Festival Conexões Tecnológicas 2010 recebe trabalhos até dia 31 de agosto

Festival Conexões Tecnológicas 2010 recebe trabalhos até dia 31 de agosto
Marginália 1.0 Beta – o grande vencedor do Festival Conexões Tecnológicas 2008

O Festival Conexões Tecnológicas 2010, organizado pelo Instituto Sergio Motta, está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Espaço para discussão e exibição de trabalhos em artes e design que façam uso de mídias digitais, o festival é voltado para alunos de graduação e recém-graduados.
 
“Trata-se de uma produção que fica restrita às faculdades, mas que nos indica o potencial criativo e de realização desses jovens que estão iniciando a vida profissional”, explica Renata Motta, diretora do Instituto. O júri do festival, composto por importantes nomes das áreas de artes e design, fará uma triagem dos trabalhos inscritos e selecionará os 10 finalistas.

Os três melhores trabalhos receberão R$1.500 cada e serão expostos durante o evento presencial do festival, que ocorre no final de novembro em local a ser definido. O Festival contará com uma intensa programação de palestras, oficinas e bate-papos.

Poderão se inscrever estudantes de graduação e recém-graduados nos dois últimos anos, que tenham trabalhos realizados no período entre 2008 e 2010. As condições para inscrição estão detalhadas no Regulamento. As inscrições podem ser feitas no site do Festival e os participantes devem indicar seus canais pessoais on-line para visualização.  

O site Conexões Tecnológicas 2010 funcionará como um canal de compartilhamento de informações e trabalhos entre inscritos, participantes das edições anteriores, profissionais, professores, artistas e empreendedores.

Festival Conexões Tecnológicas 2010 recebe trabalhos até dia 31 de agosto
Terceira edição do Festival premiará os três melhores projetos de alunos e recém-graduados em Arte e Design

Júri de Seleção
André Góes Mintz | Artista premiado no Festival Conexões Tecnológicas 2008
Karla Brunet | Professora do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências da UFBA
Rejane Spitz | Coordenadora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio

Ricardo Palmieri | Produtor multimídia e pesquisador de ferramentas livres para a produção artística
Júri de Premiação
Jimmy Leroy Faria | Diretor Criativo da Nickelodeon Latin America
Lucas Bambozzi | Artista multimídia, documentarista e curador
Terceiro membro a confirmar
 
Surgimento do Projeto
Conexões Tecnológicas é um projeto com periodicidade bienal que foca a cultura digital contemporânea, propondo aprofundar as discussões em torno da inovação tecnológica, a produção cultural e a democratização da informação. O projeto surgiu em 2006 a partir da constatação da importância da criação de um canal de discussão e reflexão sobre os impactos das novas tecnologias e as transformações recentes da sociedade, junto ao meio acadêmico.

Por meio de um conjunto de ações – debates on-line (fórum de discussões na internet), fórum de debates (palestras e mesas-redondas), transmissão on-line e publicação –, essa primeira edição foi dirigida, prioritariamente, ao público da graduação e pós-graduação de cursos ligados às novas tecnologias.

Na segunda edição do Conexões Tecnológicas, realizada em 2008, o debate voltou-se a produção criativa do meio acadêmico. Sua formatação tomou como eixo a realização de um Festival para estudantes da graduação e recém-graduados em cursos de artes, design e tecnologia. A etapa final foi a realização da cerimônia de premiação e a apresentação dos trabalhos premiados e finalistas no Memorial da America Latina, em São Paulo.

Sobre o Instituto
O Instituto Sergio Motta (ISM) é uma organização social sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo debater desafios do desenvolvimento brasileiro. Dedica-se a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica, além de apoiar manifestações de cultura e arte nos vários formatos e suportes. Em 2010, o ISM está celebrando 10 anos de atividades.

Entre as ações promovidas pelo Instituto estão festivais online HTTP, como o HTTPpix e o HTTPvideo, debates e exposições sobre a arte digital, o Festival Conexões Tecnológicas voltado a jovens universitários, além do projeto E-lixo Maps, que mapeia os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo, e o Prêmio Sergio Motta. Este último, criado em 2000, é um prêmio bienal que reconhece criações artísticas em mídias eletrônicas e digitais e já recebeu 2.250 inscrições, distribuiu 23 bolsas-fomento para projetos inéditos e premiou 57 criadores.

* Site, Blog e Twitter

Vídeo :: Projeto Marginalia 1.0 Beta, de André Góes Mintz, vencedor do Conexões em 2008 e júri desta edição

Publicação: 13 de agosto de 2010

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
hungg
Cenas quentes e histórias picantes na segunda temporada de Hung

A série Hung já está de volta à HBO em sua segunda temporada com as estrelas Thomas Jane, Jane Adams...

Fechar