Gastronomia na Escola São Paulo: Rodrigo Oliveira ensina o Mousse de Chocolate com Cachaça

Gastronomia na Escola São Paulo: Rodrigo Oliveira ensina o Mousse de Chocolate com Cachaça

Chef do premiado restaurantede cozinha brasileira Mocotó, Rodrigo Oliveira irá ministrar um curso no mês de Outubro,na Escola São Paulo.

Ele irá ensinar os segredos de 3 concorridas receitas de seu restaurante. São elas: a saladinha de feijão-verde e queijo-de-coalho; o escondidinho de carne-seca; e a tapioca de café com doce de leite e chocolate.

Para quem não puder ir ao curso o Chef adianta uma receita: Mousse de Chocolate com Cachaça

Ingredientes

350g de chocolate amargo (70% cacau) picado

250g de creme de leite fresco

100g de cachaça artesanal envelhecida em bálsamo

45g de manteiga derretida

75g de açúcar

06 claras

06 gemas

Para decoração

Calda de chocolate

Raspas de chocolate

Chantilly de cachaça

350ml de creme

100 ml de cachaça branca

50g de açúcar no sifão com uma carga de gás ou na batedeira até firmar

Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria e mantenha-o aquecido. No liquidificador coloque as claras e com o aparelho ligado adicione o chocolate derretido, a manteiga, a cachaça e o açúcar.

Reserve e deixe esfriar completamente. Numa tigela de inox leve as gemas ao banho-maria batendo até ter um creme fofo e brilhante. Tome cuidado para não coagular as gemas com calor excessivo. Reserve e deixe esfriar completamente.

Bata o creme de leite bem gelado até firmar e triplicar de volume aproximadamente. Junte gentilmente as gemas batidas e por último, o creme de chocolate. Misture delicadamente até ter um creme homogêneo.

Despeje no recipiente escolhido (a sugestão é montar individualmente em copoinhos ou taças) e leve à geladeira até firmar. Decore com o chantilly de cachaça, raspas e calda de chocolate. Rende 12 porções

Gastronomia na Escola São Paulo: Rodrigo Oliveira ensina o Mousse de Chocolate com Cachaça

Curso com Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira é Chef do premiado restaurante de cozinha brasileira Mocotó. A casa, fundada por seu pai, Seu José Almeida, ganhou notoriedade com pratos revisitados do sertão nordestino, sua terra natal. O restaurante, fundado em 1973, sempre lotado, é um espaço democrático, onde se encontram todas as tribos e classes sociais.

Aula única no dia 21 de outubro (5ª), das 20h às 22h.

Informações e Inscrições: Escola São Paulo

Fonte: Flavia Fusco

Publicação: 9 de setembro de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
vuiton
B360, Escola São Paulo e Louis Vuitton apresentam o Fashion n’Arts Tour de Paris

Escritures Silencieuses - Centre Culturel Louis Vuitton. Foto: Planete Facility A Louis Vuitton da Rua Haddock Lobo recebe nesta quinta-feira...

Fechar