Degustação de Vinhos – Linha Errazuriz 1870: tradição e custo-benefício

Degustação de Vinhos   Linha Errazuriz 1870: tradição e custo benefício

Degustação informal de lançamento da linha Errazuriz 1870, com a presença de Sebastian Ramirez, diretor da vinícola

O Fashion Bubbles foi convidado pela Vinci, considerada uma das melhores e mais premiadas importadoras de vinhos do país, para conhecer os lançamentos para o mercado brasileiro da Vinícola Errazuriz que está entre as pioneiras do Chile.

Fomos conhecer  a Errazuriz 1870, linha de entrada que traz rótulos acessíveis para a mesa. São vinhos “estudados” por esta que é a terceira vinícola mais antiga do Chile, cuja história remonta ao ano de 1870.

Com bom custo-benefício, a Errazuriz 1870 tem assinatura de Francisco Baettig, eleito melhor enólogo do ano em 2011, pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos e do Vinho do Chile, a série traz tintos e brancos expressivos e fáceis de gostar.

Foram degustados quatro vinhos da linha 1870 que a Vinci trouxe para o Brasil, além de outros destaques da vinícola:

  • 1870 Reserva Sauvignon Blanc 2015
  • 1870 Reserva Chardonnay 2015
  • 1870 Reserva Cabernet Sauvignon 2014
  • 1870 Reserva Carmenère 2014
  • Errazuriz Estate Series Pinot Noir 2013
  • Errazuriz Estate Series Syrah 2014
  • Errazuriz Max Reserva Carmenère 2014
  • Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvignon 2011

Degustação de Vinhos   Linha Errazuriz 1870: tradição e custo benefício

O nome 1870 é o ano de fundação e uma homenagem ao pioneirismo da Errazuriz, que desde o século XIX é destaque no país em matéria de produzir vinhos

Brinca-se que a Errazuriz se sustenta na tradição, mas também na modernidade, trazendo  ousadia para encontrar a boa combinação de terroir e uvas – o resultado destes rótulos mostra justamente isso. Um vinho simples e honesto, para ser consumido no dia a dia. Preços a partir de R$ 65,00.

Já, para ocasiões um pouco mais requintadas recomendo o Errazuriz Max Reserva 2012 Carmenere.

A vinícola Errazuriz fica na região de San Felipe, no Chile e, é considerada, pelo TripAdvisor como o passeio NÚMERO 1 da região!

O site da vinícola lhe permite fazer um Tour360 para conhecer um pouco da propriedade e da arquitetura preservada que hoje integra também elementos super modernos.

Confira fotos da degustação da Errazuriz 1870

Saiba mais sobre a Vinícola Errazuriz

Degustação de Vinhos   Linha Errazuriz 1870: tradição e custo benefício

A história da Viña Errazuriz começa pelas mãos de Don Maximiano Errazuriz, que antes de fundar a viña já era um rico homem de negócios, sócio de uma empresa produtora de cobre que chegou a ser responsável por um 1/3 da produção global desse minério. Em 1870, seguindo uma tradição familiar, Don Maximiano resolveu comprar terras para plantar vinhas. O lugar escolhido foi Panquehue, uma pequena vila situada 100Km ao norte de Santiago, numa região conhecida como Valle de Aconcagua. Nascia assim a Viña Errazuriz.

Diferentemente de outras famílias da época, que preferiram plantar suas vinhas nas planícies do Valle do Maipo ou do Valle de Colchagua, Don Maximiano resolveu apostar no Valle de Aconcagua, uma região com maior variação de relevo e de microclimas. Essa decisão mostrou-se acertada, uma vez que a atual Viña Errazuriz é focada em explorar essa variação, procurando elaborar vinhos mais expressivos em função das diferenças de terroir.

Atualmente a Viña Errazuriz é administrada por Eduardo Chadwick, descendente direto de Don Maximiano, a sexta geração no controle dos negócios. Visionário, Eduardo Chadwick, ao invés de seguir o modelo das vinícolas da Califórnia e da Austrália como a maioria das bodegas chilenas, procura espelhar-se nos melhores produtores de Bordeaux.

Ele também expandiu os negócios criando outros projetos: o Seña, iniciado numa parceria com Robert Mondavi; Arboleda, o projeto pessoal de Eduardo; e finalmente o Viñedo Chadwick, o vinho ícone produzido com uvas do Vale do Maipo. Todas essas marcas possuem uma filosofia diferente, com investidores distintos e equipes próprias de enologia, mas compartilhando a mesma unidade de produção em Panquehue. Com isso as equipes técnicas mantém uma boa integração, formando um grande time.

Vale lembrar que a família Errazuriz está enraizada na história chilena, basta lembrar que seus membros já constituíram quatro presidentes da república, além de inúmeras figuras de importância cultural e econômica.

Degustação de Vinhos   Linha Errazuriz 1870: tradição e custo benefício

Foto via Revista Adega

Por Charles Schweitzer (@schweitzer1977) na crônica semanal: O Vinho que bebi essa semana.

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Degustação de Vinhos   Linha Errazuriz 1870: tradição e custo benefício

Salvar

Salvar

Salvar

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Publicação: 11 de julho de 2016

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Moda e Consumo: Reflexões – A moda como objeto de estudo

Atualmente vivemos a Era do Consumo. A contemporaneidade é marcada fundamentalmente pelas relações entre indivíduo, sociedade, signos e mercadorias. A...

Fechar