Dragão Fashion Brasil retorna ao ninho de origem para celebrar 15 anos de Centro Dragão do Mar Arte e Cultura

Dragão Fashion Brasil retorna ao ninho de origem para celebrar 15 anos de Centro Dragão do Mar Arte e Cultura

De 13 a 18 de abril de 2013, o maior e mais relevante evento de moda autoral amplia os horizontes e dilui as fronteiras para promover uma grande celebração à cultura do Ceará.

Uma década e meia após ter sido criado, o Dragão Fashion Brasil (DFB) volta ao local das primeiras edições do evento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza (CE). Em sua 14ª edição, o DFB apresenta uma programação vasta que pretende discutir os rumos, apontar tendências e, principalmente, tentar traduzir, em forma de moda e manifestações artísticas, a importância dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Tendo como ponto de convergência nada menos que 30 desfiles de marcas cearenses, nacionais e internacionais, o DFB promove a discussão da moda como fator relevante para o desenvolvimento da economia e da cultura do Ceará- afinal, somos um dos principais polos têxteis brasileiros e o Dragão Fashion Brasil, desde 1999, atua como antena e plataforma de lançamento de novos e consagrados talentos do setor.

O SÉCULO DO DRAGÃO

Para a celebração ser completa, o DFB toma o CDMAC como cenário, também, para a celebração do ano que dá início aos festejos em homenagem ao centenário de morte do jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar e herói da luta abolicionista no Ceará*

* Líder de uma comunidade de jangadeiros, Chico engaja-se no movimento abolicionista em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do País. Por sua bravura, Chico da Matilde passou a ser chamado de Dragão do Mar.

O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC Dragão do Mar) servirá de cenário para uma das salas de desfiles mais disputadas do evento: dedicada tanto ao concurso de Novos Talentos quanto à apresentação de criadores emergentes.

Em 2013, as salas de desfiles do DFB ganham o nome das três obras que compõem a trilogia indigenista do escritor cearense José de Alencar:

 

1. Iracema

2. Guarani

3. Ubirajara

Completando a lista de celebrações, o DFB inicia suas atividades com um grande show no dia 13 de abril, em homenagem aos 287 anos da cidade de Fortaleza. O show de um grande artista popular, acontecerá na Praça Verde e marca o início da programação de desfiles, palestras, workshops e apresentações artísticas, que compõem a edição 2013 do DFB.

 Dragão Fashion Brasil retorna ao ninho de origem para celebrar 15 anos de Centro Dragão do Mar Arte e Cultura

BICHO DE 7 CABEÇAS

Um dos maiores desafios do Dragão Fashion Brasil 2013, é servir como elemento de convergência de vários segmentos em torno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Ao abranger diversas manifestações artísticas, culturais e comerciais, o DFB alia cultura a indústria, artesanato ao design, pensamento estratégico a criação.

Por isso, a ideia de encarar o próprio evento como um “bicho de sete cabeças” sinaliza as ramificações do DFB em prol dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Através de 7 segmentos, diversos aspectos da cultura cearense e do pólo de moda do Estado, encontram voz e ressonância:

1. MODA

• 3 salas de desfiles (duas externas e uma ocupando o espaço do Museu de Arte Contemporânea – MAC).

• 30 desfiles assinados tanto por criadores cearenses quanto por estilistas e marcas de outras regiões e da Europa

• 1 fashion show na Praça Verde irá unir moda e música, transformando o palco na passarela para o desfile de encerramento do evento, no dia 18/04, com apresentação da Riachuelo.

• Realização da segunda edição do “Reality Project com Jum Nakao”, um work in progress com exibição aberta ao público na casa de vidro junto a kza do dragão mostrando as diferentes etapas de realização de uma coleção de moda tendo como cenário uma confecção-modelo, instalada na própria área do evento e transmitida online durante os cinco dias de DFB. A ação é correalizada pelo Senac-CE.

