princesa de Gales).

Embora Kate muito provavelmente será chamada “Princess Catherine” pela imprensa, este título oficialmente está reservado apenas às princesas de nascença (caso da filha e algumas netas da rainha) ou se a Rainha Elizabeth tivesse aberto um precedente e a feito “Princess of the United Kingdom“, caso em que poderia então chamada de “Her Royal Highness Princess Catherine” (Sua Alteza Real Princesa Catherine). Neste caso, ela seria princesa por seu próprio direito e seria hierarquicamente superior à esposa do seu sogro Charles, Camilla, que oficialmente é apenas Duquesa.

Como é de praxe, os membros masculinos da realeza  normalmente recebem o título de Duke quando se casam. Como William recebeu o Ducado de Cambridge, Kate assumiu o título de Duquesa e terá também o título de  “Her Royal Highness The Duchess of Cambridge” (Sua Alteza Real Duquesa de Cambridge). Os outros títulos de William são Earl of Strathearn and Baron Carrickfergus.

***

Outra peculiaridade interessante é que embora todos os filhos do rei sejam príncipes, nem todos os netos o são: tradicionalmente apenas os descendentes de um príncipe do sexo masculino podem receber os títulos de príncipe ou princesa. Desta forma, dentre os netos da rainha Elizabeth, Zara Phillips (filha da Princesa Anne) não é uma princesa, mas Beatrice e Eugènie (filhas do príncipe Andrew) o são. Aos filhos de uma princesa, por tradição, são concedidos os títulos de Duque ou Conde, mas os filhos da princesa Anne não receberam a honraria, segundo consta a seu pedido, para que pudessem levar uma vida privada.

As regras são, no entanto, bem obscuras. Enquanto as filhas do príncipe Andrew são princesas, os filhos do príncipe Edward, seu irmão mais novo, não o são. Seus títulos são, respectivamente, Lady Louise and James Viscount Severn. Na prática, o título é concedido de forma discricionária pelo soberano (rei ou rainha).

Toda essa confusão de títulos  resulta na posição que a pessoa ocupará na hierarquia da nobreza: quem em público deverá prestar reverência a quem, assim como a ordem de precedência (quem entra antes de quem). Da forma como as coisas estão hoje, Kate é hierarquicamente inferior a Camilla, e ambas estão abaixo da Princesa Anne. Quando estiver sem a presença do marido, Kate deverá prestar referência às netas da rainha que forem princesas “de sangue”, já que seu título pessoal é “apenas” Duquesa de Cambridge”.

***

Quando o Príncipe Charles tornar-se rei (sabe-se lá Deus quando…), William será “promovido” a Príncipe de Gales e Kate será então a Princesa de Gales, título que foi da falecida Princesa Diana e que hoje pertence à segunda esposa do Príncipe Charles, Camilla Bowles. Camila, no entanto, nunca usou este título, preferindo o de Duchess of Cornwall (Duquesa da Cornualha), título que lhe cai como uma luva e que também será transferido a Kate quando esta se tornar Princesa de Gales.

Quando o Príncipe William tornar-se rei, Middleton será então a Rainha Consorte – “Consorte” é o título oficial dado ao cônjuge do monarca – e será então conhecida como Queen Catherine (Rainha Catherine). Entretanto, ela não faz parte da linha de sucessão e caso algo aconteça a William, o trono passa para seu primeiro filho, ou na ausência de um, para o Príncipe Harry, irmão mais novo de William.

No momento, o título oficial de Kate (e o que determina sua posição na hierarquia palaciana) é “Catherine, Duchess of Cambridge”, mas chamá-la de “Princess Catherine” embora não seja oficial não é incorreto, porque sendo casada com um príncipe, ela é uma princesa, já que as esposas recebem os títulos do seus maridos.

Publicação: 28 de abril de 2011

Tudo sobre:

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
principe-william-e-kate-middleton-b05f
Músicas que serão tocadas no casamento William & Kate

Aos poucos estão sendo divulgados alguns detalhes do casamento do Príncipe William e Kate Middleton. Sobre o vestido reina o...

Fechar