Festivalma’12: Surf é Religião

Festivalma’12: Surf é Religião

Festivalma’12 chega para provar sua verve criativa de ser o principal lançador de tendências quando o assunto é praia, nesta edição sob o tema “Surf é religião”. A novidade nesse ano, é que no dia 7/7 (sábado), o evento acontece pela primeira vez na praia e de graça, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A multidisciplinaridade em artes, propostas e experimentos, faz o Festivalma consolidar a vocação de ser o porta-voz do viver na praia. E nesta edição, a relação “homem, natureza e Deus” tematiza o evento com “Surf é Religião” e coloca a Terceira Dimensão como foco de curadoria.

Entre as principais atrações de 2012 está a banda canadense Current Swell, sucesso das praias da Califórnia que toca pela primeira vez no Brasil, e a repaginação do hip-hop nacional nas rimas do rapper Projota, além do norueguês Oystein Greni (Bigbang), que compõem a diversidade musical do Festivalma Billabong de Música.

Na IX Mostra Internacional Nixon de Arte e Cultura Surf, um novo grupo de artistas contemporâneos como Muti Randolph, Gustavo Rosa e Ale Jordão, exibem suas obras na mostra de artes para confirmar a percepção do evento, que ainda conta com os maiores nomes dessa atmosfera, tais como os fotógrafos Chris Burkard, Art Brewer e Brian Bielmann e os artistas Cássio Leitão e André Poli.

 

Entre os filmes, a comissão do VIII Festivalma Philips de Cinema Surf optou por documentários que evidenciam a intrínseca relação do surf com o meio ambiente, com foco na preservação dos oceanos. The Cove, de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2010 e vencedor do prêmio de audiência do Sundance Film Festival, aborda o sangrento massacre de golfinhos em Taiji, uma pequena cidade japonesa onde os pescadores alegam que a caça desses mamíferos é uma tradição centenária. Louie, acompanhado de ambientalistas munidos de equipamentos de filmagem com alta tecnologia, chocou o mundo com as imagens, e o filme convoca os cinéfilos à compor a reação corajosa dos ativistas que buscam frear a irracionalidade humana.

Minds in The Water, de Justin Krumb, é outro filme integrante da mostra. A busca do surfista Dave Rastovich, que navega pela oceano Pacífico desde a costa da californiana até chegar ao Chile, emplaca uma campanha mundial de defesa dos cetáceos e outros animais marinhos, e a produção se caracteriza como um dos retratos do Festivalma’12. O cinema ainda exibe Lost & Found, de Doug Walker, que reproduz um valioso acervo fotográfico perdido dos anos 70/80 e resgata uma parte dessa rica história. E Promised Land, de Todd Morehead, derruba preconceitos e fronteiras e mostra a cena surf em Israel com o ‘desconhecido’ tricampeão mundial de surf Tom Curren entre cidadãos e surfistas israelenses, onde o surf e a religião comungam da mesma água salgada. O Festivalma Internacional de Cinema tem curadoria da californiana expert no assunto: Keiko Beatie.

Festivalma’12: Surf é Religião Festivalma’12: Surf é Religião
O público assiste os filmes do Festival nas TVs Cinema 21:9 da Philips

O Festivalma 2012 ainda apresenta os eventos Semana da Praia – com a presença das marcas Billabong, Nixon, VonZipper, RVCA e Mormaii, que vão expressar o que há de mais moderno em estilo, materiais e design, junto das pranchas dos melhores shapers do mundo, numa instalação sem precedentes. E a Casa de Praia Skol, que apresenta um projeto sustentável de construção e arquitetura de ambientes.


SERVIÇO FESTIVALMA 2012

Festivalma’12: Surf é Religião

SÃO PAULO

Data: 4 e 5 de julho de 2012
Horário: das 14h00 às 23h
Local: Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, SP

DIA 4 DE JULHO / SP (Bienal do Ibirapuera)

Valor do ingresso – Válido para um dia
Inteira – R$ 40,00 / Meia – R$ 20,00
Onde comprar: www.almasurf.com/festivalma e nas lojas Star Point e Billabong

DIA 5 DE JULHO / SP (Bienal do Ibirapuera)

Grátis; mediante a cadastro no site no evento: www.almasurf.com/festivalma

 

RIO DE JANEIRO

Data: 7 de julho de 2012
Horário: das 14h00 às 23h
Local: Quiosque K8, Praia da Barra da Tijuca, no RJ (em definição…)

Mais informações: www.almasurf.com/festivalma

OBS: A compra do ingresso para o dia 4 DE JULHO (ou cadastro para o dia 5 DE JULHO) dá acesso a todos os eventos do Festivalma 2012: IX Mostra Nixon da Arte e Cultura Surf; VIII Festivalma Internacional de Cinema; Festival Billabong de Música 2012; Semana da Praia; Casa de Praia Skol; e todas as demais atrações programadas no Festivalma’12.

*Acessibilidade total aos visitantes portadores de necessidades especiais.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO –  FESTIVALMA 2012

Dias 04 e 05/07 – em São Paulo, SP
das 14:30 às 23:00 horas

FESTIVAL BILLABONG DE MÚSICA 2012

Dia 04/07 – SP
20h – CURRENT SWELL
21h30 – PROJOTA

 

Dia 05/07 – SP
20h – SEU BENÉ
21h30 – OYSTEIN GRENI

 

VIII FESTIVALMA INTERNACIONAL DE CINEMA

Dia 04/07
16h00 – LOST & FOUND (Doug Walker)
17h30 – THE COVE (Louie Psihoyos)

Dia 05/07
16h00 – PROMISED LAND (Todd Morehead)
17h30 – MIND IN THE WATER (Justin Krumb)

Publicação: 4 de julho de 2012

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
saltimboca
Saltimbocca Alla Romana

Depois de algumas semanas sem tempo pra postar nada, finalmente estamos voltando à ativa! Quem acompanha o Blog, sabe que...

Fechar