2. DESIGN

• Pela primeira vez no Ceará, o Ministério da Cultura realiza o Seminário Nacional de Moda, que pretende formular estratégias para o segmento em seus mais diversos âmbitos. O Seminário fará parte de programação do DFB e acontecerá nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com correalização do mesmo

• Para fomentar a informação e a capacitação de profissionais do setor, o DFB realiza uma nova edição do ciclo depalestras e workshops Dragão Pensando Moda, correalizado pelo Senac-CE.

• Espaço do Design – coordenado pelo Senai-CE, congrega e expõe o trabalho de jovens talentos do design e da indústria cearense.

3. ARTE

• Exposição “A Hora do Brasil por Jum Nakao” – registro completo do “Reality Project” performance que reuniu diversos criadores cearenses ao estilista paulista Jum Nakao, gerando uma aclamada coleção, inteiramente executada ao vivo, durante os DFB 2012.

• Exposição “Ateliê Criativo” com realização do Sebrae-CE.

• Mobiliário Urbano – Artistas plásticos cearenses convidados customizarão, ao vivo, os bancos do Centro Dragão do Mar a exemplo de instalações como a “Cow Parade”, em performances diárias.

 Dragão Fashion Brasil retorna ao ninho de origem para celebrar 15 anos de Centro Dragão do Mar Arte e Cultura

4. CULTURA

• Estímulo aos artistas populares, com performances acontecendo em todo o entorno do Centro Dragão, durante todas as noites de evento, em paralelo aos desfiles.

• Evento especial para convidados irá celebrar o Ano do Brasil em Portugal, com presença de autoridades de ambos os países com a intenção de aumentar o intercâmbio cultural de moda entre os 2 países, assim como está sendo realizado com o mesmo intuito pela câmara de moda italiana.

5. GASTRONOMIA

• Dinner lounges, com menus interpretados por grandes chefs da gastronomia local. Profissionais dos restaurantes do entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura serão capacitados, durante workshops com esses chefs, em ação correalizada em parceria com o Senac-CE e Sebrae-CE. Durante os cinco dias de evento, os restaurantes ganham ambientação diferenciada, ganhando os contornos de um boulevard urbano e cosmopolita.

 

6. MEMÓRIA

• DFB: 15 – exposição interativa reunindo peças de vestuário, fotos e vídeos que narram os 15 anos de moda popular brasileira sob os olhos do Dragão Fashion Brasil.

• A memória do jangadeiro Chico da Matilde, o Dragão do Mar, é tema do Concurso de Novos Talentos do DFB: “Onde há fumaça, há fogo”, ressaltando o poder criativo, o compromisso com a renovação e a luta pela liberdade de expressão.

 

7. BUSINESS

• Vila Fashion Arts – correalizada pelo Sebrae-CE, é uma verdadeira feira de artes integradas, com ambientação diferenciada, reunindo artesãos de todo o Ceará para comercializar seus produtos.

• K-za do Dragão – a marca oficial do Dragão Fashion Brasil reúne artesanias de diversas comunidades do Ceará e do Nordeste e também ganha ponto de venda durante o evento.

TUDO AO MESMO TEMPO

Para o criador do Dragão Fashion Brasil, Cláudio Silveira, o objetivo é ocupar o maior número possível de espaços no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dessa forma, as diversas manifestações culturais promovidas durante o DFB integram-se tanto à paisagem urbana quanto ao próprio pulsar do entorno do centro cultural.

Plural como o próprio Centro Dragão do Mar, o DFB propõe novas maneiras de olhar-vivenciar-experimentar o intenso caldeirão cultural que compõe este grande marco para as artes, o entretenimento e o turismo no Ceará.

É um festival que vai além da moda para encontrar-se com a própria história cultural do estado.

 

DRAGÃO: 15

Dragão Fashion Brasil 2013

15 Anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Início das Comemorações do Centenário de Morte do Jangadeiro Dragão do Mar

De 13 a 18 de abril

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza(CE)

Atendimento à imprensa nacional:

DOIS.COM – Comunicação & Estratégia

Publicação: 27 de fevereiro de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Homens de barba – Um estilo de vida que traz de volta a virilidade

Nos últimos tempos os barbudos invadiram editoriais de moda, catálogos, propagandas e até o cinema, entre muitos outros meios de...

Fechar