Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha. Foto:
Flickr

Estamos na metade de julho e uma boa surpresa ainda pode aparecer. O que você faria se soubesse da possibilidade de tirar férias ou alguns dias de folga? A falta de tempo para o planejamento de uma viagem pode ser um problema … Por isso, o que fazer para não perder a oportunidade e conseguir fazer uma viagem de última hora?

As opções podem ser descartadas por questões financeiras, de tempo, dificuldade nas reservas e passagens aéreas. Dessa forma, vale a pena pensar em alguns pontos antes de sair pesquisando sem nenhum critério.

Lembre-se de que enquanto no hemisfério sul estamos no inverno, os países do norte gozam do verão. A região do Caribe e o sul dos Estados Unidos já iniciaram a temporada de furacão e tempestades tropicais, no nordeste brasileiro está tudo muito caro e Buenos Aires pode estar lotada de brasileiros. O que fazer então?

Não há dúvidas de que as agências de turismo, apesar de proporcionar todo o conforto, podem oferecer osmesmos pacotes, mesmos destinos, mesmos hotéis e mesmos passeios. São exemplos: Bariloche e o festival de inverno, Buenos Aires por 4 dias com show de tango e New York para arte, cultura e compras.  Eu mesmo estive em Cancun há alguns meses e testemunho a beleza das águas Caribenhas e o conforto da maior concentração de hotéis de luxo… Estes destinos realmente são maravilhosos, mas por que não pensar além das rotas tradicionais?

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Planejar é fundamental, mesmo que de última hora. Foto: Getty Images

Antes de planejarmos juntos, precisamos saber algumas informações importantes:

1. Quem viajará? – Uma pessoa, casal, com amigos, família, crianças?
Viajar sozinho pode ser mais fácil na hora de encontrar reservas e de fazer a programação, enquanto que para viajar com uma família grande e crianças pequenas é necessário pensar melhor na logística, no orçamento e nos programas.

2. Quando tempo disponho? – Acho que não vale a pena ir à Europa nessa época do ano para ficar apenas 5 dias, uma vez que o fuso-horário não está a nosso favor. Qualquer voo noturno chega no final da tarde do dia seguinte e se levarmos em consideração conexões, transfer e check-in no hotel, um dia já foi perdido. No retorno não será diferente, pois o check-out dos hotéis é feito às 13hs e é necessário chegar ao aeroporto com 2 horas de antecedência. Ou seja: outro dia perdido! Portanto, leve isso em consideração.

3. Quanto tenho disponível para gastar? Pensar na parte mais sensível do corpo (o bolso) é também importante. É verdade que sempre podemos fazer uma viagem bem econômica e passagem aérea pode ser paga em até 12 vezes, mas os hotéis exigem pagamento na saída. Quando fazemos nossos cálculos, muitas vezes esquecemos de despesas extras como taxas de aeroportos. Um exemplo é o aeroporto de Buenos Aires, que tem uma taxa muito cara. O transfer para o hotel pode ser caro também, uma vez que nem todas cidades possuem infra-estrutura de transporte como Estados Unidos e países da Europa.

4.  O que espero da viagem? Agito ou descanso (R&R – rest and relax); cidade pequena ou cosmopolita, roteiro cultural ou sossego, praia ou montanha, frio ou calor? Fazendo-nos essa pergunta podemos eliminar muitos destinos para nos focar em lugares interessantes para nosso momento. Tendo tudo isso em vista, sugiro alguns roteiros nacionais e internacionais.

Roteiros – Brasil

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Lago Negro, Gramado (RS). Foto: Flickr

Sul

As Serras Gaúchas oferecem bons hotéis e excelente gastronomia. Gramado, Canela e Bento Gonçalves têm região dos vinhos, canions e templo budista, dentre outras atrações. Para mais informações, acesse: http://www.igramado.com.br. Os litorais gaúcho e catarinense podem ser redescobertos e o passeio pode ser feito de carro alugado ou de ônibus. De Torres a Camboriú, passando por Florianópolis e Bombinhas você encontrará as mais belas paisagens do sul do Brasil. Nessa região, é possível alugar casas ou apartamentos para temporadas. Esse pode ser um bom programa mesmo no inverno, já que os preços são mais baratos e há menor concentração de turistas.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Foto: Flickr

Sudeste

São Paulo
Capital –
Aqueles que planejam visitar a cidade de São Paulo poderão desfrutar de uma programação cultural variada, excelente gastronomia e compras nos Shopping Center, no bairro Bom Retiro, nas ruas Oscar Freire  e 25 de Março. Pode-se fazer um circuito cultural, visitar Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, MASP, MAM, MIS. Aos domingos pela manhã, pode-se assistir a uma missa com cantos gregorianos na Igreja São Bento ou em latim, na Igreja gótica Nossa Senhora do Rosário, pertencente à ordem  Arautos do Evangelho e localizada na serra da Cantareira.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados

Igreja Nossa Senhora do Rosário, pertencente à ordem dos Arautos do Evangelho na Serra da Cantareira.

