Fundação Lemann – Em busca de uma educação de alto nível para todos

Fundação Lemann   Em busca de uma educação de alto nível para todos

A necessidade de investir em educação já se tornou um consenso — um dos poucos em uma área que tanto desperta paixões e polêmicas. O que agora tem se mostrado mais desafiador é como realmente conseguir fazer diferença. Nos últimos anos, o Brasil avançou, mas o desempenho de nossos alunos ainda precisa melhorar muito. Diante da possibilidade de que isso se torne o principal entrave para o crescimento do país, enfrentar o problema é ainda mais urgente.

Desde a sua criação, a Fundação Lemann buscou contribuir com a qualidade da educação, defendendo que os estudantes brasileiros merecem um aprendizado no mesmo nível de países desenvolvidos. Para atingir esse objetivo o investimento é direcionado numa estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação – Inovação, Gestão, Pesquisa e Talentos.

Inovação

Apoiar ideias inovadoras que podem transformar a educação. Não é levar computadores para as salas de aula, é sobre tecnologias que podem ajudar o professor para melhorar o aprendizado do aluno. A fundação mantém um diretor na Califórnia, por exemplo, que fica sempre de olho nas coisas mais bacanas que podem ser aproveitadas para a educação, como softwares.

A grande aposta da fundação para melhorar o aprendizado é apostar na “escala” – o aprendizado deve alcançar um grande número de pessoas para que os resultados sejam visíveis e a tecnologia é uma grande aliada para isso.

Khan Academy – A Fundação Lemann firmou parceria com a Khan Academy, uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Além dos vídeos, o site conta com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto.

Em parceria com o Instituto Natura e o Instituto Península, está trazendo a Khan Academy para o Brasil, traduzindo os vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física para o português e levando a ferramenta para escolas públicas. Em 2011, foram publicados 47 vídeos de química, física e aritmética, de um total de 342 aulas.

Para ver mais vídeo-aulas, confira o canal da Khan Academy em português no YouTube.

Gestão

Testar práticas que podem melhorar sensivelmente a gestão da educação e a efetividade dos professores. É trabalhar com as pessoas que são as peças-chave para o ensino, como os secretários municipais de educação, os diretores de escolas públicas, os professores – é formar essas pessoas da melhor maneira possível e apoiá-los no dia a dia através de seminários, cursos e uma série de atividades para melhorar a qualificação do trabalho deles.

Curso gestão para o sucesso escolarA pós-graduação focada em desenvolver a liderança pedagógica de diretores de escolas públicas teve turmas em 21 cidades do estado de são paulo, com 483 novos profissionais matriculados.

Curso líderes em gestão escolar – O curso voltado para a equipe técnica de escolas e secretarias de educação formou a sua primeira turma, com 76 profissionais, na cidade de são José dos campos.

Master em gestão escolar – o programa de pós-graduação oferecido em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi teve duas novas turmas e 77 alunos – 49 deles bolsistas, atuando em redes públicas de ensino.

Seminário líderes em gestão escolarMais de 300 secretários municipais de Educação participaram da 3ª edição do encontro. Foram três dias de palestras sobre temas de interesse dos gestores e intensa troca de experiências.

Workshops – Aula nota 10 – 1.529 professores e gestores participaram de workshops baseados nos conteúdos do livro Aula Nota 10. Lançado em janeiro, o livro vendeu 30 mil exemplares em um ano.

Fundação Lemann   Em busca de uma educação de alto nível para todos

Curta a página da Fundação Lemann no Facebook.

Pesquisa

Estimular a produção de dados de alta qualidade sobre educação e disseminá-los para os formadores de políticas e para a sociedade em geral. A ideia é produzir dados sobre a educação pública e ajudar a qualificar o debate sobre o sistema no Brasil.

Lemann Center Em StanfordFoi inaugurado o centro Lemann para a Inovação e o Empreendedorismo na Educação Brasileira. O projeto quer acelerar os avanços no setor, por meio do financiamento de pesquisas e bolsas para a formação de pesquisadores.

Lemann Dialogue – O 1º simpósio realizado em conjunto pelos centros lemann de Estudos Brasileiros de columbia, Harvard, Illinois e stanford tratou dos desafios para o desenvolvimento do país e reuniu acadêmicos e representantes do governo brasileiro.

Fundação Lemann   Em busca de uma educação de alto nível para todos

Curta a página da Fundação Lemann no Facebook.

Talentos

Investir no treinamento de indivíduos muito talentosos, comprometidos em liderar transformações sociais no Brasil. A intenção é formar um grupo de líderes extremamente competentes e comprometidos com a transformação social no Brasil. Nas outras três áreas o investimento é na base para que todo mundo cresça, mas aqui o alcance é outro, é investir em pessoas muito boas, que vão para Harvard, Stanford, Yale, Columbia, Illinois e UCLA, onde o programa tem bolsas, para que eles voltem e multipliquem isso aqui no Brasil.

Lemann FellowshipForam concedidas 28 bolsas em columbia, Harvard, Illinois, Stanford e Yale, em áreas como políticas públicas, educação e governo. O programa priorizou o fortalecimento da rede e iniciativas de apoio à carreira dos bolsistas.

Brazilian ScholarsO programa incentiva pesquisas sobre o Brasil em instituições como Harvard, Illinois, UCLA e Yale. Foram concedidas 17 bolsas de mestrado e doutorado em áreas como medicina, negócios e história.

Fundação Lemann   Em busca de uma educação de alto nível para todos Fundação Lemann   Em busca de uma educação de alto nível para todos

Curta a página da Fundação Lemann no Facebook.

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 8 de outubro de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
HBF_Fotos Campanha Verão 2013 10
Handbook apresenta a Coleção Free Spirit para o Verão 2013

Envolvida pela atmosfera divertida, jovem e aventureira que sugere a estação mais quente do ano, a Handbook traz a essência...

Fechar