CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual

CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual

Abrace esta causa!

Informar para Educar, Educar para Prevenir – Este é o lema da  Childhood Brasil (Instituto WCF-Brasil) que se dedica a proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual, desenvolvendo e apoiando programas que informam a sociedade sobre o problema, orientam e articulam esforços dos diferentes setores para uma prevenção mais eficaz, e geram oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de risco se desenvolvam como cidadãos dignos, produtivos e felizes. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é cuidar do futuro!

Saiba mais sobre o trabalho e os resultados desta causa:

A CHILDHOOD BRASIL é o braço nacional da World Childhood Foundation (Childhood), organização criada em 1999 por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia com a missão de defender os direitos da infância e promover melhores condições de vida para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o mundo. Além do Brasil, a Childhood possui escritórios na Alemanha, Estados Unidos e Suécia, tendo apoiado mais de 500 projetos em 16 países.

O foco de atuação da CHILDHOOD BRASIL é a proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual, fenômenos multicausais que só podem ser solucionados de forma eficaz por meio de ações integradas entre Governos, empresas, organizações sociais e sociedade em geral.

Acreditando nesses valores, a CHILDHOOD BRASIL desenvolve programas próprios de abrangência regional ou nacional e apoia projetos em comunidades. Por meio de 17 programas e 63 projetos, a organização já beneficiou mais de 1,1 milhão de crianças, adolescentes, jovens, famílias, profissionais e gestores de governos e de organizações da sociedade civil.

Os projetos apoiados e os programas desenvolvidos pela CHILDHOOD BRASIL estão agrupados em quatro grandes eixos estratégicos:

  • PactAção – Desenvolver iniciativas e mobilizar os diferentes setores para agir em favor da causa
  • FormAgente – Formar profissionais como agentes de proteção de crianças e adolescentes e como multiplicadores
  • Lei na Prática – Contribuir pela garantia do direito à proteção especial
  • Comunica Brasil – Trabalhar a comunicação como estratégia de informação, educação e mobilização

Conheça as principais iniciativas:

CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual

Imagem via blog Coisas de Maria

Lançado em novembro de 2006, o Programa Na Mão Certa propõe um conjunto de ações integradas envolvendo os três setores da sociedade para uma ação mais abrangente e eficaz contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. O Programa foi criado a partir de pesquisa feita com caminhoneiros de todo o país e propõe um Pacto Empresarial, que já conta com mais de 730 signatárias.

  • Programa Refazendo Laços

Para fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência em São José dos Campos (SP), a CHILDHOOD BRASIL realiza, em parceria com o poder público, o Programa Refazendo Laços. Desde 2005, quando foi lançado, o Programa já capacitou mais de 450 agentes públicos para atender e encaminhar casos de violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes de forma qualificada e integrada. Em 2007, tornou-se uma política pública de prevenção e proteção integral às crianças, adolescentes e famílias em situação de violência doméstica e sexual em São José.

O Programa Refazendo Laços serve como modelo para outras iniciativas da Childhood pelo Brasil, entre elas os Projetos Laços da Rede e Redes de Proteção na Educação (SP), o Projeto Tecendo a Rede (Juruti/PA), a Parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e o Termo de Cooperação com o Estado de Pernambuco (184 municípios abrangidos).

  • Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

A CHILDHOOD BRASIL promove, em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI, o Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, que premia projetos de pauta na temática do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A 5ª edição do Concurso, a primeira com expansão para a América Latina, teve 120 projetos inscritos. A premiação contribui para a ampliação e qualificação da cobertura de imprensa nacional sobre violência sexual infantojuvenil, informando e sensibilizando a sociedade sobre o tema.

  • Outras iniciativas

A CHILDHOOD BRASIL também apoia iniciativas no âmbito do turismo sustentável, por meio de parcerias com empresas do setor e do incentivo à adesão ao Código de Conduta Ética no Turismo contra a Exploração Sexual Infantojuvenil; fomenta normas, políticas públicas e práticas que interrompam o ciclo de violência perpetrado contra crianças e adolescentes em processos judiciais por meio de Depoimento Especial e tem investido na prevenção e enfrentamento do chamado “abuso on-line” e pornografia infantil na Internet, tendo lançado a cartilha “Navegar com Segurança”.

Com sede em São Paulo – capital, a CHILDHOOD BRASIL é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos. Conheça o relatório de atividades 2008 / 2009 e publicações da CHILDHOOD BRASIL no site www.wcf.org.br.

Veja números da causa e resultados do trabalho da CHILDHOOD BRASIL

Para apresentação completa clique aqui.

CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual

CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual

CHILDHOOD BRASIL e a proteção da infância contra a violência sexual

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Informações: Bárbara Mayumibarbara.mayumi@inpresspni.com.br

Coordenação: Célia Nogueiracelia.nogueira@inpresspni.com.br

www.inpresspni.com.br

*Imagem inicial via blog Voluntários em Ação

Publicação: 9 de agosto de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
renan_chic
Renan Grassi é o vencedor do reality show Colírios Capricho

Renan Grassi durante o programa. Foto: Site oficial Chegou ao fim o reality show Colírios Capricho. Em parceria com a MTV,...

Fechar