Editora Memória Visual lança guia de ateliês de moda do Rio de Janeiro

Editora Memória Visual lança guia de ateliês de moda do Rio de Janeiro

Reunir em um mesmo lugar informações dos ateliês mais relevantes do Rio: esse é o intuito de Marina Ivo, que durante dois anos de pesquisa visitou mais de 100 ateliês. Com 80 endereços, o livro reúne desde estilistas especializadas em moda praia até em vestidos de noivas. Ateliês de sapatos, jóias e bijuterias também são destaque no livro, que traz uma opção alternativa ao consumo massificado das grandes marcas e shoppings da cidade. “A moda de ateliê é mais artesanal e personalista. Esses lugares têm uma atmosfera intimista e trazem um gostinho das modistas e costureiras de antigamente. Normalmente, o cliente é atendido pela própria estilista”, explica a autora.

Nomes consagrados como Adriana Barra, Antonia Bernardes, Isabela Capeto, Marta Macedo e Carlos Tufvesson marcam presença. Há também um pessoal novo e cheio de gás que vem renovando a moda carioca como Carol Hungria, Carol Nasser, as irmãs Juliana e Ana Beatriz Suassuna da Muggia e Daniela Hoory do Gaina. O guia tem o objetivo de mostrar quem é quem, o que fazem e onde estão.

“Durante esses dois anos, percebi que os ateliês são os bastidores da moda, o começo de tudo. Eles são o início do trajeto de muitos estilistas e também fornecedores de grandes marcas. Não se pode desprezar a sua relevância econômica, os ateliês formam novos empreendedores e levam a moda carioca para países como França, Estados Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Japão”, conta a jornalista, cuja principal motivação para escrever o guia foi popularizar esses lugares secretos.

São quatro capítulos que reúnem bairros vizinhos da cidade: Leblon e Ipanema; Copacabana, Botafogo e Humaitá; Jardim Botânico e Gávea; e Outros Bairros. No início de cada um, há sugestão de roteiro para passeios de um dia inteiro, destacando os endereços mais quentes e dicas de restaurantes para tomar café da manhã e almoçar, além disso, cada ateliê vem com uma dica de guloseima. Torta de morango da confeitaria Kurt, brigadeiro da Colher de Pau, suco de frutas silvestres do Bibi Sucos e picolé de tangerina do Sorvete Itália são algumas das dicas.

O Guia de ateliês de moda do Rio de Janeiro, publicado pela Memória Visual, é o segundo de uma série de títulos que tem a cidade como pano de fundo. O Guia de brechós foi o pioneiro da coleção. O objetivo é ajudar os amantes da moda na aventura que é visitar endereços mais descolados da cidade.

O coquetel de lançamento acontecerá no dia 23 de novembro, terça-feira, às 19 horas na Blooks Livraria (Praia de Botafogo 316, dentro do cinema Artplex).

Editora Memória Visual lança guia de ateliês de moda do Rio de Janeiro

Sobre a autora

Marina Ivo é formada em jornalismo pela UFRJ e cursou pós-graduação em Marketing pelo Instituto Coppead da mesma instituição, atualmente trabalha com assessoria de comunicação nas áreas de entretenimento e esporte. Já atuou também na divulgação de vinícolas, restaurantes e eventos culturais.

Publicação: 18 de novembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
ONBONGO-CATALOGO-INFANTIL-03-450x224
Onbongo oferece linha surfwear para crianças

A Onbongo que atende o mercado de surfwear há 22 anos lançou há quase um ano a sua versão kids....

Fechar