Faça você mesmo – Livro ensina a fazer 15 peças com “Um Pedaço de Tecido”

Faça você mesmo   Livro ensina a fazer 15 peças com Um Pedaço de Tecido

O nome já diz tudo: “Um Pedaço de Tecido”. O livro recém lançado da estilista Lena Santana ensina várias maneiras simples de costurar. A publicação traz moldes descomplicados e de fácil manuseio e apresenta técnicas de costura com explicações detalhadas. São 15 peças feitas apenas com um pedaço de tecido

Lena explica que a proposta do livro é traduzir um estilo de vida adotado por várias mulheres no mundo todo. “Na Europa, no Brasil, nos EUA, as mulheres se desdobram e tomam conta da casa, dos filhos , fazem comida e trabalham. E ainda têm que cuidar de si. Por isso estamos retomando hábitos de nossas mães e avós”.

Os projetos são de autoria da própria estilista e podem ser executados por qualquer pessoa, mesmo sem experiência em costura. O livro pensa também na sustentabilidade e estimula o uso de retalhos e a reciclagem de tecidos.

Leia a entrevista que a autora concedeu ao Portal Terra:

Terra – Você criou os modelos de roupas do livro especialmente para o projeto?

Lena Santana: Sim. Quando a editora se aproximou de mim dizendo que gostava do meu trabalho, comecei a pensar em coisas parecidas com o que fazia, mas mais simplificadas. Criei uma guarda-roupa de 15 peças para uma mulher moderna. São peças como vestidos, saias, blusas, biquínis, bolsas, que podem ser reproduzidos de várias cores e formas a partir de um mesmo molde. E as roupas ficam mesmo com a cara que têm no livro.

Leitores de todo o mundo, mesmo os sem experiência com costura, elogiam o livro dizendo que ficaram surpresos quando conseguiram reproduzir de maneira fácil as roupas. Qual o segredo?

Aprendi a fazer roupas de maneira simples e também dou aula, inclusive para pessoas que nunca fizeram nada em moda. Então ensino como aprendi a fazer. Desenvolvi uma técnica própria devido à dislexia. Geralmente, as pessoas pensam num molde e eu faço o contrário, construo no manequim e depois faço o molde. A técnica consiste em dobrar, cortar e pronto. Com ela dá para fazer bainha de calça, apertar blusas, mudar o acabamento de uma roupa, como tirar as mangas. É baseada no moulage, de construção da roupa no manequim.

O que tem a ver a dislexia?

Descobri que era disléxica quando fui fazer faculdade em Londres. Não entendia moldes planos e todas as contas. Passei a usar “draping” (moulage, em inglês), técnica usada pelas melhores marcas francesas do mundo. Hoje dou aula na mesma faculdade onde me formei, uma das melhores de Londres, e tenho muitos alunos disléxicos. Muitos artistas são assim, pois têm pensamento abstrato e não seguem conceitos acadêmicos.

Sustentabilidade é hoje tema em alta também no mundo da moda. Acha que é um caminho viável para o segmento?

Na Europa se fala muito nisso. Grandes marcas comerciais, como a Vivienne Westwood, têm linhas feitas apenas com materiais reciclados. Não quer dizer que são coisas velhas reaproveitadas, mas roupas feitas com tecidos antigos, que nunca foram usados. No Brasil, há muita matéria-prima de qualidade, orgânica, reciclada a partir de materiais como PET, e se transformou em algo viável, mas que ainda são muito caras para serem exportadas. Mas hoje até a China se rendeu a isso e há empresas que produzem apenas tecidos feitos com materiais sustentáveis.

De onde vêm os tecidos que usa nas suas roupas?

Faço uma grande pesquisa de mercado para consegui-los e geralmente saio de Londres para buscar materiais. As pessoas me ligam dizendo que têm tal tecido, me mandam imagens e, se gosto, reservo e vou buscar.

Clique aqui para ler a matéria completa no Portal Terra.

Faça você mesmo   Livro ensina a fazer 15 peças com Um Pedaço de Tecido

Fotos: R7

Publicação: 20 de dezembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Naturella Noturna com Abas 16 unidades
Sorteio no Fashion Bubbles – Naturella com camomila é o primeiro absorvente higiênico voltado para o cuidado da pele

* Sorteio Realizado * Reconhecida mundialmente como uma empresa que investe em pesquisas e desenvolvimento de produtos inovadores, a Procter...

Fechar