Quem curte musica clássica, não poderá perder um concerto na Sala São Paulo. Quem curte musicais, não pode perder os famosos musicais da Brodway no Teatro Abril, que são programa para toda família. Também são bons programas as feiras de final de semana na Praça Benedito Calixto e no bairro Liberdade. Outra boa opção é Embu – onde se vê as artes combinando com um visita ao templo budista Kinkaku-ji, uma réplica do templo de Osaka, Japão ou ao templo Zu Lai em Cotia.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados

Templo budista Kinkaku-ji em Itapecerica da Serra – Foto Flickr

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados

Templo Zu Lai em Cotia

São Paulo dispensa falar da qualidade e diversidade gastronômica, mas é bom lembrar uma visita ao Mercado Municipal, o carangueijo gigante e os camarões do Chi Fu (restaurante chinês de Hong Kong na  Liberdade, com ótimo custo benefício) e bairros gastronômicos como Vila Madalena, Jardins, Itaim, Vila Olímpia.

Interior – O interior de São Paulo oferece uma grande quantidade de hotéis-fazenda, eco-resorts, turismo ambiental e praias paradisíacas. Um exemplo é a cidade de Brotas localizada á 220km de SP, um destino interessante para ecoturismo e aventuras. O Broa Eco Resort pode ser uma boa escolha para relaxar, praticar esporte e caminhadas.  Campos do Jordão é uma cidade muito concorrida no inverno pela infra-estrutura, festivais e entretenimento, mas é sempre uma opção por ser fácil de chegar – nunca vá para lá sem reserva prévia se estiver pensando em passar vários dias.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Cristo Redentor na cidade maravilhosa. Foto: Flickr

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Paraty. Foto: Flickr

Rio de Janeiro
A encantadora cidade histórica Paraty é um lugar que reúne cidade+montanha+mar, suas pousadas 5 estrelas acolhem de maneira especial e é muito fácil de ir dirigindo direto pela estrada Airton Sena, pela Dutra + Serras ou desfrutando o litoral paulistano. Rio das Pedras é outra possibilidade.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Termas do Barreiro de Araxá. Foto: Flickr

Minas Gerais
As cidades históricas de Minas Gerais são ótimas opções. Araxá é a cidade mineira conhecida como “terra de Dona Beija” e o nome em tupi significa “onde primeiro se avista o sol”. Essa pode ser uma excelente opção para casais e para famílias com crianças ou idosos, por proporcionar uma diversidade de atividades. O Tauá Grande Hotel Termas de Araxá oferece um complexo turístico e uma experiência grandiosa do conforto do hotel aos esportes radicais, da vista paradisíaca a gastronomia internacional.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados

Praia de Itacaré – Bahia. Foto: Flickr

Nordeste
Mais ao nordeste do país, não poderia deixar de mencionar lugares especiais para mim. Itacaré, sul da Bahia é um dos lugares mais lindos e com uma infra-estrutura hoteleira fantástica – recomendo o Hotel Villa Ecoporan, no qual fiquei a última fez que visitei a região, mas as opões são muitas. Para quem dispõe de uma pouco mais de tempo, sugiro uma viagem a Natal e as paradisíacas praias de Pipa e Tibal do Sul com sol garantido todo o ano. Fernando de Noronha é um dos meus destinos favoritos. (Não se esqueça de ver o tempo!)

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Pousada do Rio Quente – Caldas Novas/Goiás. Foto: Flickr

Outras dicas
Outras localidades interessantes são Caldas Novas (Goiás) e suas termas de água quente e as praias no norte do Espírito Santo – as praias de Itauna são de beleza única e ainda pouco conhecidas.

Dicas de viagens e passeios para curtir férias e feriados
Machu Picchu. Foto: Flickr

América do Sul
Na América do Sul, podemos considerar o roteiro das vinícolas argentinas em Mendonza, Lagos Andinos – entre Chile e Argentina, La Paz e outras na Bolivia, desfrutando dos registros pré-históricos e da arqueologia e Lima no Peru. A viagem pode ser “esticada” para Machu Picchu, Cuzco, Titicaca e mais. As passagens aéreas não são caras e há extensa disponibilidade de hotéis internacionais de primeira linha.

Não se esqueçam de que a Internet pode ser o melhor recurso para seleção, reserva e emissão de passagens!

Em meu próximo artigo sobre esse tema, vou explorar as atividades pré-viagem e oferecer dicas para reserva de hotéis, compra de passagens aéreas, de como arrumar as malas e de aluguel de carros.

Por Carlos Alberto Silva

Publicação: 22 de julho de 2011

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2011-07-22_133442
A praticidade dos macacões é uma das apostas da Quintess para a Primavera!

Prático e versátil – Essa é a melhor descrição para a peça que promete ser a queridinha da primavera 2011....

Fechar