Dez dicas para fazer compras online sem erros nem arrependimentos

Dez dicas para fazer compras online sem erros nem arrependimentos

Pra muita gente, se locomover, enfrentar trânsito, pagar estacionamento e ficar horas procurando um produto pode ser bastante cansativo. É por isso que as compras online têm seu lugar garantido no coração de muitos por aí. Entretanto, mesmo online, é preciso saber fazer compras conscientes para não cair em algum erro – que podem ser muitos.

1)Você realmente amou o produto?

Antes de achar que essa é uma pergunta boba, reflita: você realmente amou o produto ou está sob alguma influência? Essa influência pode ser uma matéria sobre tendência que você acabou de ler – não é porque está na moda que você precisa ter e amar determinada coisa. Ou de repente você viu uma celebridade arrasando com aquela peça – isso também não te obriga a amar e comprar qualquer coisa.

2)Vai te servir?

Fique atento às medidas. Tenha sempre uma fita métrica por perto. Leia os comentários de quem já comprou aquilo. Se tiver alguma dúvida, não compre. Não vale a pena gastar dinheiro com alguma coisa que não vai ficar confortável em você.

Dez dicas para fazer compras online sem erros nem arrependimentos

Você também pode gostar de: VAMOS FALAR SOBRE CONSUMO CONSCIENTE E MODA SUSTENTÁVEL?

3)Você tem condições financeiras para comprar isso?

Não se meta em encrencas por conta de compras compulsivas. Nenhuma grife justifica um saldo negativo ou uma dívida no cartão de crédito.

4)Tem coisa melhor para gastar seu dinheiro?

Essa pergunta também é importante. Pare pra pensar: de repente tem aquela viagem que você sempre quis fazer, aquele curso que você está de olho faz tempo ou qualquer outro sonho que você fica adiando por falta de grana. Será que se você repensar boa parte de suas compras você não conseguiria finalmente fazer aquilo que você sempre teve vontade?

5)Você precisa disso?

Sério. Precisa mesmo? Pergunte-se sempre: você vai usar isso mais de uma vez? Essa peça vai dar um up no seu closet? Às vezes você pode achar que precisa de uma coisa, mas lembre-se que você já sobreviveu bastante tempo sem ela – de repente pode continuar sobrevivendo.

Dez dicas para fazer compras online sem erros nem arrependimentos

Você também pode gostar de: UM CASAMENTO PERFEITO – DICAS PARA MONTAR SITE E CHECK LIST SALVA NOIVAS PARA QUEM ESTÁ ORGANIZANDO O CASAMENTO

6)Você já tem um?

Às vezes tem aquela peça básica que você adora e usa sempre, então é sempre bom ter mais de uma para garantir. Só que é preciso tomar cuidado para isso não passar dos limites. Avalie se você realmente está precisando de mais uma.

7)Você tem pelo menos três looks que combinam com essa peça?

Você pode achar uma peça incrível, mas às vezes ela não está em harmonia com o seu estilo. Antes de comprar, pense com o que você pode usar aquilo e em qual situação. Não compre uma coisa que vai precisar de mais outras três compras para dar certo.

Dez dicas para fazer compras online sem erros nem arrependimentos

8)É por que o preço está bom?

Grande cilada. Muitas – reforço: muitas – vezes compramos alguma coisa só porque está em promoção. “Leve três, pague dois”, “Até 70% OFF”, “descontos progressivos” e “mil vezes sem juros” só te levam a gastar dinheiro e acumular coisas que não são realmente necessárias.

9)Está em boas condições?

Essa pergunta vale para compras em brechós ou sites de usados. De repente você achou aquela bolsa Chanel que sempre quis, o preço está ótimo, mas parece que ela acabou de voltar da guerra. Respire fundo e deixe essa bolsa curtir a aposentadoria dela.

10)Você está comprando com os seus sentimentos?

Pode parecer estranho, mas muita gente usa as compras como válvula de escape – assim como algumas pessoas comem ou bebem quando estão tristes, outras fazem compras, muitas vezes desnecessárias. Se for esse o caso, guarde o cartão de crédito e ligue para uma amiga, vale muito mais a pena!

Fotos: Pinterest e We Heart It

Gostou? Passe em nosso Instagram e segue a gente @fashionbubblesoficial

Publicação: 27 de abril de 2016

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Macacão do Verão 2017 na SPFW – Confira modelos que foram destaques nas passarelas

O macacão caiu no gosto da brasileira e está entre as peças-chave do Verão 2017. A edição 41 do  São...

Fechar